Aprenda a fazer um Plano de Aula - Parte 1
- Enviado por Paulo Sérgio Negri - 03/12/2013
- 2 comentários
Este é a primeira parte do curso a distância
Leia MaisEste é a primeira parte do curso a distância
Leia MaisPlanilha para ser impressa em folha A3 utilizada para o planejamento de quaisquer aulas, incluindo diversos checklists: partes de um objetivo de aprendizegem, recursos necessários, atividades educativas, modalidades de aprendizagem, inteligências múltiplas, etc. Basicamente a planilha serve para organizar e se preparar para a dinâmica e interatividade que poderão ocorrer durante uma aula.
Leia MaisOs conteúdos abordados dentro de uma sala de aula exigem do educador a criação de um ambiente que estimule a aplicação prática do que esta sendo abordado. É importante que sejam implantados no processo educacional, conteúdos que demonstrem e esclareçam fenômenos cotidianos para que, desta forma, os alunos estabeleçam relações entre tais acontecimentos e seus efeitos, e aprendam realmente o conteúdo da disciplina. Portanto, o presente trabalho tem como justificativa estimular a criação de trabalhos práticos, atividades diferenciadas e dinâmicas que desenvolva o raciocínio dos alunos através da resolução de problemas e que torne as aulas de ensino médio mais prazerosas. Para tanto, foi utiliz...
Leia MaisAs aulas práticas são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao aprendizado de ciências. A American Society for Biochemistry and Molecular Biology (ASBMB) listou uma série de habilidades que os estudantes devem desenvolver até o final de um programa de Bioquímica e Biologia Molecular, sendo a maioria delas adquirida em aulas práticas. O aprendizado da prática de investigação científica é um dos objetivos das aulas práticas. Esse trabalho propõe a sistematização e avaliação uma sequência didática que contemple o conteúdo de Bioquímica aliado ao desenvolvimento de habilidades de investigação científica. A sequência foi estruturada e aplicada na disciplina Bioquímica Bá...
Leia MaisO artigo discute o tema
Leia MaisNesta aula, serão preparadas soluções de leveduras com e sem açúcar e incubadas e dentro e fora da geladeira para verificar a influência da disponibilidade de nutrientes e da temperatura no crescimento de leveduras.
Leia MaisNeste experimento, serão observados ao microscópio os cultivos feitos na aula anterior para verificar a influência da disponibilidade de nutrientes e da variação da temperatura no desenvolvimento de leveduras. Serão preparados também outros cultivos para verificação da influência da variação de pH.
Leia MaisA ideia desse trabalho é discutir um pouco o papel do professor de ciências e sua ação medida para, no contexto interativo da sala de aula, ir construindo explicações e, no caso específico do tema das aulas sobre o ciclo d'água, mostrando como foi sendo utilizadas as representações visuais.
Leia MaisAula que propicia um treinamento de identificação de objetos em imagens de satélites.
Leia MaisNesta aula, serão preparadas as soluções ácidas e será iniciado o processo de germinação do feijão.
Leia MaisNesta aula, será verificado o efeito das soluções na germinação do feijão e feita a transferência de mudas para a terra.
Leia MaisNesta aula, será observado o resultado do desenvolvimento do feijão em terra, regado somente com água, após tratamento com as soluções ácidas.
Leia MaisAtividade prática que propõe a confeção de modelos de células procariótica, eucariótica animal e eucariótica vegetal através do uso de massa de modelar e isopor (ou massa de modelar e gel de cabelo). Nesta primeira aula, serão confecionados os modelos de estruturas celulares com massa de modelar e outros materiais.
Leia MaisAtividade prática que propõe a confeção de modelos de células procariótica, eucariótica animal e eucariótica vegetal através do uso de massa de modelar e isopor (ou massa de modelar e gel de cabelo). Nesta aula, serão montados os modelos das células (procariótica e eucariótica animal) com as estruturas celulares confecionadas na aula anterior.
Leia MaisAtividade prática que propõe a confeção de modelos de células procariótica, eucariótica animal e eucariótica vegetal através do uso de massa de modelar e isopor (ou massa de modelar e gel de cabelo). Nesta aula, será montado o modelo da célula eucariótica vegetal com os modelos das estruturas celulares confecionadas na aula anterior, e serão discutidas as principais diferenças entre as células confecionadas.
Leia MaisNesta primeira aula, serão preparados meios de cultivo com os nutrientes do caldo de batata, utilizando-se o repolho roxo no meio de cultivo como indicador de pH.
Leia MaisNesta segunda aula, serão coletados micro-organismos presentes tanto no meio ambiente quanto em diferentes materiais que serão inoculados nos meios de cultivo preparados na aula anterior e também em beterraba e cenoura cozidas.
Leia MaisNesta terceira aula, os alunos irão acompanhar o desenvolvimento dos micro-organismos que foram inoculados na aula anteiror.
Leia MaisNesta aula, serão preparados meios de cultura para o desenvolvimento de bactérias e fungos e que depois ficarão submetidos a duas condições: exposição e não exposição à radiação ultra-violeta.
Leia MaisNesta aula, micro-organismos serão coletados e inoculados nos meios de cultura que foram preparados na aula anterior. Algumas das placas serão irradiadas com UV e outras não, para que o desenvolvimento das colônias dos micro-organismos nessas duas condições seja comparado pelos alunos.
Leia Mais