A relação das abelhas com a vida
- Sent by Camila Menezes Siqueira - 05/11/2022
- 0 comments
A importância das abelhas para a vida na terra e como o ser humano tem afetado a sobrevivência dela
Leia MaisA importância das abelhas para a vida na terra e como o ser humano tem afetado a sobrevivência dela
Leia MaisAs abelhas fazem mel sugando o néctar das flores e guardando em seu estômago. Quando voltam para a colmeia, passam o suco para outras abelhas. Essas abelhas mastigam e regurgitam o suco por um tempinho, e isso faz com que ele se transforme em mel, devido a ação das enzimas. Depois, o mel é colocado nos favos para que a água saia e o mel fique mais forte. Os favos são fechados para proteger o mel. As abelhas usam esse mel para comer quando está frio ou não tem muita comida.
Leia MaisAs abelhas têm formas únicas de comunicação, usando feromônios para transmitir informações sobre sua identidade e tarefas. Além disso, elas dançam para indicar a localização de flores com néctar. Nas colmeias, a organização é precisa, com diferentes tipos de abelhas, como operárias, zangões e rainhas, cada uma com funções específicas. As abelhas coletam néctar das flores para fazer mel, que é transformado através de enzimas, armazenado nos favos e usado como alimento. Elas também picam para proteger a colmeia, mas isso resulta em sua morte, devido ao ferrão venenoso. Além disso, as abelhas são essenciais na polinização de plantas, desempenhando um papel crucial na reprodução de muitos tipo...
Leia MaisAs abelhas se comunicam de formas interessantes. Elas usam cheiros especiais chamados feromônios, que são como bilhetes químicos, para coordenar suas tarefas. Esses cheiros dizem coisas como de onde são, que tipo de abelha são e se são machos ou fêmeas. Além disso, as abelhas também dançam para se comunicar. Por exemplo, elas podem dançar para mostrar onde tem flores com néctar, evitando que as outras abelhas desperdicem energia procurando. Nas colmeias, a organização é muito precisa. As abelhas têm diferentes tarefas, e suas aparências também são diferentes, principalmente entre machos e fêmeas. As abelhas operárias são fêmeas que não podem ter filhotes, e elas coletam néctar, alimenta...
Leia MaisEntrevista com meliponicultor. Exploramos a biologia das abelhas sem ferrão, como iniciar na meliponicultura, quais são os desafios e qual é a importância dessa atividade nos dias de hoje.
Leia MaisComparação de tamanho entre a maior abelha do mundo (Megachille pluto), a abelha europeia (Apis mellifera) e a menor abelha do mundo (Leurotrigona sp.), uma abelha nativa do Brasil conhecida como lambe-olhos.
Leia MaisAs abelhas fazem mel sugando o néctar das flores e guardando em seu estômago. Quando voltam para a colmeia, passam o suco para outras abelhas. Essas abelhas mastigam e regurgitam o suco por um tempinho, e isso faz com que ele se transforme em mel, devido a ação das enzimas. Depois, o mel é colocado nos favos para que a água saia e o mel fique mais forte. Os favos são fechados para proteger o mel. As abelhas usam esse mel para comer quando está frio ou não tem muita comida.
Leia MaisBreve exemplo ilustrativo de polinização por dois insetos distintos, com o intuito de utilização como material complementar, não sendo suficiente para explicação do conceito por si só.
Leia MaisESTE EPISÓDIO DO PODCAST VOZES DA NATUREZA É VOLTADO PARA DIVULGAR CONHECIMENTO SOBRE O INCRIVEL MUNDO DOS INSETOS.
Leia Mais22 cm. The upper parts are brown or grayish. The chest and belly are bright yellow. Distribution: From Texas (U.S.A) to Argentina. Has expanded its distribution, benefited from deforestation. Habitat: Forest borders, cerrado, fields and cities. Diet: Mostly flying insects that it catches in small flights from a perch. Follows fires in order to catch the escaping insects. Also eats fruits. Reproduction: The nest is made of sparse sticks and is usually placed in trees with hives or with plenty of ants in order to increase safety. The offspring, (2 or 3) are fed by the couple. Natural history: Migrates to the north in the southern winter. During this migration it may appear in...
Leia MaisNome popular: sapucaia.
Árvore até 17m, casca fissurada; extremidade dos ramos rugosa, puberulenta a glabrescente, acizentada, lenticelas esbranquiçadas, pequenas, numerosas, conspícuas; folha simples, alterna, dística, estípula caduca, pecíolo subséssil, 0,6 X 0,1cm, roseo-puberulendo, lâmina oblongo-elíptica, oval-elíptica, ápice acuminado, base atenuada, revoluta, 7-10 X 3-4,5cm, margem serrulada, membranácea, venação camptódroma, 7 pares de nervuras secundárias, pouco conspícua, venação terciária, conspícua, paralela à secundária, glabrescente, face adaxial brilhante no material seco; inflorescência axilar, racemosa, até 25 flores, r...
Leia MaisImagem de fundo marrom com um círculo formado uma fita de DNA de cor preta, dois ramos de flores pretos, sendo que o ramo da esquerda apresenta uma abelha preta sobre a flor. No centro do cículo apresenta-se uma imagem da personagem Alice do livro Alice no País das Maravilhas de Lewis Caroll da cintura para baixo e de ponta cabeça, como se estivesse entrando na toca do coelho, personagem da mesma obra. Na parte superior direita aparece o título do podcast:
Leia Mais