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Investigação de micro-organismos por meio de cultivo e observação de fungos e bactérias – Aula 2

Nesta segunda aula, serão coletados micro-organismos presentes tanto no meio ambiente quanto em diferentes materiais que serão inoculados nos meios de cultivo preparados na aula anterior e também em beterraba e cenoura cozidas.

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Esterilização da água: o efeito da radiação ultravioleta (UV) no desenvolvimento de micro-organismos - Aula 2

Nesta aula, micro-organismos serão coletados e inoculados nos meios de cultura que foram preparados na aula anterior. Algumas das placas serão irradiadas com UV e outras não, para que o desenvolvimento das colônias dos micro-organismos nessas duas condições seja comparado pelos alunos.

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  • Category: Experiment
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Esterilização da água: o efeito da radiação ultravioleta (UV) no desenvolvimento de micro-organismos - Aula 3

Nesta aula será avaliado o desenvolvimento de colônias de micro-organismos inoculados em meios de cultura submetidos a condições diferentes: irradiados com luz ultravioleta após a inoculação e não irradiados.

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  • Category: Experiment
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  • Category: Experiment
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Esterilização da água: o efeito da radiação ultravioleta (UV) no desenvolvimento de micro-organismos - Aula 1

Nesta aula, serão preparados meios de cultura para o desenvolvimento de bactérias e fungos e que depois ficarão submetidos a duas condições: exposição e não exposição à radiação ultra-violeta.

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  • Category: Handout or Class Script
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Bioquímica - Gliceraldeído-3-fosfato desidrogenase (GAPDH): Uma enzima multifuncional

Um breve relato sobre a enzima Gliceraldeído-3-fosfato desidrogenase (GAPDH) que é considerada uma enzima chave do mecanismo de glicólise, via metabólica comum entre todos os organismos que utilizam a glicose como fonte de energia. Além disso, vem sendo descrita como molécula envolvida com a virulência e patogenicidade de patógenos.

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Sucessão Ecológica

Nesse infográfico, procurei fazer uma representação de uma sucessão ecológica primaria, onde se tem 4 etapas básicas: O ambiente desocupado onde as condições de ocupação são poucas, a chegada das espécies pioneiras que são generalistas e suportam bem o sol e pouca água, temos depois a comunidade intermediária onde os organismos suportam bem o sol, porém precisam de mais umidade, e posteriormente a comunidade clímax onde os organismos são maiores e precisam de sombra e umidade para se desenvolverem.

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  • Category: Handout or Class Script
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Hipóteses sobre a origem da vida e a vida primitiva

Guia do professor desenvolvido pelo projeto EMBRIAO sobre o tema: Hipóteses sobre a origem da vida e a vida primitiva. Este guia aborda os seguintes produtos: (Áudio): - Biografia: Stanley Miller, em busca da origem da vida - Profissões: Paleontólogo - Ciência em Destaque: Dinossauros (Softwares): - Linha do tempo - Hipóteses sobre a origem da vida - Variação na concentração de O2 na história geológica da Terra e suas consequências para a vida - Qual é a palavra? Hipóteses sobre a origem da vida e a vida primitiva (Experimentos) - Investigação de micro-organismos através do cultivo e observação de fungos e bactérias - aulas 1, 2 e 3

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  • Category: Thesis or Monograph
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DIAGNÓSTICO DA ARBORIZAÇÃO URBANA NA AVENIDA ANHANGUERA, GOIÂNIA, GOIÁS

A Avenida Anhangüera, possuindo 30.000 km2 foi planejada para ser o principal espaço comercial da cidade, mas conta com um importante papel ambiental e paisagístico no sentido de melhorar o micro-clima do local, além de proporcionar um ambiente agradável para turistas e cidadãos goianienses. Um levantamento foi feito na Avenida Anhanguera, na cidade de Goiânia-GO, no sentido de apontar os principais problemas causados a arborização do local. Os resultados demonstraram que as árvores da Avenida Anhanguera necessitam de um manejo adequado às espécies ali existentes e melhoria na parte estrutural, a fim de que os problemas relacionados ao calçamento, rede elétrica e malha viária seja mitigados.

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  • Category: Software
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Viajando com o Nitrogênio - Volume único

O jogo consiste em viajar pelo ciclo do nitrogênio passando por moléculas e organismos envolvidos neste ciclo. Inicialmente o jogador toma a forma de uma molécula de nitrogênio molecular e deve clicar nos seres vivos mostrados na tela para descobrir se tal organismo assimila a molécula. Após conhecer o Ciclo do Nitrogênio, o jogo requer execução de missões que irão exigir dos alunos a aplicação dos conhecimentos sobre o mesmo, adquiridos nas partes 1 e 2 deste jogo. Os alunos passam a asumir o pepel de Zep, e deverão compreender o papel que cada criatura de seu planeta desempenha no ciclo; quais são as relações existentes entre as diversas criaturas e o balanço entre a produção / consumo ...

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