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Investigação de micro-organismos por meio de cultivo e observação de fungos e bactérias – Aula 2

Nesta segunda aula, serão coletados micro-organismos presentes tanto no meio ambiente quanto em diferentes materiais que serão inoculados nos meios de cultivo preparados na aula anterior e também em beterraba e cenoura cozidas.

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  • Categoria: Experimento
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Esterilização da água: o efeito da radiação ultravioleta (UV) no desenvolvimento de micro-organismos - Aula 2

Nesta aula, micro-organismos serão coletados e inoculados nos meios de cultura que foram preparados na aula anterior. Algumas das placas serão irradiadas com UV e outras não, para que o desenvolvimento das colônias dos micro-organismos nessas duas condições seja comparado pelos alunos.

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  • Categoria: Experimento
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Esterilização da água: o efeito da radiação ultravioleta (UV) no desenvolvimento de micro-organismos - Aula 3

Nesta aula será avaliado o desenvolvimento de colônias de micro-organismos inoculados em meios de cultura submetidos a condições diferentes: irradiados com luz ultravioleta após a inoculação e não irradiados.

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  • Categoria: Experimento
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Esterilização da água: o efeito da radiação ultravioleta (UV) no desenvolvimento de micro-organismos - Aula 1

Nesta aula, serão preparados meios de cultura para o desenvolvimento de bactérias e fungos e que depois ficarão submetidos a duas condições: exposição e não exposição à radiação ultra-violeta.

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Bioquímica - Gliceraldeído-3-fosfato desidrogenase (GAPDH): Uma enzima multifuncional

Um breve relato sobre a enzima Gliceraldeído-3-fosfato desidrogenase (GAPDH) que é considerada uma enzima chave do mecanismo de glicólise, via metabólica comum entre todos os organismos que utilizam a glicose como fonte de energia. Além disso, vem sendo descrita como molécula envolvida com a virulência e patogenicidade de patógenos.

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Sucessão Ecológica

Nesse infográfico, procurei fazer uma representação de uma sucessão ecológica primaria, onde se tem 4 etapas básicas: O ambiente desocupado onde as condições de ocupação são poucas, a chegada das espécies pioneiras que são generalistas e suportam bem o sol e pouca água, temos depois a comunidade intermediária onde os organismos suportam bem o sol, porém precisam de mais umidade, e posteriormente a comunidade clímax onde os organismos são maiores e precisam de sombra e umidade para se desenvolverem.

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  • Categoria: Apostila ou Roteiro de Aula
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Hipóteses sobre a origem da vida e a vida primitiva

Guia do professor desenvolvido pelo projeto EMBRIAO sobre o tema: Hipóteses sobre a origem da vida e a vida primitiva. Este guia aborda os seguintes produtos: (Áudio): - Biografia: Stanley Miller, em busca da origem da vida - Profissões: Paleontólogo - Ciência em Destaque: Dinossauros (Softwares): - Linha do tempo - Hipóteses sobre a origem da vida - Variação na concentração de O2 na história geológica da Terra e suas consequências para a vida - Qual é a palavra? Hipóteses sobre a origem da vida e a vida primitiva (Experimentos) - Investigação de micro-organismos através do cultivo e observação de fungos e bactérias - aulas 1, 2 e 3

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  • Categoria: Vídeo ou Animação
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Biotecnologia de Biocombustíveis

A produção de biocombustíveis vem se tornando uma alternativa cada vez mais sustentável no meio industrial. Uma vez deixando as antigas mecânicas de produção de lado, o mundo pode caminhar harmonicamente para um futuro mais limpo. Os biocombustíveis, por sua vez, vieram como um forte concorrente, devido a sua vasta aplicabilidade e facilidade nos métodos de produção. A geração deste combustível por ferramentas biotecnológicas utilizando microorganismos geneticamente modificados é um estudo recente, se tornando cada vez mais frequente no meio científico. Neste vídeo será ilustrado, resumidamente, os processos envolvidos na modificação genética do fungo Saccharomyces cereviae para incrementa...

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CAM - Complexo de Ataque à Membrana - Sistema Complemento

Seqüência ilustrativa da formação do complexo de ataque à membrana pela interação entre diversas moléculas do sistema complemento. O complexo de ataque é tipicamente formado na superfície de células bacterianas invasoras via ativação do sistema complemento, quando a enzima C5 convertase cliva uma molécula de C5 em C5a e C5b, dando início ao processo. É formado por quatro proteínas do complemento (C5b, C6, C7 e C8) que se ligam à superfície externa da membrana e de um polímero de uma quinta proteína, a C9, formando um canal que atravessa a membrana e permite a livre difusão de substâncias por ela. Isto rompe o equilíbrio osmótico celular e mata rapidamente o organismo invasor.

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