Basic structure of a bacterial cell
- Sent by Paulo José Teixeira - 31/03/2008
- 0 comments
Ilustration of the major components of a bacterial cell
Leia MaisIlustration of the major components of a bacterial cell
Leia MaisDesenho representando de maneira geral uma bactéria
Leia MaisSimplified representation of two bacterial cells
Leia MaisPrograma de áudio em que, a partir de uma conversa polêmica entre jovens amigos e professores sobre bactérias, são apresentadas características desses micro-organismos.
Leia MaisIlustração esquemática de uma Bactéria.
Leia MaisEste programa de áudio trata das principais características dos vírus e bactérias e o tratamento destinado a doenças causadas por estes diferentes microrganismos.
Leia MaisEsse infográfico tem o objetivo de ensinar sobre como as bactérias se tornam resistentes, de forma breve e didática
Leia MaisA ilustração desenvolvida demonstra um evento generalizado de surgimento de uma população de bactérias resistentes a um antibiótico. Em um primeiro momento, temos uma população geneticamente diversa, com a presença de bactérias resistentes. Com a administração de um antibiótico, a maioria das bactérias morre, e apenas as resistentes são capazes de sobreviver. Caso o paciente interrompa precocemente o tratamento, as bactérias sobreviventes se replicam e geram uma nova população inteiramente resistente à administração do antibiótico.
Leia MaisA figura esquemática mostra os principais mecanismos de resistência bacteriana a antibióticos, como a presença de bombas de efluxo, alteração estrutural da parede bacteriana, inativação do antimicrobiano e alteração conformacional da proteína alvo. A figura se baseia em árvores de habilidades de RPG. Ao atingir o nível final, a bactéria torna-se uma superbactéria.
Leia MaisNesta primeira aula, serão preparados meios de cultivo com os nutrientes do caldo de batata, utilizando-se o repolho roxo no meio de cultivo como indicador de pH.
Leia MaisNesta segunda aula, serão coletados micro-organismos presentes tanto no meio ambiente quanto em diferentes materiais que serão inoculados nos meios de cultivo preparados na aula anterior e também em beterraba e cenoura cozidas.
Leia MaisNesta terceira aula, os alunos irão acompanhar o desenvolvimento dos micro-organismos que foram inoculados na aula anteiror.
Leia MaisA terapia gênica tem sido bastante utilizada para o tratamento de doenças por meio da manipulação de genes. Nesse vídeo é explicado como o uso destas terapias pode ser eficaz para o controle do câncer colorretal utilizando o interferon alfa humano em células dendríticas por meio de bactérias transgênicas.
Leia MaisOut view of Escherichia coli.
Leia MaisNesse podcast, falo sobre onde as bactérias ocorrem, bactérias patogênicas, processo do desenvolvimento da resistência bacteriana e os perigos da automedicação com antibióticos
Leia MaisVídeo da série Seres Vivos, apresenta a diversidade da vida microscópica.
Leia MaisO objetivo desse infográfico é mostrar os cinco grandes reinos e como eles são classificados e quais os seres vivos habitam cada reino.
Leia MaisO Crispr (repetições palindrômicas curtas agrupadas e regularmente espaçadas) é uma tecnologia recente e alvo de publicação de muitos artigos ao redor do mundo. Neste sentido, o vídeo a seguir explica de maneira rápida e objetiva um método para tratamento da Anemia Falciforme utilizando a edição genética com CRISPR-Cas9.
Leia MaisMaterial referente a um podcast fictício no qual um professor do Instituto de Biologia (interpretado por Pedro Henrique Pacheco Mosquini) é convidado ao programa
Leia MaisMembrane Attack Complex formation through interaction of its complement system constitutive parts. The complex is typically formed on the surface of intruding pathogenic bacteria through activation of the complement system, when C5 convertase cleaves a C5 molecule into C5a and C5b. It is composed of four complement proteins (C5b, C6, C7 and C8), which bind to the outer membrane surface, and of a fifth protein, C9, polymerizing into a ring-like structure, put across the membrane and allowing free diffusion through it. This disrupts the osmotic environment of the cell and kills it promptly.
Leia Mais