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3.2 Movimentos dos materiais e da energia na natureza
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Caro(a) professor(a),


  É com grande satisfação que trazemos a você este guia com dicas para a utilização de objetos educacionais. Nossa intenção é ajudá-lo(a) a enriquecer ainda mais seu planejamento didático. Apresentamos algumas ideias que você poderá aproveitar dependendo de sua vontade, de sua proposta de trabalho e das condições existentes em sua escola.

  Os objetos educacionais de Biologia foram produzidos para você e estão organizados em seis temas estruturadores. Este guia tratará de uma das quatro unidades temáticas que compõem o tema estruturador “Interação entre os seres vivos”. Trata-se da unidade “Movimentos dos materiais e da energia na natureza”.

  São sete os objetos educacionais que desenvolvemos para esta unidade temática. Eles complementarão o trabalho realizado com o livro didático. Também indicaremos outros materiais que poderão ser úteis em suas pesquisas sobre o assunto, citados ao longo deste guia. Os objetos educacionais da unidade temática “Movimentos dos materiais e da energia na natureza” são os seguintes:


 

 

  1. (Áudio) Entrevista: Compostagem de alimentos;
  2. (Vídeo) Energia: Trocas de energia entre homem e ambiente;
  3. (Vídeo) Energia: Energia e vida;
  4. (Software) Ciclo do oxigênio;
  5. (Software) Viajando com o nitrogênio – volume 1;
  6. (Software) Viajando com o nitrogênio – volume 2;
  7. (Software) Qual é a palavra? Movimentos dos materiais e da energia na natureza.

 

 

  Todos esses objetos educacionais podem ser usados por você, professor(a), tanto de forma isolada quanto de forma integrada. Apresentaremos um roteiro com sugestões de uso integrado dos objetos educacionais para o desenvolvimento dos principais conceitos cobertos por esta unidade. Ele pode ser utilizado entre dez e doze aulas de 50 minutos.

  Também apresentamos, neste guia, roteiros para o uso isolado de cada objeto educacional, com sugestões detalhadas para o(a) professor(a) que deseja usá-los de forma independente. A partir da página quatro você encontrará as sugestões específicas para trabalhar com cada um dos objetos:


 

 

  1. Sugestão de uso do áudio “Entrevistas: Compostagem de alimentos”;
  2. Sugestão de uso do vídeo “Energia: Trocas de energia entre homem e ambiente”;
  3. Sugestão de uso do vídeo “Energia: Energia e vida”;
  4. Sugestão de uso do software “Ciclo do oxigênio”;
  5. Sugestão de uso do software “Viajando com o nitrogênio – Volume 1”;
  6. Sugestão de uso do software “Viajando com o nitrogênio – Volume 2”;
  7. Sugestão de uso do software “Qual é a palavra? Movimentos dos materiais e da energia na natureza”.

 

 

  Professor(a), as sugestões que este guia apresenta não esgotam todas as possibilidades de utilização dos objetos educacionais disponibilizados. Na verdade, é você quem vai decidir sobre a escolha e o momento mais adequado para o uso desses materiais, baseado em sua própria experiência, nas condições que sua escola oferece e nas características de seus alunos. O importante é que você esteja disposto a inserir os recursos em suas aulas para aprender, aos poucos e na prática, qual metodologia funciona melhor com cada objeto. 



Conceitos desta unidade temática:


• Transferência de matéria e de energia;

• Respiração celular;

• Fotossíntese;

• Fermentação;

• Fluxo de energia nos ecossistemas;

• Ciclos biogeoquímicos;

• Interferência do homem nos ecossistemas.



As competências e habilidades que poderão ser desenvolvidas são:


• Identificar as relações alimentares estabelecidas entre organismos, empregando terminologia científica adequada;

• Representar essas relações alimentares, utilizando esquemas apropriados;

• Interpretar as relações alimentares como uma forma de garantir a transferência de matéria e de energia do ecossistema;

• Identificar a origem da energia existente em cada nível de organização desse ecossistema;

• Traçar o circuito de determinados elementos químicos como o oxigênio e nitrogênio, colocando em evidência o deslocamento desses elementos entre o mundo inorgânico (solo, água, ar) e o mundo orgânico (tecidos, fluidos, estruturas animais e vegetais);

• Coletar material e realizar experimentos com a finalidade de observar a decomposição da matéria orgânica e compreender que o reaproveitamento de materiais, que ocorre naturalmente nos ecossistemas, impede o esgotamento dos elementos disponíveis na Terra;

• Representar graficamente as transferências de matéria e de energia ao longo de um sistema vivo;

• Redigir um relatório, utilizando linguagem científica adequada, para apresentar as principais observa- ções, conclusões e possíveis generalizações.



SUGESTÃO DE ROTEIRO DE USO INTEGRADO DOS RECURSOS


  A unidade “Movimentos dos materiais e da energia na natureza” pode ser desenvolvida com o auxílio de oito objetos educacionais. Eles estão publicados separadamente, em respeito à autonomia que você, professor(a), tem para escolher o(s) objeto(s) que considerar mais apropriado(s) para o trabalho que já realiza. Aqui vamos propor o uso integrado dos objetos, que poderão ser baixados e instalados em seu próprio computador ou no da escola.

  Professor(a), lembramos mais uma vez que a nossa sugestão para o uso integrado dos objetos educacionais é apenas uma dentre várias possibilidades. Na medida em que se sentir mais seguro no uso desses recursos, e com a criatividade e conhecimento que você tem, certamente poderá desenvolver muitas outras formas de utilização que sejam até mais adequadas do que a que estamos propondo.

  Uma possibilidade para começar esta unidade temá- tica é ter uma conversa inicial com os seus alunos para conhecer o que eles sabem sobre energia. Provavelmente, muitos mencionarão a energia elétrica e a energia solar, por exemplo. Apesar de se tratar de um conceito disseminado no senso comum, é importante esclarecer o que ele significa cientificamente e destacar qual sua importância no estudo da biologia.

  Explique aos estudantes que a Física considera a energia como a “capacidade de realizar trabalho” e uma de suas propriedades principais é que ela não pode ser criada, apenas transformada. Assim como as máquinas, os seres vivos também necessitam de energia para garantir o funcionamento adequado do organismo. A diferença é que, enquanto as máquinas obtêm energia da queima de combustíveis, os animais, por exemplo, a conseguem por meio da oxidação dos alimentos digeridos. Ambos os processos, contudo, obedecem à mesma lei de conservação de energia.

  A utilização da energia contida nas moléculas de glicose presentes nos alimentos digeridos só será possível após o processo de respiração celular, por meio da formação de moléculas de ATP (trifosfato de adenosina). A partir daí essa energia pode ser usada para todas as atividades celulares, que necessitam de gasto energético. No caso dos seres fotossintetizantes, a produção de moléculas de glicose ocorre por meio da fotossíntese. Recomendamos, professor(a), que você apresente aos seus alunos as respectivas equações desses processos, a fim de ajudá-los a perceber a relação entre a fotossíntese e a respiração celular. Depois, comente sobre outras trocas de energia, como a queima de combustíveis fósseis. Que aspectos ambientais é preciso considerar? Questione os alunos sobre o conceito de efeito estufa, mencionando sua importância para a manutenção da vida no planeta e a relação entre esse fenômeno, a ação do homem e o aquecimento global. Após elaborar essas e outras discussões que julgar pertinentes, professor(a), sugerimos a apresentação do vídeo “Energia: Trocas de energia entre homem e ambiente”. Na aula seguinte, retome os principais conceitos abordados e faça a exibição do vídeo “Energia: Energia e vida”, esclarecendo as dúvidas.

  Considerando a relação entre os problemas ambientais e o movimento dos materiais e da energia na natureza, converse com seus alunos, na aula seguinte, sobre o descarte de lixo. Como eles acreditam que isso seja feito? Qual a importância de realizar adequadamente esses processos? Apresente, então, o conceito de compostagem, método simples e barato que reduz a erosão, a lotação dos aterros sanitários e o acúmulo de lixo a céu aberto, por exemplo. Trabalhe com o áudio “Entrevistas: compostagem de alimentos”, procurando incentivar os alunos a desenvolverem um raciocínio crí- tico acerca dos problemas urbanos. Que iniciativas poderiam ser propostas na comunidade, a fim de resolver problemas como este? Faça essas e outras questões aos seus alunos, professor(a).

  Dedique os próximos encontros com a classe ao estudo dos ciclos biogeoquímicos. Para isso, introduza o assunto. Explique que por meio de tais ciclos, os elementos químicos obtidos do meio ambiente primariamente por fontes abióticas (solo, atmosfera, etc) passam por um processo de reaproveitamento, sendo utilizados na construção da matéria dos seres vivos. Utilize as aulas seguintes para o trabalho com os software “Ciclo do Oxigênio” e “Viajando com o Nitrogênio” – volume 1 e 2. Finalize o trabalho deste eixo temático apresentando o software “Qual é a palavra? Movimentos dos materiais e da energia na natureza”. Neste, os alunos precisarão reunir todos os conceitos aprendidos e as dificuldades poderão se tornar mais evidentes.

  Reforçamos, professor(a), que os guias são apenas sugestões desenvolvidas com o objetivo de incentivá-lo a utilizar novas mídias em suas aulas. Na medida em que se acostumar a usá-los, você mesmo poderá desenvolver seus próprios roteiros, misturando até mesmo objetos educacionais que alocamos em outras unidades temáticas.



SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA O USO ISOLADO DE CADA OBJETO EDUCACIONAL


(ÁUDIO) ENTREVISTA: COMPOSTAGEM DE ALIMENTOS


  Professor(a), este recurso educacional traz entrevistas com especialistas para esclarecer o que é a compostagem de resíduos orgânicos e quais são os benefícios de sua utilização. Antes de apresentar o programa à classe, sugerimos a realização de uma atividade introdutória. Pergunte aos estudantes para onde eles acreditam que o lixo que consumimos seja destinado. Questione, ainda, qual a importância do descarte adequado do lixo e que problemas ambientais podem ocorrer em decorrência do destino inadequado do mesmo. 

  Se desejar, traga alguns materias para estimular a reflexão dos alunos, como os textos:


“Justiça proíbe novo aterro sanitário em bairro de Curitiba (PR)” 

“Escola no lixão” 

“Ministério Público investiga ampliação ilegal de lixão de Curitiba” 

“Com minhocas, sistema doméstico converte lixo orgânico em fertilizante”


  Fique à vontade, professor(a), para utilizar outros textos que julgar adequados neste trabalho com a classe.

  Uma ideia é dividir os alunos em grupos de cerca de quatro alunos e distribuir estas e outras reportagens. Com base nestes materiais e no conhecimento que já possuem, peça para que tentem responder que tipos de descarte de lixo existem na atualidade e os principais problemas relacionados ao destino inadequado do lixo, em especial do lixo orgânico. Depois, reúna a classe toda novamente, pedindo para que os alunos exponham o conteúdo discutido. Neste momento, faça os esclarecimentos necessários e apresente o conceito de compostagem dos resíduos orgânicos, relacionando-a com o problema do descarte apropriado do lixo.

  Se houver tempo, apresente aos alunos o áudio “Entrevista: Compostagem de alimentos”. Caso contrário, utilize a aula seguinte para isto. Se o áudio for reproduzido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão ouvir claramente o programa. Antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Lembramos que você pode modificá-lo ou adaptá-lo conforme as suas estratégias didáticas, professor(a).

  Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não ficarem respondendo às perguntas durante a reprodução do áudio, porque isso irá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução, evitando fazer interrupções ou comentários.

  Após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do programa ser reproduzido novamente. Sugerimos que você deixe os alunos se sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. Depois que tiverem ouvido o programa, peça para responderem às questões do roteiro de trabalho.


AVALIAÇÃO

  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do áudio, promova uma discussão a respeito do que foi ouvido. O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito?

  A correção do roteiro deve ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade, trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos. Você também pode atribuir nota pela participação dos alunos na atividade introdutória.



(VÍDEO) ENERGIA: TROCAS DE ENERGIA ENTRE HOMEM E AMBIENTE


  Este vídeo, professor(a), apresenta como ocorrem algumas trocas de energia entre homem e ambiente. Para isso, são retomados alguns conceitos que irão incentivar a análise crítica dos alunos. Antes de iniciar a exibição do programa, você pode escrever algumas questões na lousa e pedir para que os estudantes tentem respondê-las em grupos de até quatro alunos. Você pode propor estas e outras perguntas: “O que é energia?”, “Que tipo de trocas de energia com o ambiente você acredita que o homem realize? Justifique sua resposta”, “O que você entende por desenvolvimento sustentável? Cite algumas medidas cotidianas que são sustentáveis. Justifique sua resposta”. Peça para que os estudantes tentem responder as questões com os conhecimentos que possuem, sem se preocuparem em acertar ou errar. Depois, solicite que entreguem os materiais. 

Se houver tempo, apresente nesta aula o vídeo “Energia: Trocas de energia entre homem e ambiente”. Caso contrário, utilize a aula seguinte para isto. Se o programa for exibido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão vê- lo e ouvi-lo. Antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Lembramos que você pode modificá-lo ou adaptá-lo conforme as suas estratégias didáticas, professor(a).

  Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não ficarem respondendo às perguntas durante a reprodução do vídeo, porque isso irá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a exibição do programa, evitando fazer interrupções ou comentários. Após assistirem ao programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do vídeo ser exibido novamente. Sugerimos que deixe os alunos sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. Depois, peça para responderem às questões do roteiro de trabalho.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do vídeo, promova uma discussão a respeito do que foi assistido. O que acharam do vídeo? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito?

  A correção do roteiro deve ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade, trechos do vídeo poderão ser ouvidos novamente e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos. Você também pode entregar os materiais produzidos pelos alunos na atividade introdutória, solicitando que façam complementos às respostas que escreveram anteriormente. Uma opção também é entregar aos alunos o material redigido por outro grupo, a fim de que complementem as respostas dos colegas. É possível atribuir nota pela participação dos alunos nesta atividade.



(VÍDEO) ENERGIA: ENERGIA E VIDA


  Este vídeo, professor(a), retoma alguns conceitos relacionados à importância da energia para a manutenção dos seres vivos e o fluxo energético ao longo dos ecossistemas. Antes de iniciar a exibição do programa, recomendamos que seja realizada uma discussão com a classe. Pergunte aos alunos o que eles entendem por “energia”, pedindo para que expliquem a importância dela na manutenção dos seres vivos. Como os seres conseguem obter energia? O que são seres autótrofos e heterótrofos? Quais as diferenças e semelhanças entre a fotossíntese, respiração aeróbica, anaeróbica e fermentação? Os seres vivos conseguem obter energia diretamente da molécula de glicose? Aproveite para esclarecer estes e outros conceitos que forem surgindo durante a discussão, professor(a).

  Se houver tempo, apresente aos alunos o vídeo “Energia: Energia e vida”. Caso contrário, utilize a aula seguinte para isto. Se o programa for exibido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão vê-lo e ouvi-lo. Antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Lembramos que você pode modificá- lo ou adaptá-lo conforme as suas estratégias didáticas, professor(a)! Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não ficarem respondendo às perguntas durante a reprodução do vídeo, porque isso irá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a exibição do programa, evitando fazer interrupções ou comentários. Após assistirem ao programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do vídeo ser exibido novamente. Sugerimos que deixe os alunos se sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. Depois, peça para responderem às questões do roteiro de trabalho.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do vídeo, promova uma discussão a respeito do que foi assistido. O que acharam do vídeo? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro deve ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade, trechos do vídeo poderão ser ouvidos novamente e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.



(SOFTWARE) CICLO DO OXIGÊNIO


  Este recurso educacional, professor(a), apresenta o ciclo biogeoquímico do oxigênio. Antes de permitir a exploração do software pelos seus alunos, recomendamos a realização de uma atividade introdutória com a classe. Peça para que os alunos se reúnam em grupos de até quatro alunos e tentem, em conjunto, desenhar um esquema que represente o ciclo do oxigênio. Oriente-os para tentarem realizar as atividades com os conhecimentos que já possuem, sem se preocupar em acertar ou errar. Procure acompanhar as atividades de cada grupo, esclarecendo os questionamentos que forem surgindo. Leve-os a refletirem sobre os seres vivos que devem fazer parte deste ciclo, bem como os processos fisiológicos envolvidos. Depois, reúna a classe e solicite para que cada grupo mostre aos colegas o material produzido. Quais grupos se aproximaram mais do esquema que melhor representa este ciclo? No que os alunos se basearam ao colocar cada etapa no desenho? Durante as explicações, você pode fazer breves paralelos com a disciplina de Química, mencionando, por exemplo, que o gás oxigênio e o gás ozônio são variações alotrópicas do mesmo elemento químico (O). Se for o caso, pergunte à classe outros exemplos de variedades alotrópicas que eles conhecem.

  Se houver tempo, apresente aos alunos o software “Ciclo do oxigênio”. Caso contrário, utilize a aula seguinte para isto. Antes de permitir que os alunos iniciem o trabalho com o recurso, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Lembramos que você pode modificá-lo ou adaptá-lo conforme as suas estratégias didáticas, professor(a).

  Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do software. Oriente-os para não ficarem respondendo às perguntas durante a exploração do software, porque isso irá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, peça para que comecem a utilizar o programa. Após explorarem o recurso pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do software ser explorado novamente. Sugerimos que deixe os alunos se sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. Depois, peça para responderem às questões do roteiro de trabalho.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do software, promova uma discussão a respeito do que foi visto. O que acharam? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro deve ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade, o recurso poderá ser explorado novamente e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.



(SOFTWARE) VIAJANDO COM O NITROGÊNIO – VOLUME 1


  Este recurso consiste em um jogo que permite ao aluno “viajar” pelo ciclo do nitrogênio, passando por moléculas e organismos envolvidos neste ciclo. Inicialmente o jogador toma a forma de uma molécula de nitrogênio e deve clicar nos seres vivos mostrados na tela para descobrir se tal organismo assimila a molécula. O jogo completo é apresentado em dois volumes, que possuem objetivos educacionais diferentes e funcionam de forma independente. No volume 1 não é possível jogar a parte 3 e no volume 2, não é possível jogar as partes 1 e 2. No entanto, é possível combinar os dois volumes para que todas as partes funcionem como um volume completo (veja o manual que acompanha o software).

  Esta atividade foi projetada para ser desenvolvida em um laboratório de informática, com os alunos operando os computadores. O ideal é que seja feita uma distribuição de dois a três alunos por computador; não recomendamos que a atividade seja realizada com mais de cinco alunos por equipamento.

  Sugerimos que antes de iniciar o jogo sobre o ciclo do nitrogênio, você discuta com os alunos a importância desse elemento químico: por que os seres vivos usam nitrogênio? Espera-se, professor(a), que os alunos mencionem a participação do nitrogênio na síntese dos aminoácidos, que formam as proteínas, e dos nucleotídeos, que formam os ácidos nucleicos (DNA e RNA). Sugerimos, professor(a), que você esquematize na lousa as etapas do ciclo do nitrogênio, destacando a ação das bactérias biofixadoras, decompositoras e bactérias desnitrificantes, por exemplo. Para isso, sugerimos a consulta aos materiais indicados em nossa Bibliografia Complementar.

  Uma vez feitos os esclarecimentos necessários, apresente o software “Viajando com o nitrogênio - volume 1”. Caso contrário, utilize a aula seguinte para isto. Se os computadores da sua escola não tiverem sistema de som individualizado, sugerimos a projeção em um telão de todas as instruções iniciais de cada parte do jogo, que são tanto apresentadas em forma de texto, quanto narradas pelos personagens do jogo. Dessa forma, todos os alunos poderão acompanhar esta etapa simultaneamente.

  Depois da apresentação das instruções iniciais, cada grupo deve escolher e digitar um nome que o identifique. Iniciado o jogo, cada grupo jogará a primeira parte de acordo com a estratégia que for definida pela equipe. É importante que todos os grupos terminem a parte 1 antes de prosseguirem. Os grupos que terminarem esta parte muito antes que os demais poderão refazer a atividade para tentarem obter uma melhor pontuação.

  Quando todos os grupos concluírem a parte 1, as instruções da parte 2 devem ser apresentadas à classe, usando outra vez o sistema de projeção. Novamente, os grupos que concluírem a segunda parte do jogo podem tentar refazê-la para melhorarem a pontuação alcançada. Durante a aula recomendamos que você acompanhe cada grupo de perto para certificar-se de que todos estão conseguindo concluir as atividades propostas nas partes 1 e 2.

  Antes de permitir que os alunos iniciem o trabalho com o recurso, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Lembramos que você pode modificá-lo ou adaptá-lo conforme as suas estratégias didáticas, professor(a).

  Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do software. Oriente-os para não ficarem respondendo às perguntas durante a exploração do software, porque isso irá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, peça para que comecem a utilizar o programa. Após explorarem o recurso pela primeira vez, pergunte aos alunos quais palavras eles desconhecem o significado e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do software ser explorado novamente. Sugerimos que deixe os alunos se sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. Depois, peça para responderem às questões do roteiro de trabalho.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do software, promova uma discussão a respeito do que foi visto. O que acharam? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro deve ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade, o recurso poderá ser explorado novamente e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.

  O jogo apresenta um sistema de pontuação, que tem como objetivo estimular os alunos a completarem várias vezes as atividades propostas pelo jogo. Todavia, não recomendamos o uso do sistema de pontuação como sistema de avaliação, uma vez que o foco educacional está na resolução dos problemas propostos pelo jogo e não na velocidade com que eles são resolvidos.



(SOFTWARE) VIAJANDO COM O NITROGÊNIO – VOLUME 2


  Este recurso consiste em um jogo para a execução de missões que irão exigir dos alunos a aplicação dos conhecimentos sobre o ciclo do nitrogênio, adquiridos no volume 1 deste jogo. Os alunos deverão compreender o papel que cada criatura desempenha no ciclo, quais são as relações existentes entre as diversas criaturas e o balanço entre a produção/consumo de cada molécula nitrogenada, a fim de cumprir as missões propostas.

  Esta atividade foi projetada para ser desenvolvida em laboratório de informática com os alunos operando os computadores. O ideal é que seja feita uma distribuição de dois a três alunos por computador (não recomendamos que a atividade seja realizada com mais de cinco alunos por equipamento). Sugerimos que antes de iniciar o jogo sobre o ciclo do nitrogênio você faça um breve resgate com os alunos sobre a importância desse elemento químico. Espera-se, professor(a), que seja mencionada a participação do nitrogênio na síntese dos aminoácidos, que formam as proteínas, e dos nucleotídeos, que formam os ácidos nucleicos (DNA e RNA).

  Caso tenham sido feitos os esclarecimentos necessários, apresente o software “Viajando com o nitrogênio - volume 2”. Caso contrário, utilize a aula seguinte para isto. Se os computadores da sua escola não tiverem sistema de som individualizado, sugerimos a projeção em um telão de todas as instruções iniciais de cada parte do jogo, que são tanto apresentadas em forma de texto, quanto narradas pelos personagens do jogo.

  Dessa forma, todos os alunos poderão acompanhar esta etapa simultaneamente. Depois da apresentação das instruções iniciais, cada grupo deve escolher e digitar um nome que o identifique. Iniciado o jogo, cada grupo jogará a primeira parte de acordo com a estratégia que for definida pela equipe. É importante que todos os grupos terminem a parte 1 antes de prosseguirem. Os grupos que terminarem esta parte muito antes que os demais poderão refazer a atividade para tentarem obter uma melhor pontuação. Quando todos os grupos concluírem a parte 1, as instruções da parte 2 devem ser apresentadas à classe, usando outra vez o sistema de projeção. Novamente, os grupos que concluírem a segunda parte do jogo podem tentar refazê-la para melhorarem a pontuação alcançada. Durante a aula recomendamos que o professor acompanhe cada grupo de perto para certificar-se de que todos estão conseguindo concluir as atividades propostas nas partes 1 e 2.

  Antes de permitir que os alunos iniciem o trabalho com o recurso, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Lembramos que você pode modificá-lo ou adaptá-lo conforme as suas estratégias didáticas, professor(a)! Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do software. Oriente-os para não ficarem respondendo às perguntas durante a exploração do software, porque isso irá atrapalhá-los.

  Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, peça para que comecem a utilizar o programa. Após explorarem o recurso pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do software ser explorado novamente. Sugerimos que deixe os alunos se sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. Depois, peça para responderem às questões do roteiro de trabalho.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do software, promova uma discussão a respeito dele. O que acharam? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro deve ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade, o recurso poderá ser explorado novamente e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.

  O jogo apresenta um sistema de pontuação, que tem como objetivo estimular os alunos a completarem várias vezes as atividades propostas pelo jogo, buscando uma melhor pontuação. Esse processo auxilia na fixação do conteúdo abordado. Não recomendamos o uso do sistema de pontuação como sistema de avaliação, uma vez que o foco educacional está na resolução dos problemas propostos pelo jogo e não na velocidade com que eles são resolvidos. Espera-se que, ao completar as diferentes etapas do jogo, o aluno seja capaz de compreender as principais etapas do ciclo do nitrogênio e qual o é o papel desempenhado pelos animais, vegetais e bactérias neste processo.


ATIVIDADES COMPLEMENTARES


  Se desejar, trabalhe também com o recurso “Viagem do átomo de nitrogênio”, que é uma atividade de roleplaying (um tipo de jogo de interpretação, em que os alunos viajarão pelo ciclo do nitrogênio, acompanhando as transformações dos compostos nitrogenados) desenvolvida por M. L., Kapley, R., Carvalhal, M.L.C. e Hom, S., publicada na American Society for Microbiology, em 1999. Acesso em janeiro/2011.

  Outra opção é realizar uma pesquisa na internet sobre como as atividades humanas estão modificando o ciclo do nitrogênio no Brasil. O artigo “Nitrogênio Demais”, da Agência FAPESP, pode ser um bom ponto de partida para as pesquisas dos alunos, cujos resultados podem ser apresentados na forma de painéis. Acesso em janeiro/2011.



(SOFTWARE) QUAL É A PALAVRA? MOVIMENTOS DOS MATERIAIS E DA ENERGIA NA NATUREZA


  Este software consiste em um jogo para que o aluno treine, de forma lúdica, os conhecimentos adquiridos. O objetivo é acertar a palavra que corresponde à dica apresentada, escolhendo uma letra por vez. Para abordar os assuntos indicados neste guia temático, o software irá trazer questões relacionadas aos ciclos do oxigênio, nitrogênio e carbono, além de perguntas sobre os combustíveis fósseis, por exemplo. Por agregar conhecimentos sobre os demais recursos educacionais abordados neste guia, sugerimos que você proponha este jogo como um fechamento do estudo deste eixo temático, quando as possíveis dúvidas já tiverem sido esclarecidas. Destacamos que, em virtude da existência de uma variedade de nomes em biologia, este software pode ser interessante para possibilitar ao aluno o treino dos mesmos, associando-os aos conceitos a que se referem.

  Antes de iniciar a exploração do software, distribua aos alunos o roteiro de trabalho. Você pode utilizá-lo da forma como sugerimos, alterá-lo ou criar outro de acordo com suas estratégias didáticas, professor(a). Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa.

  Oriente-os para não responderem às perguntas durante a exploração do software, porque isso poderá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, peça para que comecem a jogar. Após explorarem o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes de os alunos visualizarem o material novamente. Ao final, peça para os estudantes responderem ao questionário proposto no roteiro.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do jogo, promova uma discussão: O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro pode ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Sugira que os alunos joguem novamente, pois há perguntas que não são mostradas apenas em uma exploração inicial do software, sendo necessário pelo menos três usos para que todas as questões tenham sido visualizadas.

  • References
    1. ADOLFO, A.; CROZETTA, M.; LAGO, S. (2004). Biologia. Editora IBEP, volume único, 1a edição.
    2. AMABIS, J. M.; MARTHO, G.R. (2004). Biologia das células; Biologia dos organismos; Biologia das populações. Editora Moderna, volumes 1, 2 e 3, 2a edição.
    3. FAVARETTO, J.A.; MERCADANTE, C. (2003). Biologia. Editora Moderna, volume único, 2a edição.
    4. FROTA-PESSOA, O. (2001). Os caminhos da vida I,II e III - Biologia no ensino médio. Editora Scipione.
    5. LAURENCE, J. (2005). Biologia. Editora Nova Geração, volume único, 1a edição.
    6. LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. (2008). Biologia. Série Brasil. Editora Ática, volume único, 1a edição.
    7. LOPES, S. Biologia. (2008). Editora Saraiva, volume único, 2a edição.
    8. PAULINO, W. (2007). Biologia. Editora Ática, volumes 1, 2 e 3, 20a edição.
    9. SILVA-JÚNIOR, C.; SASSON, S.(2002). Biologia. Editora Saraiva, volumes 1, 2 e 3, 7a edição.
  • Teacher Portal
    1. Aula sobre o ciclo do nitrogênio, que tem o objetivo de proporcionar ao aluno a identificação das principais características da substância nitrogênio, as aplicações do nitrogênio, as causas no aumento da fixação do nitrogênio atmosférico e relacionar a queima de combustíveis fósseis e de biomassa com o aumento na emissão de gases de nitrogênio.
      portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6729
    2. Aula para possibilitar ao aluno identificar o papel do carbono nas plantas e determinar a relação entre este papel e as mudanças climáticas atuais.
      portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19665
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