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4.2 Idéias evolucionistas e evolução biológica
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Caro(a) professor(a), 

 


  É com grande satisfação que trazemos a você este guia com dicas para a utilização de recursos educacionais, que podem enriquecer ainda mais o seu planejamento didático. Sugerimos algumas ideias que poderão ser aproveitadas dependendo de sua vontade e da proposta de trabalho na escola.  

 

  Os objetos educacionais de biologia foram produzidos para você e estão organizados em seis temas estruturadores. Este guia aborda uma das quatro unidades temáticas que compõem o tema "Origem e evolução da vida".  

  Trata-se da unidade "Ideias evolucionistas e evolução biológica". Desenvolvemos seis objetos educacionais para esta unidade temática, que podem complementar o trabalho realizado com o livro didático. Também indicaremos, ao longo deste guia, outros materiais que poderão ser úteis em suas pesquisas sobre o assunto. Os objetos educacionais desta unidade temática são:


1.(Áudio) "Biografia: Darwin, o pai da evolução biológica";

2.(Áudio) "Ciência em destaque: Darwinismo";

3.(Áudio) "Ciência em destaque: Lamarckismo";

4.(Áudio) "Ciência em destaque: Teoria sintética da evolução";

5.(Software) "Teorias evolutivas";

6.(Software) "Qual é a palavra? Ideias evolucionistas e evolução biológica".


   Professor(a), todos esses objetos educacionais podem ser usados tanto de maneira isolada quanto integrada. Você poderá contar com a sua criatividade para complementar as nossas sugestões, correspondendo ainda melhor às necessidades específicas de sua sala de aula.

  Para o desenvolvimento dos principais conceitos tratados nesta unidade, apresentaremos um roteiro com sugestões de uso integrado dos objetos educacionais. Ao trabalhar com esta unidade temática, estimamos que podem ser necessárias de oito a dez aulas de 50 minutos. Também apresentamos, neste guia, orientações para o uso isolado de cada objeto educacional, com sugestões detalhadas caso você deseje abordá-los de forma independente. As indicações de uso isolado dos recursos podem ser encontradas nas seguintes páginas:


•Sugestão de uso do áudio "Biografia: Darwin, o pai da evolução biológica;

•Sugestão de uso do áudio "Ciência em destaque: Darwinismo";

•Sugestão de uso do áudio "Ciência em destaque: Lamarckismo";

•Sugestão de uso do áudio "Ciência em destaque: Teoria sintética da evolução";

•Sugestão de uso do software "Teorias evolutivas";

•Sugestão de uso do software "Qual é a palavra. Ideias evolucionistas e evolução biológica".


  Lembre-se, professor(a), que as sugestões que este guia apresenta não esgotam todas as possibilidades de utilização dos objetos educacionais disponibilizados. Na verdade, é você quem vai decidir sobre a escolha e o momento mais adequado para o uso desses recursos, baseado em sua própria experiência, nas condições que sua escola oferece e nas características de seus alunos. O importante é que você esteja disposto a inserir os materiais em suas aulas para aprender, aos poucos e na prática, qual metodologia funciona melhor com cada objeto.


Conceitos desta unidade temática:


 

• Teorias evolucionistas;
• Evidências da evolução;
• Seleção natural;
• Evolução dos seres vivos;
• Lei do uso e desuso;
• Transmissão dos caracteres adquiridos;
• Criacionismo.
• Mutação gênica;
• Mutação cromossômica;
• Recombinação gênica.

 


As competências e habilidades que poderão ser desenvolvidas são:


• Comparar as ideias evolucionistas de C. Darwin (1809-1882) e J.B. Lamarck (1744-1829) apresentadas em textos científicos e históricos,identificando as semelhanças e as diferenças;

• Elaborar explicações sobre a evolução das espécies, considerando os mecanismos de mutação, recombinação gênica e seleção natural;

• Identificar alguns fatores - migrações, mutações, seleção, deriva genética - que interferem na constituição genética das populações;

• Comparar a frequência de genes de determinada população, ao longo do tempo, relacionando as alterações encontradas com o processo evolutivo;

• Traçar as grandes linhas da evolução dos seres vivos a partir da análise de árvores filogenéticas;

• Construir uma escala de tempo situando fatos relevantes da história da vida.


SUGESTÃO DE ROTEIRO DE USO INTEGRADO DOS RECURSOS


  Desenvolvemos para você, professor(a), oito objetos educacionais para serem trabalhados na unidade temática “Ideias evolucionistas e evolução biológica”. Eles estão publicados separadamente, em respeito à autonomia que você tem para escolher o(s) objeto(s) que considerar mais apropriado(s) para o trabalho que já realiza. Neste item, vamos propor o uso integrado dos objetos, que poderão ser baixados e instalados em seu próprio computador ou no da escola.

  Você pode iniciar os trabalhos deste eixo temático conversando com seus alunos a respeito da evolução. Qual o conceito que eles possuem? Traga imagens de animais que existiram há milhares de anos e que são ancestrais de muitas espécies conhecidas atualmente. Por que será que os seres vivos sofrem modificações ao longo do tempo? Como isso acontece? Qual a importância disso? “Evoluir” significa progredir?

  Destaque que esse assunto tem sido estudado há muito tempo e que em cada período da história da humanidade os homens tentaram buscar explicações diferentes. Estas, contudo, sempre estiveram profundamente associadas ao contexto sócio-cultural vigente em cada época, bem como às técnicas científicas disponíveis. Explique no que consiste o Criacionismo, traçando relações com o Teocentrismo e o pensamento da Idade Média. Depois, apresente os trabalhos de Lamarck e como ele procurou explicar determinados fenômenos, como o pescoço alongado das girafas e a inexistência de membros em cobras.

  Procure mostrar, professor(a), que todas essas teorias foram importantes para a história do pensamento científico. Destaque que ao longo do tempo, outros cientistas começaram a questionar a viabilidade destas, empreendendo críticas que levaram ao aparecimento de novas perspectivas teóricas. Após essas explicações, apresente o áudio “Ciência em destaque: Lamarckismo”.

  Na aula seguinte, retome os conceitos discutidos anteriormente. Comente sobre as ideias de Darwin e faça paralelos com os trabalhos de Lamarck. Reproduza o áudio “Biografias: Darwin, o pai da evolução biológica”, que irá detalhar um pouco sobre a vida e o pensamento deste cientista. Se todas as dúvidas tiverem sido esclarecidas, professor(a), utilize a aula seguinte para reproduzir o áudio “Ciência em destaque: Darwinismo”, destacando a influência do pensamento de Malthus para que Darwin pudesse elaborar a Teoria da Seleção Natural.

  Com a apresentação desses recursos educacionais, a classe estará pronta para refletir a respeito do seguinte problema: como explicar a existência da variabilidade genética? Deixe que os estudantes levantem hipóteses a respeito e pergunte a eles se eles acreditam que Charles Darwin conseguiu responder a esta questão. Por que será que esse assunto não é contemplado em seus trabalhos? Qual a relação entre os recursos tecnológicos disponíveis e as descobertas científicas?

  Se julgar apropriado, comente que Darwin também percebeu que existiam determinados caracteres que os animais apresentavam e que aparentemente não possuíam relação com a sua sobrevivência. Todavia, estavam associados à maior chance de sucesso reprodutivo, o que resultou em seus trabalhos envolvendo a seleção sexual. Traga também, à luz dessa teoria, explicações sobre a existência de animais com cores de plumas diferentes, por exemplo. Após essa discussão em sala de aula, trabalhe com o áudio “Ciência em destaque: Teoria sintética da evolução”, que aborda estes e outros aspectos do Neodarwinismo.

  Finalize este trabalho com um resgate geral de todos os conteúdos aprendidos, utilizando, na aula posterior, o software “Teorias evolutivas”. Você pode construir na lousa, com auxílio dos alunos, um quadro comparativo entre as teorias estudadas. Para verificar se a classe compreendeu os conceitos deste eixo temático, ofereça aos estudantes o software “Qual é a palavra? Ideias evolucionistas e evolução biológica”, em que os alunos precisarão recordar tudo o que foi estudado e as dificuldades poderão se tornar mais evidentes, ajudando você, professor(a), a retomar os pontos que considerar mal esclarecidos.



SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA O USO ISOLADO DE CADA OBJETO EDUCACIONAL


(ÁUDIO) BIOGRAFIAS Darwin, o pai da evolução biológica


  Este  áudio,  professor(a),  apresenta   a biografia do naturalista Charles Darwin e tem o objetivo de favorecer a compreensão do conceito de evolução biológica segundo a teoria da seleção natural.

  Diversas pesquisas mostraram que os alunos já trazem para a escola concepções prévias a respeito da evolução dos seres vivos. Eles têm um repertório de explicações que são baseadas no senso comum e que não são modificadas facilmente.

  Além disso, frequentemente encontramos nos textos de jornais e de revistas não acadêmicos explicações que estão erradas ou que induzem a uma compreensão equivocada sobre a evolução dos seres vivos. As ideias de que evoluir significa melhorar, progredir ou de que adaptar-se é um ajustamento individual, desencadeado pelo ambiente são muito comuns e podem se percebidas no discurso dos alunos.

  Nossa proposta é, portanto, de que você procure primeiro descobrir o que os alunos entendem pela palavra "evolução" e o que entendem por "evolução biológica" ou "evolução dos seres vivos". Será que o significado é o mesmo? Anote as respostas deles na lousa. É provável que apareçam respostas que mostram concepções equivocadas como a afirmação de que "o homem descende do macaco" ou, ainda, que "evolução é a modificação que o ser vivo realiza para se adaptar às mudanças do ambiente".

  Discuta com eles o significado da palavra "evolução", usando a definição de um dicionário. O Moderno Dicionário da Língua Portuguesa Michaelis, versão online (disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues), apresenta diversas definições, como "Progresso paulatino e contínuo a partir de um estado inferior ou simples para um superior, mais complexo ou melhor” e “progresso ou melhoramento social, político e econômico, gradual e relativamente pacífico, em contraste à mudança violenta, à revolução”.

  Será que evolução biológica também significa progresso ou melhoria  dos  seres  vivos?  Será  que toda mudança nos seres vivos causa uma melhoria? Coloque algumas situações para os alunos discutirem. Por exemplo, o  caso  do  melanismo  das  mariposas de Manchester. Conte para eles que existem duas variedades da mesma espécie de mariposa, uma delas apresenta asas escuras e a outra, asas claras. Discuta qual era mais adaptada quando o ambiente não era poluído e os troncos das árvores eram recobertos de liquens. E depois, quando a fuligem das fábricas matou os liquens e escureceu os troncos.

  Será que as mariposas podem mudar a cor de suas asas conforme a necessidade de sobrevivência? Dê outros exemplos para eles. Por que os gafanhotos verdes são encontrados principalmente em folhas e gramas? Será que eles são verdes porque vivem na grama ou por viverem na grama é que são verdes?

  E as bactérias? Por que surgem bactérias resistentes a antibióticos? Há vários exemplos bem  conhecidos que podem ser usados durante a aula para contrapor as duas principais visões da evolução: a lamarckista e a darwinista. Procure extrair dos alunos a  tendência de explicarmos a evolução sob o ponto de vista do uso e desuso, da adaptação individual ao ambiente e da transmissão de caracteres adquiridos para a descendência. Mostre que essas concepções não conseguem explicar o que ocorre de fato.

  Por exemplo, coloque para eles a seguinte situação: um casal passou grande parte da vidafazendo musculação e agora eles têm músculos bem desenvolvidos. Se eles tiverem um filho, ele já vai nascer com os músculos mais desenvolvidos do que outras crianças? E se essa criança também crescer fazendo musculação? E se tiver um filho com uma mulher como ele? E se essa história se repetir por dezenas de gerações? Fale para eles sobre algumas raças de cães, como o "dogue brasileiro" e o "fox paulistinha", que  têm  parte  da  cauda ou das orelhas cortadas logo ao nascerem. Isso tem sido realizado a gerações e gerações. Por que a cauda e as orelhas não estão ficando cada vez menores nos filhotes que nascem?

  Primeiro, conte para eles sobre Jean Baptiste Lamarck e a sua explicação sobre a evolução dos seres vivos. Depois, prepare-os para que, na próxima aula, possam conhecer um pouco sobre o segundo personagem fundamental para o desenvolvimento do pensamento evolutivo: Charles Darwin.

  Na aula seguinte, retome com os alunos os conceitos mais importantes discutidos na aula anterior. O que é evolução? A adaptação ocorre como uma necessidade do indivíduo sobreviver em um ambiente que se modificou? O uso ou desuso de uma parte do corpo pode ser transmitida para a descendência? Quem foi Lamarck e como ele explicou o surgimento de novas espécies? Ele estava certo?

  Diga aos alunos que eles conhecerão um pouco sobre a vida de Charles Darwin e suas ideias sobre a origem das espécies a partir do programa de áudio apresentado. Se o áudio for reproduzido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão ouvir bem o programa. Antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Lembramos que você pode modificá-lo ou adaptá-lo conforme as suas estratégias didáticas, professor(a)!

  Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não ficarem respondendo às perguntas durante a reprodução do áudio porque isso irá atrapalhá-los.

  Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do áudio, evitando fazer interrupções ou comentários. Após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do programa ser reproduzido novamente.

  Sugerimos que deixe os alunos sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. Depois que tiverem ouvido a biografia, peça para responderem as questões do roteiro de trabalho.


AVALIAÇÃO

  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do áudio, promova uma discussão a respeito do que foi ouvido. O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito?

  A correção do roteiro deve  ser  feita  na  lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade, os trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.

  Aproveite para discutir com os alunos que tipos de informações podem ter sido fornecidos pelos os animais, plantas, rochas e fósseis coletados por Darwin e de que forma eles podem ter ajudado no desenvolvimento  da Teoria da Seleção Natural.

  O que a seleção natural tem a ver com a evolução? Peça para os alunos responderem a essa questão. Como tarefa de casa, solicite aos alunos que pesquisem em qual foi o principal “ponto fraco” da teoria da evolução de Darwin e como isso foi respondido, anos depois.



ATIVIDADES COMPLEMENTARES

1.    A montagem de fósseis pelos alunos é uma atividade que foi desenvolvida por Nélio Bizzo  (1994) e pretende simular a formação de fósseis de animais. Os alunos devem ser divididos em grupos, cada qual terá a tarefa de elaborar um protótipo de um animal. Esse protótipo deverá ser feito a partir da construção de um desenho e da elaboração da descrição do corpo do animal, de seu modo de vida (onde vivia, do que se alimentava, quais eram seus inimigos naturais, como se reproduzia etc.).

O animal imaginado pelos alunos deverá ser modelado em isopor, usando lixas, estiletes e outros materiais que sejam necessários. O modelo deverá ser colocado dentro de um recipiente de plástico, como pote de margarina e bandeja descartável ou caixinha de leite longa vida recortado. Um lápis deverá ser usado para perfurar o isopor em uma das pontas e um espeto, a outra ponta. É importante que o lápis e o espeto também estejam perfurando o recipiente plástico para garantir que o modelo ficará preso. Cubra agora o modelo com uma massa de cimento e areia (proporção: 1 de cimento para 3 de areia) misturados em água.

Deixe secar por dois dias, corte e remova o recipiente plástico, depois retire o lápis e o espeto. Leve a montagem a uma fonte de calor (churrasqueira, por exemplo) que irá simular a ação do calor sobre os corpos dos animais depois que o isopor tiver derretido. Depois que a montagem estiver fria, coloque por um dos orifícios e com o auxílio de uma bisnaga, uma mistura de água, gesso e corante, até preencher o espaço deixado pelo "animal". Esta etapa representará a substituição do espaço deixado pelo corpo por minerais. Aguarde mais alguns dias e agora a "rocha" pode ser rompida, e o fóssil analisado. Os fósseis devem ser trocados pelos alunos, sendo que cada equipe deve tentar resgatar a história do animal a partir das características deixadas no molde.

2.  Promova uma gincana sobre as ideias darwinistas e lamarckistas. Os alunos devem fazer pesquisas em casa ou na escola. A classe deve se organizar em quatro equipes com o mesmo número de componentes. Cada equipe deve escolher o nome com o qual será identificada e também o seu representante na gincana. Organize as carteiras da sala para que os representantes fiquem de frente para o restante da classe. Todos começarão a gincana com dez pontos, que podem aumentar a cada acerto, ou diminuir a cada erro. Prepare diversos tipos de questões, por exemplo, afirmações de acordo com a concepção darwinista ou lamarckista de evolução. Cada aluno terá até um minuto para responder a questão por escrito; quem terminar de redigir a resposta primeiro deve levantar a mão.

  O professor vai conferir se a resposta foi realmente escrita e irá autorizá-lo a ler a resposta para a classe. Se ela estiver correta, a equipe ganha dois pontos; se estiver errada, perderá dois pontos. Caso nenhum dos representantes consiga responder no tempo previsto, será dado mais um minuto para que alguém da plateia tenha a chance de elaborar a resposta, também por escrito. Em caso de acerto ou erro, ao invés de dois pontos, será atribuído apenas um.

3.  Sugira que os alunos pesquisem e tragam textos da internet, de jornais ou de revistas que estejam utilizando de forma equivocada ou ambígua o conceito de "adaptação". A fonte do material deve ser citada.

4. Realize a atividade prática de Lyria Mori et al.: "Os tentilhões de Galápagos: o que Darwin não viu mas os Grants viram" (disponível em: www.geneticanaescola. com.br/ano1vol1/01.pdf - acesso em fevereiro/2011) é uma simulação do processo de seleção natural sobre essas aves. Antes de ela ser aplicada, sugerimos que você fale um pouco sobre a viagem de Darwin a bordo do H.M.S. Beagle e comente sobre as diferentes condições nas ilhas Galápagos e a variedade de Tentilhões. Depois da simulação, entregue para os mesmos grupos uma folha com ilustrações dos tentilhões. Peça que observem a da forma do bico e tentem relacionar com a dieta mais provável de cada variedade. Na  internet é possível encontrar diversas imagens e sites sobre o assunto. Procure discutir com os alunos a origem da diversidade dos bicos.

5.  Sugira a elaboração de um jogo sobre a evolução dos seres vivos. A atividade deve ser feita em grupo, sendo que eles devem criar um nome, o objetivo, as regras e apresentar o jogo para a classe.

6. Outros áudios da série Biografias podem ser usados para continuar o desenvolvimento dos conteúdos de evolução. Um deles é sobre Gregor Mendel, o outro é sobre Ernst Mayr. Na série Entrevistas há áudios que discutem o lamarckismo, o darwinismo e a seleção sexual. Esse material pode ser acessado em www.embriao.ib.unicamp.br - acesso em fevereiro/2011.



(ÁUDIO) CIÊNCIA EM DESTAQUE: Darwinismo


  Professor(a), com auxílio deste programa, os alunos poderão aprender as diferenças entre as principais teorias evolutivas, com foco no pensamento Darwinista. Para facilitar a compreensão dos estudantes a respeito dos conceitos que serão tratados no áudio, sugerimos que você trabalhe antes a Teoria da Seleção Natural, proposta por Darwin. Informe que em 1859, na obra "Origem das Espécies por meio da Seleção Natural", Darwin expôs duas teses principais: a de que todos os organismos descenderam com modificação de um único ancestral comum e a ação da seleção natural sobre a variação individual.

  Mencione que para a elaboração de sua teoria, Darwin aplicou um método hipotético-dedutivo aos dados coletados em suas viagens a bordo do navio Beagle. Para se aprofundar mais no trabalho de Darwin e na análise empreendida por ele envolvendo os tentilhões de Galápagos, recomendamos a utilização do áudio "Darwin, o pai da evolução biológica", cuja sugestão de utilização encontra-se neste guia.

  Se for o caso, aprofunde-se no tema e discuta também a influência Malthusiana na teoria proposta por Darwin. Relembre seus alunos que Darwin teve influência do pensamento do economista inglês Thomas Robert Malthus  (1766-1834),  que  descrevia  que   enquanto a população crescia em proporções geométricas, os alimentos aumentavam em proporções aritméticas. Darwin, à luz dessas ideias, considerou a necessidade da luta para a existência ao conceber sua Teoria da Seleção Natural.

  Explore também as críticas que foram feitas a Darwin ao divulgar suas ideias. Nesta época, acreditava-se que o mundo era considerado inalterado desde a criação, não havendo processos de constante e lenta mudança envolvendo os seres vivos, como os que foram propostos por Darwin. Outro ponto importante diz respeito à interpretação do homem como produto principal da criação divina, reinando sobre os demais animais e, portanto, não sendo produto de uma seleção natural e de um ancestral em comum.

  Por fim, você pode comparar os trabalhos de Darwin aos de Lamarck, trazendo exemplos de como ambos explicariam o mesmo fenômeno. Em nossa Bibliografia Complementar, professor(a), constam várias opções de materiais que podem lhe ajudar nesta tarefa. É importante reforçar que as teorias que tentam explicar a evolução das espécies não devem ser vistas como afrontas aos preceitos religiosos. Comente com seus alunos que a ciência e a religião se baseiam em princípios diferentes.

  Após essa atividade introdutória, se houver tempo, apresente nessa aula o áudio "Ciência em destaque: Darwinismo". Caso contrário, utilize a aula seguinte para isso. Se o áudio for reproduzido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão ouvir bem o programa. Antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Lembramos que  você  pode modificá-lo ou adaptá-lo conforme as suas estratégias didáticas, professor(a)!

  Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não ficarem respondendo às perguntas durante a reprodução do áudio porque isso irá atrapalhá-los.

  Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do áudio, evitando fazer interrupções ou comentários. Após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do programa ser reproduzido novamente.

  Sugerimos que deixe os alunos sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. Depois que tiverem ouvido a biografia, peça para responderem ao questionário do roteiro de trabalho.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do áudio, promova uma discussão a respeito do que foi ouvido. O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito?

  A correção do roteiro deve ser  feita  na  lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade, os trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.



(ÁUDIO) CIÊNCIA EM DESTAQUE: Lamarckismo


  Professor(a), este áudio se destina ao primeiro ano do Ensino Médio e tem o objetivo de possibilitar a comparação entre as ideias evolucionistas de Darwin e de Lamarck, discuti-las à luz do conhecimento dos alunos e dos conhecimentos científicos e estimular a elaboração de hipóteses sobre a evolução das espécies.

  O áudio aborda a teoria da evolução de Lamarck, contrapondo-a à de Darwin. O recurso também explica o conceito de seleção sexual. Antes de iniciar a reprodução do programa, propomos a realização de uma atividade introdutória, a fim de verificar os conhecimentos que a classe possui a respeito deste assunto.

  Proponha para a classe o seguinte problema (ou outro que você julgar mais adequado, conforme as suas estratégias didáticas, professor(a)): “Acreditase que os ancestrais de algumas espécies de cobras possuíam membros. Por que os atuais representantes dessa espécie não mais os possuem e locomovem-se somente rastejando no chão? Justifique sua resposta”.

  Peça para que os estudantes se reúnam em grupos de até cinco alunos e tentem, juntos, construir uma resposta. Estimule-os a refletirem sobre a questão, levantando hipóteses e respondendo-as. Diga para não se preocuparem se o que estão propondo está certo ou errado, mas sim se concentrarem em pensar a respeito e colocarem no papel as ideias que tiverem. Depois, reúna a classe novamente e peça para que cada grupo apresente aos demais as conclusões a que chegaram. As respostas são semelhantes? Houve algum grupo que trouxe alguma hipótese inesperada?

  Em seguida, apresente à classe os principais conceitos do biólogo francês Jean-Baptiste de Lamarck (1744-1829), que propôs uma teoria para explicar a maneira que os seres vivos evoluem. Explique aos seus alunos a Lei do uso e do desuso e a Lei da herança dos caracteres adquridos e mostre como Lamark resolveu o problema envolvendo as cobras: “De fato, as cobras são animais que, a fim de se esconderem, adquiriram o hábito de rastejarem diretamente no chão. Por isso, os seus corpos alcançaram um comprimento bastante desproporcional em relação à sua largura. A presença de pernas longas dificultaria a necessidade das cobras rastejarem e se esconderem, e mesmo que tivessem membros muito curtos, que só poderiam ser em número de quatro já que as cobras são animais vertebrados, não seriam capazes de mover o corpo adequadamente. Assim, os hábitos desses animais fizeram desaparecer os seus membros” (LAMARCK, 1809).

  Apesar das ideias de Lamarck terem sido contestadas após os trabalhos de Darwin e a proposta da Lei da seleção natural, é importante que você procure demonstrar aos estudantes que os achados deste pesquisador foram muito importantes para a história do pensamento científico. As pesquisas de Lamarck fizeram frente aos pressupostos do Criacionismo, teoria que defende que todas as espécies provêm de Deus e que se contrapõe ao evolucionismo. Esclareça, professor(a), que o aparecimento de cada uma dessas visões está envolta em um contexto sócio-histórico e que cada sociedade procurou explicar o surgimento do homem à sua maneira. Procure explicar, ainda, a importância de Lamarck para a teoria evolucionista mais aceita nos dias de hoje. Se for necessário, consulte os materiais que indicamos na Bibliografia Complementar e que podem lhe dar mais ideias para o desenvolvimento deste tema.

  Professor(a), este programa também aborda o conceito de seleção sexual. Acreditamos que este conteúdo irá despertar muita curiosidade nos estudantes, pois estes encontram-se na adolescência e as paqueras assumem lugar de destaque nas conversas cotidianas. Aproveite o interesse e desenvolva o assunto, retomando as teorias de Darwin relacionadas à seleção sexual antes de aplicá-las à espécie humana. Explique que, para Darwin, a seleção sexual não depende da luta pela sobrevivência, mas da luta entre de indivíduos de um sexo, geralmente os machos, para se assegurarem da posse do outro sexo. Tal luta resulta em privação ou pequena quantidade de descendentes e não necessariamente em morte. Assim, segundo Darwin, a seleção sexual é menos rigorosa que a seleção natural.

  Assim, Darwin acreditava que seriam selecionados fenótipos que dão vantagens individuais na atração e manutenção da(o) parceira(o) assegurando maior sucesso reprodutivo, como plumagens coloridas, barbas, chifres, e comportamentos de corte, verificados nas mais variadas espécies do reino animal. A partir disto podese dizer que a seleção sexual envolve escolhas - quase sempre realizadas pelas fêmeas - não necessariamente conscientes dos parceiros reprodutivos de uma mesma espécie. Se desejar ilustrar melhor, professor(a), você pode buscar na internet vídeos que demonstrem alguns rituais de acasalamento, como a luta envolvendo dois machos que disputam uma fêmea ou o exibicionismo de um macho por meio do canto ou elevação de plumas.

  Será que isso também acontece na espécie humana ou não? Questione seus alunos, pedindo para que eles pensem sobre os rituais que nós também temos quando sentimos interesse por determinada pessoa. O que costumamos fazer? Que estratégias de sedução os humanos possuem? No que diferem de outro animais e no que são parecidas? Será que elas contribuem para o sucesso reprodutivo? Peça para que justifiquem suas respostas.

  Se houver tempo, apresente nesta aula o áudio “Ciência em destaque: Lamarckismo”. Caso contrário, faça-o na aula seguinte, retomando antes os tópicos principais discutidos. Diga aos alunos que eles conhecerão um pouco mais sobre as ideias de Lamarck e Darwin a partir do programa de áudio apresentado.

  Se o áudio for reproduzido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão ouvir bem o programa. Antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Lembramos que você pode modificá-lo ou adaptá-lo conforme as suas estratégias didáticas, professor(a)!

  Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não ficarem respondendo às perguntas durante a reprodução do áudio porque isso irá atrapalhá-los.

  Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do áudio, evitando fazer interrupções ou comentários. Após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do programa ser reproduzido novamente. Sugerimos que deixe os alunos sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. Depois que tiverem ouvido a biografia, peça para responderem ao questionário do roteiro de trabalho.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do áudio, promova uma discussão a respeito do que foi ouvido. O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro deve ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade, os trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.



(ÁUDIO) CIÊNCIA EM DESTAQUE: Teoria sintética da evolução


  Este áudio conceitua a Teoria Sintética da Evolução (Neodarwinismo), aborda a interação entre mutação, variabilidade genética e evolução e diferencia mutações individuais, que normalmente estão associadas a doenças, da mutação que conduz à evolução. 

  Professor(a), recomendamos que para trabalhar com este recurso educacional os alunos já tenham conhecimentos a respeito da teoria proposta por Darwin. Procure esclarecer as dúvidas antes de introduzir o Neodarwinismo, a fim de que este conteúdo possa ser compreendido.

  Relembre à classe que Darwin conseguiu explicar como alguns animais eram selecionados pelo meio ambiente por apresentarem determinadas características em detrimento de outras. Todavia, Darwin não soube dizer a razão de existirem animais diferentes dentro da mesma espécie. Por que há animais de pelagem mais clara e outros de pelagem escura, além de tons intermediários, por exemplo? Sabemos que existência dessa variabilidade é que permite a ação da seleção natural, porém como explicá-la?

  A ciência só conseguiu compreender a razão disso com o aprimoramento dos estudos genéticos. Houve, então, o advento do Neodarwinismo (neo = novo), que reconhece como principais fatores evolutivos a seleção natural, a recombinação gênica e a mutação.

  Neste momento, professor(a), é essencial que você retome a constituição da molécula de DNA e o processo de duplicação. Conceitue genes, informando que estes são porções do DNA fundamentais para a produção de proteínas, pois atuam como moldes para a sequência de aminoácidos no processo de tradução. Esclareça o que são cromossomos e alelos, justificando o papel da mutação no surgimento de alelos diferentes. Mencione que mutações são mudanças que ocorrem em uma ou mais bases do DNA. Dependendo do tipo de mutação, pode haver modificação nas características de determinado organismo, sendo estas transmitidas de forma hereditária para as futuras gerações.

  Outra questão importante é discutir com os alunos que nem toda mutação é benéfica; pelo contrário, existem mutações que resultam em doenças. Lembre-se de diferenciar mutações gênicas (mudança em determinado gene) e cromossômicas (alteram a estrutura ou o número de cromossomos). Se julgar interessante, traga exemplos, mencionando as mutações no gene da Conexina 26 (GJB2 - Cx26), que causam deficiência auditiva e a trissomia do cromossomo 21, que é responsável pela Síndrome de Down. Ao sentir necessidade de se aprofundar mais, professor(a), verifique em nossa Bibliografia Complementar os materiais que indicamos.

  Se houver tempo, apresente nesta aula o áudio “Ciência em destaque: Teoria sintética da evolução”. Caso contrário, faça-o na aula seguinte, retomando antes os tópicos principais discutidos. Diga aos alunos que eles conhecerão um pouco mais sobre as ideias de Darwin a partir do programa de áudio apresentado.

  Se o áudio for reproduzido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão ouvir bem o programa. Antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Lembramos que você pode modificá-lo ou adaptá-lo conforme as suas estratégias didáticas, professor(a)!

  Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não ficarem respondendo às perguntas durante a reprodução do áudio porque isso irá atrapalhá-los.

  Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do áudio, evitando fazer interrupções ou comentários. Após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do programa ser reproduzido novamente. Sugerimos que deixe os alunos sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. Depois que tiverem ouvido a biografia, peça para responderem ao questionário do roteiro de trabalho.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do áudio, promova uma discussão a respeito do que foi ouvido. O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro deve ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade, os trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.

 


(SOFTWARE) Teorias evolutivas


  As principais teorias evolutivas estão reunidas neste software, professor(a). Por meio de um estudo de caso, os alunos poderão conhecer as semelhanças e diferenças entre elas. Caso não tenha trabalhado com os pressupostos do Criacionismo, Lamarckismo, Darwinismo e Neodarwinismo, sugerimos que cada uma dessas teorias seja abordada individualmente antes da utilização deste recurso educacional.

  Se a classe já possuir conhecimentos a respeito dessas teorias evolutivas, sugerimos que sejam realizadas atividades preparatórias para a exploração do recurso educacional. Uma delas pode envolver a resolução de um problema sob a perspectiva das teorias aprendidas. Coloque na lousa, por exemplo, o seguinte enunciado fictício: “Na ilha X, há milhões de anos, existia a espécie Y, que possuía representantes de asa longa e de asa curta. Em determinado momento, houve a chegada da espécie Z. Atualmente, além da espécie Z, podemos verificar na ilha apenas a existência de representantes de asa longa da espécie Y”.

  Peça para que os alunos se reúnam em grupos e proponham explicações para a existência de apenas representantes de asa longa da espécie Y, segundo o Criacionismo, Lamarckismo, Darwinismo e Neodarwinismo. Reúna classe e peça para que contem aos demais as conclusões a que chegaram, professor(a). As respostas são semelhantes? No que diferem? Houve alguma inusitada? Sentiram que determinada teoria não era eficaz para explicar completamente o fenômeno observado? Por quê? Se desejar realizar outra atividade, professor(a), você pode consultar os materiais indicados em nossa Bibliografia Complementar.

  Se houver tempo nesta aula, sugira a exploração do software “Teorias evolutivas”. Caso contrário, faça-o na aula seguinte, retomando antes os tópicos principais discutidos. Diga aos alunos que eles conhecerão um pouco mais sobre essas ideias a partir do programa de áudio apresentado. Antes de iniciar a visualização do recurso educacional, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Lembramos que você pode modificá-lo ou adaptá-lo conforme as suas estratégias didáticas, professor(a)!

  Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não ficarem respondendo às perguntas durante a exploração do software, porque isso irá atrapalhá-los.

  Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, peça para que iniciem a visualização do recurso. Após explorarem o material pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do material ser visualizado novamente. Depois que tiverem observado o material, peça para responderem ao questionário do roteiro de trabalho.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do software, promova uma discussão a respeito do mesmo. O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro deve ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade, o software poderá ser explorado novamente e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.

 


(SOFTWARE) Qual é a palavra? Ideias evolucionistas e evolução biológica


  Este software consiste em um jogo para que o aluno treine, de forma lúdica, os conhecimentos adquiridos. O objetivo é acertar a palavra que responde a dica apresentada, escolhendo uma letra por vez. Para abordar os assuntos indicados neste guia temático, o software irá trazer questões relacionadas às principais teorias evolutivas estudadas. Por agregar conhecimentos sobre os demais recursos educacionais abordados neste guia, sugerimos que você proponha este jogo como um fechamento do estudo deste eixo temático, quando as possíveis dúvidas já tenham sido esclarecidas. Destacamos que, em virtude da existência de uma variedade de nomes em Biologia, este software pode ser interessante para possibilitar ao aluno o treino dos mesmos, associando-os aos conceitos a que se referem.

  Antes de iniciar a exploração do software, distribua aos alunos o roteiro de trabalho. Você pode utilizá-lo da forma como sugerimos, alterá-lo ou criar outro de acordo com suas estratégias didáticas. Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não responderem às perguntas durante a exploração do software, porque isso poderá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, peça para que comecem a jogar. Após explorarem o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados. Ao final, peça para os estudantes responderem ao questionário proposto no roteiro.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do jogo, promova uma discussão: O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro pode ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Sugira que os alunos joguem novamente, pois há perguntas que não são mostradas apenas em uma exploração inicial do software, sendo necessário pelo menos três usos para que todas as questões tenham sido visualizadas.

  • References
    1. ADOLFO, A.; CROZETTA, M.; LAGO, S. (2004). Biologia. Editora IBEP, volume único, 1a edição.
    2. AMABIS, J. M.; MARTHO, G.R. (2004). Biologia das células; Biologia dos organismos; Biologia das populações. Editora Moderna, volumes 1, 2 e 3, 2a edição.
    3. FAVARETTO, J.A.; MERCADANTE, C. (2003). Biologia. Editora Moderna, volume único, 2a edição.
    4. FROTA-PESSOA, O. (2001). Os caminhos da vida I, II e III - Biologia no ensino médio. Editora Scipione.
    5. LAURENCE, J. (2005). Biologia. Editora Nova Geração, volume único, 1a edição.
    6. LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. (2008). Biologia. Série Brasil. Editora Ática, volume único, 1a edição.
    7. LOPES, S. Biologia. (2008). Editora Saraiva, volume único, 2a edição.
    8. PAULINO, W. (2007). Biologia. Editora Ática, volumes 1, 2 e 3, 20a edição.
    9. SILVA-JÚNIOR, C.; SASSON, S.(2002). Biologia. Editora Saraiva, volumes 1, 2 e 3, 7a edição.
  • Know More
    1. “Origens – Um estudo evolutivo” é um trabalho de iniciação científica desenvolvido por alunos do IBUSP, destinado a todas as pessoas que desejam aprender mais sobre o assunto. Ele apresenta conceitos básicos de evolução, os principais cientistas da área, um FAQ interativo, além de uma simulação entre predador (ave) e presa (inseto).
      www.ib.usp.br/evolucao/inic
    2. Software “Sistemática e evolução para o Ensino Médio”, bastante didático.
      www.ib.usp.br/md/arquivos/evolucao.FLA.swf
    3. Dissertação de mestrado sobre as concepções dos alunos do Ensino Médio a respeito da evolução biológica. Este material faz um apanhado histórico bastante didático sobre a história da evolução, passando por Lamarck, Darwin, Wallace, a teoria sintética da evolução e o equilíbrio pontuado: Mello, A. de C. Evolução biológica: concepções de alunos e reflexões didáticas. 2008. Dissertação. Mestrado em PPG em Educação em Ciências e Matemática. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
      tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1462
    4. Áudio que apresenta, de forma simplificada, o evento evolutivo que levou à diferenciação de eucariotos e procariotos.
      objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2807
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