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6.4 Os benefífios e os perigos da manipulação genética: um debate ético
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Caro(a) professor(a),


  É com grande satisfação que trazemos a você este guia com dicas para a utilização de objetos educacionais. Nossa intenção é ajudá-lo(a) a enriquecer ainda mais o seu planejamento didático. Apresentamos algumas ideias que você poderá aproveitar dependendo de sua vontade, de sua proposta de trabalho e das condições existentes em sua escola.
  Os objetos educacionais de Biologia foram produzidos para você e estão organizados em seis temas estruturadores. Este guia tratará de uma das quatro unidades temáticas que compõem o tema estruturador “Transmissão da vida ética e manipulação gênica”. Trata-se da unidade “Os benefícios e os perigos da manipulação genética: um debate ético”.
  São quatro os objetos educacionais que desenvolvemos para esta unidade temática. Eles complementarão o seu trabalho, realizado com o livro didático. Também indicaremos outros materiais que poderão ser úteis em suas pesquisas sobre o assunto, citados ao longo deste guia. Os objetos educacionais da unidade temática “Os benefícios e os perigos da manipulação genética: um debate ético” são os seguintes:


  1. (Áudio) Série Saúde: Células-tronco e aplicação em terapêutica;
  2. (Áudio) Entrevista: Clonagem;
  3. (Vídeo) Viagem à célula: Os organismos e suas células;
  4. (Software) Qual é a palavra? Os benefícios e os perigos da manipulação genética: um debate ético.

 

  Todos esses objetos educacionais podem ser usados por você, professor(a), tanto de forma isolada quanto de forma integrada. Apresentaremos um roteiro com sugestões de uso integrado dos objetos educacionais para o desenvolvimento dos principais conceitos cobertos por esta unidade. Ele pode ser utilizado entre dez e doze aulas de 50 minutos.
  Também iremos trazer roteiros para o uso isolado de cada objeto educacional, com sugestões detalhadas para o(a) professor(a) que deseja trabalhar com eles
de forma independente. A partir da página quatro você encontrará as sugestões específicas para uso de cada um dos objetos

 

  1. Sugestão de uso do áudio “Série Saúde: Células-tronco e aplicação em terapêutica”;
  2. Sugestão de uso do áudio “Entrevista: Clonagem”;
  3. Sugestão de uso do vídeo “Viagem à célula, os organismos e suas células;
  4. Sugestão de uso do software “Qual é a palavra?”.

 


  Professor(a), as sugestões que este guia apresenta não esgotam todas as possibilidades de utilização dos objetos educacionais disponibilizados. Na verdade, é você quem vai decidir sobre a escolha e o momento mais adequado para o uso desses objetos, baseado em sua própria experiência, nas condições que sua escola oferece e nas características de seus alunos. O importante é que você esteja disposto a inseri-los em suas aulas para aprender, aos poucos e na prática, qual metodologia funciona melhor com cada objeto.


Conceitos desta unidade temática:

 

  • Constituição
  • Engenharia genética;
  • Células-tronco;
  • Clonagem.

 


As competências e habilidades que poderão ser desenvolvidas são:

 

  • Reconhecer a importância dos procedimentos éticos no uso da informação genética, para promover a saúde do ser humano sem ferir a sua privacidade e sua dignidade;
  • Posicionar-se perante o uso das terapias genéticas, distinguindo aquelas que são eticamente recomendadas daquelas que devem ser proibidas;
  • Avaliar a importância do aspecto econômico envolvido na utilização da manipulação genética em saúde: o problema das patentes biológicas e a exploração comercial das descobertas das tecnologias de DNA;
  • Posicionar-se perante a polêmica sobre o direito de propriedade das descobertas relativas ao genoma humano, analisando argumentos de diferentes profissionais.

 


SUGESTÃO DE ROTEIRO DE USO DOS RECURSOS


 

  A unidade “Os benefícios e os perigos da manipulação genética: um debate ético” pode ser desenvolvida com o auxílio de quatro objetos educacionais. Eles estão publicados separadamente, em respeito à autonomia que você, professor(a), tem para escolher o(s) objeto(s) que considerar mais apropriado(s). Vamos propor o uso integrado dos objetos, que poderão ser baixados e instalados em seu próprio computador ou no da escola.

  Professor(a), lembramos mais uma vez que a nossa sugestão para o uso integrado dos objetos educacionais é apenas uma dentre várias possibilidades. Na medida em que se sentir mais seguro no uso desses recursos, e com a criatividade e conhecimento que você tem, certamente poderá desenvolver muitas outras formas de utilização, que sejam até mais adequadas. Uma possibilidade para começar esta unidade temática é retomar com a classe alguns conceitos gerais de Citologia, destacando as diferenças básicas existentes entre as células de diferentes seres vivos, uni e pluricelulares, animais e vegetais. Informe que as células são as unidades morfofisiológicas dos seres vivos (com exceção dos vírus). Os alunos se recordam do que são células eucariontes e procariontes? Quais os componentes orgânicos e inorgânicos das células? Quais substâncias são necessárias para realização de suas atividades e como são obtidas? De que forma as células conseguem se multiplicar? Faça essas e outras questões, professor(a), conforme o desenrolar da discussão.

  Se houver tempo, apresente o vídeo “Viagem à célula: Os organismos e suas células”, caso contrário utilize a aula posterior para isso. Inicie o encontro seguinte apontando os principais pontos abordados na aula anterior. Faça uma revisão dos conceitos de ácidos nucleicos, cromossomos e genes. Explique também aos seus alunos que os conhecimentos acerca da estrutura do DNA resultaram no desenvolvimento da biotecnologia, que compreende o estudo das técnicas e dos processos biológicos associados à obtenção de vários produtos.

  Pergunte aos seus alunos o que eles já sabem sobre a clonagem e faça a distinção entre clonagem humana e clonagem terapêutica. Se desejar dinamizar esta introdução, proponha um debate entre os alunos, que deverão ser divididos em dois grupos: um “contra” e outro “a favor”. Eles deverão reunir argumentos amplos que permitam explorar o assunto. Neste momento, faça as considerações que julgar apropriadas. Se houver tempo, apresente o áudio “Entrevista: Clonagem”, caso contrário utilize a aula posterior para isso.

  Continue abordando a biotecnologia na aula seguinte, professor(a). Desta vez, o tema tratado deverá ser as células-tronco. Para abordar este assunto, você pode utilizar textos que estimulem a capacidade de compreensão e produção escrita por parte de seus alunos.
  Algumas sugestões podem ser encontradas nos seguintes links:

 

 

 

 

www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142004000200016&script=sci_arttext (acesso em novembro/2010)


http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/07/laboratorio-da-usp-ira-cultivar-celulas-tronco-com-tecidos-dentais.html (acesso em novembro/2010),


http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL583338-5598,00-SUPREMO+LIBERA+PESQUISAS+COM+CELULASTRONCO+EMBRIONARIAS.html (acesso em novembro/2010)


 

  Você também pode selecionar outros materiais, como os que inserimos na seção Bibliografia Complementar ou outros que julgar mais apropriados. Com base nestes textos, peça para que os estudantes procurem definir o que são células-tronco e suas aplicações na atualidade.

  Solicite, ainda, que expliquem alguns argumentos contrários a utilização das mesmas e como os cientistas rebatem tais críticas. Mesmo trazendo a visão dos cientistas, explique que alguns grupos sociais e religiosos possuem diferentes posições, que também devem ser respeitadas. 

  Retome as aplicações das células-tronco, principalmente envolvendo aspectos terapêuticos. Apresente o áudio “Série Saúde: Células-tronco e aplicação em terapêutica”. Finalize o trabalho deste eixo temático na aula seguinte, apresentando o software “Qual é a palavra?”. Neste, os alunos precisarão reunir todos os conceitos aprendidos, as dificuldades poderão se tornar mais evidentes, ajudando você, professor(a), a retomar os pontos que considerar mal esclarecidos.

  Professor(a), lembramos que os guias são apenas sugestões desenvolvidas com o objetivo de incentivá-lo a utilizar novas mídias em suas aulas. Na medida em que se acostumar a usá-los, você mesmo poderá desenvolver seus próprios roteiros, misturando até mesmo objetos educacionais que alocamos em outras unidades temáticas.

 

 

 

 


 

SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA O USO ISOLADO DE CADA OBJETO EDUCACIONAL


(ÁUDIO) Entrevista: Células-tronco e aplicação em terapêutica


  Realize uma atividade introdutória antes de trabalhar com o áudio, professor(a). Distribua aos seus alunos alguns textos que abordem a aplicação terapêutica das células-tronco.

  Algumas sugestões podem ser encontradas nos seguintes links:


www.comciencia.br/reportagens/celulas/02.shtml (acesso em novembro/2010);


http://www.agencia.fapesp.br/materia/13009/divulgacao-cientifica/pesquisa-transforma-pele-em-sangue.htm (acesso em novembro/2010)


http://www.agencia.fapesp.br/materia/12544/especiais/cola-para-osnervos.htm (acesso em novembro/2010)


http://www.comciencia.br/reportagens/celulas/14.shtml (acesso em novembro/2010)


  Veja também outros materiais sugeridos em nossa Bibliografia Complementar.

  Se desejar estimular as habilidades escritas de seus alunos, peça que leiam os materiais e façam resumos dos conteúdos. Após essa tarefa, solicite a entrega dos materiais produzidos e inicie uma discussão sobre as informações lidas pelos estudantes. Verifique quais aplicações terapêuticas das células-tronco foram encontradas nos textos disponibilizados. Portadores de quais doenças podem ser beneficiados? A utilização das células-tronco para tais fins já é realidade? Qual é o andamento das pesquisas? Caso seja necessário, retome os conceitos de célula-tronco, mencionando como estas são obtidas. Procure esclarecer as dúvidas e verificar se houve dificuldades na compreensão dos conteúdos apresentados pelas reportagens, já que é provável que os alunos desconheçam algumas das doenças mencionadas nos textos. No caso de doenças já estudadas ou que fazem parte do programa do Ensino Médio (como a Doença de Chagas, por exemplo), procure relembrá-los sobre as formas de transmissão, agente causador e vetores (se houver). Outra ideia é fazer um paralelo com a disciplina de Artes e envolver a classe na criação de cartazes que expliquem brevemente o conceito de células-tronco, as suas possíveis aplicações terapêuticas e o debate ético envolvendo seu uso. Eles podem ser distribuídos pela escola, se houver essa possibilidade.

  Na aula seguinte, relembre os principais tópicos que foram discutidos e explique aos alunos que todos irão ouvir um áudio que irá resgatar alguns conceitos e introduzir novos conteúdos.
Se o áudio for reproduzido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão ouvir bem o programa. Antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Lembramos que você pode modificá-lo ou adaptá-lo conforme as suas estratégias didáticas, professor(a).
  Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não ficarem respondendo às perguntas durante a reprodução do áudio porque isso irá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do áudio, evitando fazer interrupções ou comentários.
  Após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos quais palavras eles desconhecem o significado e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do programa ser reproduzido novamente. Sugerimos que deixe os alunos sentarem à vontade para
acompanharem melhor o áudio. Depois que tiverem ouvido o programa, peça para responderem as questões do roteiro de trabalho.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do áudio, promova uma discussão a respeito do que foi ouvido. O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro deve ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade os trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente e as dúvidas discutidas e esclarecidas com os alunos. Você também pode atribuir nota pela participação e envolvimento dos alunos na atividade preparatória.


(ÁUDIO) Entrevista: Clonagem


  Antes de iniciar o trabalho com este áudio, sugerimos a realização de uma atividade com a classe. Divida os alunos em grupos de até quatro alunos e peça para que façam pesquisas na biblioteca da escola (em livros ou na internet, caso existam computadores disponíveis).
Informe-os que eles devem buscar informações sobre a clonagem, procurando responder algumas questões colocadas na lousa. Alguns questionamentos que podem ser feitos são:

 

  1. Qual a relação entre a ovelha“Dolly” e a clonagem?
  2. Considerando a resposta da questão anterior, por que este fato foi importante para a Ciência?
  3. O que é “clonar”?
  4. Como a clonagem é realizada?
  5. Qual é a importância da clonagem?
  6. Quais as diferenças e semelhanças entre a “clonagem reprodutiva” e a “clonagem terapêutica”?
  7. Quais os principais pontos do debate ético envolvendo a clonagem? Ofereça cerca de trinta minutos para a realização da tarefa.

 


  Você pode indicar outros materiais para consulta, que traz um panorama abrangente sobre o tema. Outros endereços eletrônicos podem ser encontrados em nossa Bibliografia Complementar.
  Caso haja tempo suficiente, reúna os alunos novamente e peça para que cada grupo leia uma das respostas que redigiu, colocando duas palavras-chave na lousa que sintetizem o conteúdo pesquisado. Enquanto os alunos apresentam as informações reunidas, procure esclarecer conceitos errôneos e fazer comentários que complementem o assunto. Verifique se há dúvidas e se houve alguma dificuldade em relação ao tema. Esclareça também a utilização da clonagem na obtenção de células-tronco e, se for necessário, faça uma breve revisão sobre as etapas do desenvolvimento embrionário (mórula, blástula, gástrula, nêurula). Isso porque sabemos que as células internas do blastocisto é que vão originar as centenas de tecidos que compõem o corpo humano sendo, portanto, denominadas de células-tronco embrionárias pluripotentes.
Na aula seguinte, relembre os principais tópicos que foram discutidos e explique aos alunos que todos irão ouvir um áudio que irá resgatar alguns conceitos e introduzir novos conteúdos. Se o áudio for reproduzido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão ouvir bem o programa. Antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Lembramos que você pode modificálo ou adaptá-lo conforme as suas estratégias didáticas, professor(a).
  Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não ficarem respondendo às perguntas durante a reprodução do áudio porque isso irá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro
algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do áudio, evitando fazer interrupções ou comentários.
  Após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos quais palavras eles desconhecem o significado e promova uma discussão a respeito delas.
  É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do programa ser reproduzido novamente. Sugerimos que deixe os alunos sentarem à vontade para acompanharem melhor o áudio. Depois que tiverem ouvido o programa, peça para responderem as questões do roteiro de trabalho.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do áudio, promova uma discussão a respeito do que foi ouvido. O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro deve ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade os trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente e as dúvidas discutidas e esclarecidas com os alunos. Você também pode atribuir nota pela participação e envolvimento dos alunos na atividade preparatória.


(VÍDEO) Os organismos e suas células


  Para trabalhar com este recurso educacional, recomendamos que você faça uma revisão sobre as principais características das células, destacando as semelhanças e diferenças entre animais e vegetais. Faça algumas perguntas aos seus alunos, como “Todas as células são iguais?”, “Organismos semelhantes possuem células semelhantes?”, “As células se modificaram ao longo da evolução?”, “O que são seres uni e pluricelulares? Cite exemplos”, “Onde se localiza o material genético?”, “Qual é a importância do material genético?”, “O que são células procariontes e eucariontes?”, “Quais as semelhanças e diferenças entre células procariontes e eucariontes?”, “Que seres procariontes e eucariontes você conhece?”. Se preferir, reúna os alunos em grupos e peça para que tentem responder a estas questões, discutindo as respostas. Outra ideia é pedir para que cada estudante tente responder as perguntas individualmente, construindo um texto sobre o assunto.
  Explique que a Teoria Celular a que determina que os seres vivos são formados por células, com exceção dos vírus. Retome brevemente o processo de divisão celular, recordando-os sobre a importância da mitose e da meiose. Caso seja possível, traga imagens que permitam aos alunos visualizar as células procariontes e eucariontes, bem como as etapas da mitose e meiose professor(a). Ao final desta atividade, é importante que os alunos tenham compreendido as diferenças e semelhanças entre as células, a fim de poderem entender como as técnicas de manipulação genética, abordadas por outros recursos educacionais descrito neste guia, são possíveis.
  Na internet há materiais que podem ajudar a elaborar sua aula conforme as suas estratégicas didáticas. Este arquivo (http://dreyfus.ib.usp.br/bio201/texto2.pdf - acesso em dezembro/2010), produzido pela Universidade de São Paulo, descreve quando e como foram descobertas as células, a importância da Teoria Celular, os passos que levaram à compreensão da importância do núcleo celular e como os cientistas chegaram à compreensão do processo de divisão celular. Em nossa Bibliografia Complementar também há mais indicações de materiais que poderão lhe dar ideias sobre os pontos principais a serem discutidos com a classe. Na aula seguinte, relembre os principais tópicos que foram discutidos e explique aos alunos que todos irão assistir a um vídeo que irá resgatar alguns conceitos e introduzir novos conteúdos. Se o programa for reproduzido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão vê-lo e ouvi-lo bem. Antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Lembramos que você pode modificá-lo ou adaptá-lo conforme as suas estratégias didáticas, professor(a).
  Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não ficarem respondendo às perguntas durante a transmissão do vídeo, porque isso irá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução, evitando fazer interrupções ou comentários.
Após assistir ao programa pela primeira vez, pergunte aos alunos quais palavras eles desconhecem o significado e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do programa ser reproduzido novamente. Sugerimos que deixe os alunos sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. Depois que tiverem assistido ao vídeo, peça para responderem as questões do roteiro de trabalho.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do áudio, promova uma discussão a respeito do que foi ouvido. O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro deve ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade os trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente e as dúvidas discutidas e esclarecidas com os alunos. Você também pode atribuir nota pela participação e envolvimento dos alunos na atividade preparatória.


(SOFTWARE) Qual é a palavra? Os benefícios e os perigos da manipulação genética: um debate ético


  Este software consiste em um jogo para que o aluno treine os conhecimentos adquiridos de forma lúdica. O objetivo é acertar a palavra que responde a dica apresentada, escolhendo uma letra por vez. Para abordar os assuntos indicados neste guia temático, o software irá trazer questões relacionadas às células-tronco, diferenciação celular e DNA recombinante, dentre outras. Por agregar conhecimentos sobre os demais recursos educacionais abordados neste guia, sugerimos que você proponha este jogo como um fechamento do estudo deste eixo temático, quando as possíveis dúvidas já tenham sido esclarecidas. Destacamos que, em virtude da existência de uma variedade de nomes em Biologia, este software pode ser interessante para possibilitar ao aluno o treino dos mesmos, associando-os aos conceitos a que se referem.
Antes de iniciar a exploração do software, distribua aos alunos o roteiro de trabalho. Você pode utilizá-lo da forma como sugerimos, alterá-lo ou criar outro de acordo com suas estratégias didáticas. Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não responderem às perguntas durante a exploração do software, porque isso poderá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, peça para que comecem a jogar. Após explorarem o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos quais palavras eles desconhecem o significado e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do software ser apresentado novamente. Ao final, peça para os estudantes responderem o questionário proposto no roteiro.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do jogo, promova uma discussão: O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro pode ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Sugira que os alunos joguem novamente, pois há perguntas que não são mostradas apenas em uma exploração inicial do software, sendo necessário pelo menos três usos para que todas as questões tenham sido visualizadas.

  • References
    1. ADOLFO , A.; CROZETTAETTA, M.; LAGO, S. (2004). Biologia. Editora IBEP, volume único, 1a edição.
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    5. LAURENCE , J. (2005). Biologia. Editora Nova Geração, volume único, 1a edição.
    6. HARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. (2008). Biologia. Série Brasil. Editora Ática, volume único, 1a edição.
    7. LOPES , S. Biologia. (2008). Editora Saraiva, volume único, 2a edição.
    8. PAULINO , W. (2007). Biologia. Editora Ática, volumes 1, 2 e 3, 20a edição.
    9. SILVA-JÚNIOR, C.; SASSON, S.(2002). Biologia. Editora Saraiva, volumes 1, 2 e 3, 7a edição.
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