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6.3 Aplicações da engenharia genética
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Caro(a) professor(a),

 

  É com grande satisfação que trazemos a você este guia com dicas para a utilização de objetos educacionais. Nossa intenção é ajudá-lo(a) a enriquecer ainda mais seu planejamento didático. Apresentamos algumas ideias que você poderá aproveitar dependendo de sua vontade, de sua proposta de trabalho e das condições existentes em sua escola.

  Os objetos educacionais de Biologia foram produzidos para você e estão organizados em cinco temas estruturadores. Este guia tratará de uma das quatro unidades temáticas que compõem o tema estruturador “Transmissão da vida, ética e manipulação gênica”. Trata-se da unidade “Aplicações da engenharia genética”.
  São cinco os objetos educacionais que desenvolvemos para esta unidade temática. Eles complementarão o seu trabalho realizado com o livro didático. Também indicaremos outros materiais que poderão ser úteis em suas pesquisas sobre o assunto, citados ao longo deste guia.

  Os objetos educacionais são os seguintes:

  1. (Áudio) Ciência em destaque: Células-tronco;
  2. (Áudio) Ciência em destaque: Terapia celular;
  3. (Software) Produção de vacina contra a gripe;
  4. (Software) Produção de insulina humana por bactéria;
  5. (Software) Qual é a palavra? Aplicações da Engenharia Genética.


  Todos esses objetos educacionais podem ser usados por você, professor(a), tanto de forma isolada quanto de forma integrada. Apresentaremos um roteiro com sugestões de uso integrado dos objetos educacionais para o desenvolvimento dos principais conceitos cobertos por esta unidade. Ele pode ser utilizado entre dez e doze aulas de 50 minutos. Também iremos trazer roteiros para o uso isolado de cada objeto educacional, com sugestões detalhadas para o(a) professor(a) que deseja trabalhar com eles de forma independente.
  Você encontrará as sugestões específicas para uso de cada um dos objetos:


  1. Sugestão de uso do áudio “Ciência em destaque: Células tronco”;
  2. Sugestão de uso do áudio “Ciência em destaque: Terapia celular”;
  3. Sugestão de uso do software “Produção de vacina contra a gripe”;
  4. Sugestão de uso do software “Produção de insulina humana por bactéria”;
  5. Sugestão de uso do software “Qual é a palavra”.

 

 

  Professor(a), as sugestões que este guia apresenta não esgotam todas as possibilidades de utilização dos objetos educacionais disponibilizados. Na verdade, é você quem vai decidir sobre a escolha e o momento mais adequado para o uso desses objetos, baseado em sua própria experiência, nas condições que sua escola oferece e nas características de seus alunos. O importante é que você esteja disposto a inseri-los em suas aulas para aprender, aos poucos e na prática, qual metodologia funciona melhor com cada objeto.


Conceitos desta unidade temática:

 

  • Sistema imunológico;
  • Antígenos;
  • Anticorpos;
  • Imunização ativa;
  • Imunização passiva;
  • Células-tronco;
  • Terapia gênica.

As competências e habilidades que poderão ser desenvolvidas são:

 

  • Identificar as técnicas moleculares utilizadas para a detecção precoce de doenças genéticas e seus custos, levantando informações junto a profissionais e
  • serviços de saúde.
  • Identificar o papel da terapia gênica no tratamento de doenças genéticas e seu uso na medicina brasileira, pesquisando textos ou entrevistando profissionais da área.
  • Reconhecer a importância dos testes de DNA nos casos de determinação da paternidade, investigação criminal e identificação de indivíduos.
  • Compreender a natureza dos projetos genomas, especialmente os existentes no país, listando seus objetivos como identificação dos genes, da sequência do DNA e armazenamento dessas informações em bancos de dados.

SUGESTÃO DE ROTEIRO DE USO INTEGRADO DOS RECURSOS


  A unidade “Aplicações da engenharia genética” pode ser desenvolvida com o auxílio de cinco

objetos educacionais. Eles estão publicados separadamente, em respeito à autonomia que você, professor(a), tem para escolher o(s) objeto(s) que considerar mais apropriado(s) para o trabalho que já realiza. Aqui vamos propor o uso integrado dos objetos, que poderão ser baixados e instalados em seu próprio computador ou no da escola. Professor(a), lembramos mais uma vez que a nossa sugestão para o uso integrado dos objetos educacionais é apenas uma dentre várias possibilidades. Na medida em que se sentir mais seguro no uso desses recursos e com a criatividade e conhecimento que você tem, certamente poderá desenvolver muitas outras formas de utilização, que sejam até mais adequadas do que as que estamos propondo.
  Uma possibilidade para começar esta unidade temática é retomar com seus alunos a ação de microorganismos, como vírus e bactérias, pedindo para que listem as principais características desses seres. Quais doenças podem ser causadas por vírus e bactérias? Solicite aos estudantes que mencionem algumas delas. Em seguida, pergunte a eles se eles acreditam que esses seres são sempre patogênicos. Como exemplo de utilização de micro-organismos na promoção da saúde dos seres humanos, converse com a classe sobre a produção de vacinas, explicando a diferença entre imunização ativa e passiva. Na aula seguinte, retome os principais pontos discutidos e solicite que trabalhem com o software “Produção de vacina contra a gripe”, que vai permitir que os alunos façam conexões entre os assuntos tratados até este momento.
  No próximo encontro com a classe, você pode se aprofundar mais a respeito das técnicas de engenharia genética. Se necessário, retome a constituição da molécula de DNA e RNA, bem como o conceito de gene. Não se esqueça de mencionar a ampla gama de áreas que têm se beneficiado das modernas técnicas de engenharia genética, como indústria farmacêutica e agropecuária. Faça um paralelo com a aula anterior, mostrando a utilização da engenharia genética na produção de insulina por bactérias. Não se esqueça de esclarecer com a classe o papel da insulina no organismo, explicando como ela é produzida e quais os prejuízos decorrentes de sua ausência e/ou impossibilidade de entrar adequadamente nas células. Explique o que é diabetes e a necessidade, em determinados casos, de administração diária de injeções de insulina. Após essas e outras explicações que julgar convenientes, permita que os alunos explorem o software “Produção de insulina humana por bactéria”.
  Na aula seguinte, reforce a discussão envolvendo as técnicas de engenharia genética. Que outras aplicações os alunos podem citar? Pergunte se eles já ouviram falar de células-tronco e incentive o debate. Se considerar adequado, você pode planejar uma atividade que consiste na divisão da classe em dois grupos. Um deles deverá ficar responsável por desenvolver argumentos contra a utilização de células-tronco, enquanto o outro precisará se posicionar a favor. Você pode permitir a utilização dos computadores da escola, se houver essa possibilidade. Caso contrário, peça para que os estudantes conversem sobre o tema em grupo, anotando os principais argumentos. Reúna a classe novamente e solicite que os estudantes façam suas colocações, realizando os comentários que julgar necessários, professor(a).

  Relembre os principais pontos discutidos e, na aula seguinte, apresente a eles o sofware “Ciência em Destaque: Células-tronco”. A engenharia genética e sua utilização para o tratamento de doenças também deverá ser o foco da aula seguinte,na qual os alunos poderão trabalhar com o software “Ciência em Destaque: Terapia celular”. Finalize o trabalho deste eixo temático na aula seguinte, apresentando o software “Qual é a palavra?”. Neste, os alunos precisarão reunir todos os conceitos aprendidos, as dificuldades poderão se tornar mais evidentes, ajudando você, professor(a), a retomar os pontos que considerar mal esclarecidos.
  Professor(a), lembramos que os guias são apenas sugestões desenvolvidas com o objetivo de incentivá-lo a utilizar novas mídias em suas aulas. Na medida em que se acostumar a usá-los, você mesmo poderá desenvolver seus próprios roteiros, misturando até mesmo objetos educacionais que alocamos em outras unidades temáticas.



SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA O USO ISOLADO DE CADA OBJETO EDUCACIONAL


(ÁUDIO) Ciência em Destaque: Células Tronco

  Professor(a), este recurso educacional apresenta o conceito de células tronco, detalhando sua obtenção e aplicações. Antes de apresentar o programa à classe, você pode realizar uma atividade introdutória para saber os conhecimentos que eles já possuem sobre o assunto, fazendo as explicações necessárias.
  Considerando a exposição deste tema na mídia, é possível que os alunos já saibam um pouco sobre o assunto. Assim, uma proposta é pedir para que os alunos se dividam em grupo de até quatro alunos. Eles deverão escrever um texto que conceitue células-tronco, explique como elas são obtidas, cite suas aplicações e discuta algumas das principais questões éticas em relação à utilização delas. Explique aos estudantes que eles não devem se preocupar, neste momento, se os conceitos estão certos ou não, mas procurar realizar a
atividade em conjunto.
  É interessante que os estudantes tentem articular os tópicos sugeridos, de maneira que seja construído um texto que faça sentido e que tenha ligação entre as ideias. Esta tarefa, além de ajudar a classe a apreender os conteúdos da disciplina de biologia, também irá ajudá-los a treinar as habilidades de redação. Se for o caso, você pode trazer pequenos trechos de textos, os quais eles tomarão como base para o trabalho. Destaque que estes materiais, caso sejam oferecidos, servirão apenas como coletâneas, não devendo ser copiados.
  Alguns textos podem ser encontrados na internet, nos seguintes endereços:


www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u11307.shtml (acesso em setembro/2010)


www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u378546.shtml (acesso em setembro/2010)


http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL583338-5598,00-SUPREMO+LIBERA+PESQUISAS+COM+CELULASTRONCO+EMBRIONARIAS.html 

(acesso em setembro/2010)


  Em nossa Bibliografia Complementar, professor, também inserimos algumas outras indicações.

  Após esta tarefa, peça para que os alunos entreguem os textos. Se houver tempo, apresente aos alunos o áudio “Ciência em destaque: Células tronco”. Caso contrário, utilize a aula seguinte para isto. Se o áudio for reproduzido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão ouvir claramente o programa. Antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Lembramos que você pode modificá-lo ou adaptá-lo conforme as suas estratégias didáticas, professor(a).
  Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não ficarem respondendo às perguntas durante a reprodução do áudio porque isso irá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro
algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do áudio, evitando fazer interrupções ou comentários.
  Após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos quais palavras eles desconhecem o significado e promova uma discussão a respeito delas.
  É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do programa ser reproduzido novamente.
Sugerimos que deixe os alunos sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. Depois que tiverem ouvido o programa, peça para responderem as questões do roteiro de trabalho.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do áudio, promova uma discussão a respeito do que foi ouvido. O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito?
A correção do roteiro deve ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade os
trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos. Você também pode atribuir nota pela participação dos alunos na atividade preparatória, corrigindo o texto que foi entregue.



(ÁUDIO) Ciência em destaque: terapia celular


  A proposta deste programa é apresentar o conceito de terapia celular, destacando suas aplicações para o tratamento de determinadas doenças. Antes de iniciar o trabalho com este recurso, retome o conceito de DNA, genes, cromossomos, genoma e células-tronco, realizando as explicações necessárias. Como esses conhecimentos podem ser aproveitados pelos cientistas na utilização das técnicas de engenharia genética? Como estas podem ser utilizadas para o tratamento de determinadas doenças? Coloque estes problemas para a classe, professor(a).
  Explique também o que consiste a técnica do DNA recombinante, mencionando a sua importância. Em seguida, diferencie as terapias celulares das terapias gênicas. Conforme os alunos poderão verificar no áudio, as terapias celulares usam a célula como um todo, aproveitando a capacidade regenerativa que as células-tronco têm. Já no caso da terapia gênica é feito principalmente o uso de genes. Sabemos, todavia, que tais técnicas podem ser combinadas.
  Outra ideia é também propor aos alunos uma atividade de pesquisa. Divida a classe em três grupos e, se houver computadores disponíveis na escola, peça para que busquem informações sobre o assunto na internet. Para otimizar a atividade, você pode sugerir tópicos diferentes para cada grupo. Alguns alunos podem ficar responsáveis por explicar o conceito de terapia celular, trazendo dados que contextualizem o seu aparecimento. A história da terapia celular envolve a descoberta de muitas técnicas e pode ser interessante fazer um breve resgate destas. Outro grupo pode reunir dados sobre como a terapia celular é realizada, explicando resumidamente os procedimentos utilizados pelos cientistas.
O grupo seguinte pode abordar as aplicações da terapia celular. Peça para que os alunos, independente do tópico de sua responsabilidade, procurem posicionarse criticamente em relação ao assunto, refletindo sobre o tema. Solicite que escrevam no caderno um resumo do que foi pesquisado e discutido. Acreditamos que essa tarefa possa ser realizada em aproximadamente 20 minutos. Após esse tempo, reúna novamente a classe e peça para que cada grupo conte um pouco do trabalho que realizou. Professor(a), é essencial que você auxilie os alunos a estabelecerem relações entre os conteúdos pesquisados, além de incitar o debate ético. De que forma saúde, tecnologia e ética estão relacionadas? Que riscos e benefícios a humanidade pode obter em decorrência do uso amplidado da terapia celular? Como a sociedade pode posicionar-se e se mobilizar caso discorde das decisões dos governantes?
  Na aula seguinte, retome brevemente as discussões realizadas em classe. Apresente, em seguida, o áudio “Ciência em destaque: terapia celular”. Se o áudio for reproduzido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão ouvir claramente o programa. Antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Lembramos que você pode modificá-lo ou adaptá-lo conforme as suas estratégias didáticas, professor(a).
  Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não ficarem respondendo às perguntas durante a reprodução do áudio porque isso irá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do áudio, evitando fazer interrupções ou comentários. Após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos quais palavras eles desconhecem o significado e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do programa ser reproduzido novamente. Sugerimos que deixe os alunos sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. Depois que tiverem ouvido o programa, peça para responderem as questões do roteiro de trabalho.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do áudio, promova uma discussão a respeito do que foi ouvido. O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro deve ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade os trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente e as dúvidas discutidas e esclarecidas com os alunos. Você também pode atribuir nota pela participação e envolvimento dos alunos na atividade preparatória.



(SOFTWARE) Produção de vacina contra a gripe


  Com auxílio deste software, os alunos poderão compreender como é a produção de vacinas de DNA por meio de técnicas de engenharia genética.   Sugerimos que você, professor(a), inicie o trabalho lembrando seus alunos sobre o modo de ação das vacinas tradicionais e dos mecanismos de resposta do sistema imune. Em seguida, mencione as vantagens da utilização de vacinas de DNA em relação às vacinas clássicas, por exemplo a baixa toxicidade, o menor custo de produção em larga escala, além de vantagens logísticas e de armazenamento, uma vez que o DNA é estável em temperatura ambiente.   Explique também o modo de ação das vacinas de DNA, que envolve administração direta de DNA plasmidiano via intramuscular, capaz de codificar antígenos imunogênicos que irão induzir uma resposta imune celular e humoral.
  Outra ideia, professor(a), é traçar paralelos com conteúdos já aprendidos e retomar algumas doenças causadas por vírus. Em seguida, destaque que a gripe (influenza) é uma infecção do sistema respiratório causada por alguns tipos de vírus da família dos Ortomixovírus. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. Conforme o Ministério da Saúde, a influenza e suas complicações (principalmente as pneumonias) são responsáveis por um grande número de internações hospitalares no país.
  Explique, ainda, as diferenças entre a gripe e o resfriado. Informe que este se caracteriza pela presença de sintomas relacionados ao comprometimento das vias aéreas superiores, como congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, e menos frequentemente mal-estar e cefaleia. O Ministério da Saúde informa que o quadro geralmente é brando, de evolução benigna (2 a 4 dias), mas podem ocorrer complicações como otites, sinusites e bronquites, e quadros graves, de acordo com o agente etiológico em questão. O principal agente causal são os Rhinovírus, além dos vírus Parainfluenza, Coronavírus, Adenovírus e Enterovírus.
  Na aula seguinte, informe que todos irão “colocar a mão na massa” para explorar um software sobre a produção de vacinas de DNA a partir de técnicas de DNA recombinante. Se preferir, antes de iniciar o uso do recurso, trabalhe com os alunos algumas noções básicas de genética molecular, como enzimas de restrição, plasmídios e DNA recombinante.
  Professor(a), lembre-se de que o recurso educacional visa complementar o conteúdo tratado em sala de aula, não substituindo a apresentação dos conceitos essenciais sobre esse tema. Antes de iniciar a exploração do programa, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Você pode utilizá-lo na íntegra ou fazer as adaptações que julgar necessárias, conforme o seu planejamento didático. Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do software.
  Oriente-os para não responderem as perguntas durante a exploração do recurso educacional, porque isso poderá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, peça que iniciem a exploração do recurso, evitando fazer interrupções ou comentários. Após terem observado a animação pela primeira vez, pergunte aos alunos se há alguma dúvida ou palavras que eles desconheçam o significado e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes da animação ser reproduzida novamente. Sugerimos que deixe os alunos se sentarem à vontade para acompanharem melhor o recurso. Depois, peça para responderem as questões do roteiro de trabalho.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do programa, promova uma discussão: O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro pode ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade, o recurso poderá ser explorado novamente; e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.


(SOFTWARE) Produção de insulina humana por bactéria


  Este software é uma simulação da produção de insulina em laboratório, por meio de técnicas de DNA recombinante. Antes da utilização desse software, professor (a), recomendamos que alguns conceitos prévios sejam esclarecidos. Comece perguntando para os alunos se eles conhecem alguém na família que tem algum tipo de diabetes. Questione-os também sobre o controle do nível de açúcar no sangue, se sabem como é feito, se há algum sintoma e se existe tratamento. Relembre que a glicose é uma das substâncias capazes de fornecer a energia às células, sendo obtida a partir da digestão de carboidratos. Em uma pessoa normal em jejum, sabemos que a concentração de glicose no sangue encontra-se na faixa de 80 e 90 mg/dl de sangue. Na primeira hora após a refeição, essa concentração aumenta para 120-140 mg/dl de sangue e duas horas após a absorção dos carboidratos no intestino delgado ela retorna aos níveis anteriores. Mas para que a glicose consiga penetrar nas células, ser aproveitada no metabolismo celular e armazenada, é necessária a ação do hormônio insulina. Ele é produzido pelo pâncreas: quando sua quantidade é insuficiente (por descruição das células produtoras de insulina, por exemplo), o corpo não pode utilizar ou armazenar o açúcar convenientemente, fazendo com que o sangue fique hiperglicêmico, ou seja, com excesso de glicose. Este quadro configura uma doença conhecida como Diabetes mellitus (tipo 1), na qual o indivíduo pode necessitar de aplicação diária de injeções de insulina.
  Ao fazer tais explicações, professor(a), recomendamos que você mostre aos alunos a localização do pâncreas no organismo humano, com auxílio de slides ou desenhos. Mencione que o advento da engenharia genética trouxe a tecnologia da insulina recombinante, cuja produção em larga escala é mais vantajosa do que a da insulina comum. Este método utiliza bactérias ou leveduras como fábricas de hormônio, com o gene para a insulina humana inserido no DNA plasmidial bacteriano.
  Se houver tempo hábil nesta aula, informe que todos irão explorar um software sobre este assunto. Caso contrário, apresente-o na aula seguinte. Professor(a), lembre-se de que o recurso educacional visa complementar o conteúdo tratado em sala de aula, não substituindo a apresentação dos conceitos essenciais sobre esse tema.
  Antes de iniciar a exploração do programa, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Professor(a), você pode utilizá-lo na íntegra ou fazer as adaptações que julgar necessárias, conforme o seu planejamento didático. Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do software.
  Oriente-os para não responderem as perguntas durante a exploração do recurso educacional, porque isso poderá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, peça que iniciem a exploração do recurso, evitando fazer interrupções ou comentários. Após observar a animação pela primeira vez, pergunte aos alunos se há alguma dúvida ou palavras eles desconhecem o significado e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes da animação ser reproduzida novamente. Sugerimos que deixe os alunos se sentarem à vontade para acompanharem melhor o recurso. Depois, peça para responderem as questões do roteiro de trabalho.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do programa, promova uma discussão: O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro pode ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade, o recurso poderá ser explorado novamente; e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.


(SOFTWARE) Qual é a palavra? Aplicações da Engenharia Genética


  Este software consiste em um jogo para que o aluno treine os conhecimentos adquiridos de forma lúdica.
  O objetivo é acertar a palavra que responde a dica apresentada, escolhendo uma letra por vez. Para abordar os assuntos indicados neste guia temático, o software irá trazer questões relacionadas à imunização ativa e passiva, DNA recombinante, células-tronco, terapia genética e anticorpos, dentre outras. Por agregar conhecimentos sobre os demais recursos educacionais abordados neste guia, sugerimos que você proponha este jogo como um fechamento do estudo deste eixo temático, quando as possíveis dúvidas já tenham sido esclarecidas. Destacamos que, em virtude da existência de uma variedade de nomes em Biologia, este software pode ser interessante para possibilitar ao aluno o treino dos mesmos, associando-os aos conceitos a que se referem.
  Antes de iniciar a exploração do software, distribua aos alunos o roteiro de trabalho. Você pode utilizá-lo da forma como sugerimos, alterá-lo ou criar outro de acordo com suas estratégias didáticas. Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não responderem às perguntas durante a exploração do software, porque isso poderá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, peça para que comecem a jogar. Após explorarem o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos quais palavras eles desconhecem o significado e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados. Ao final, peça para os estudantes responderem o questionário proposto no roteiro.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do jogo, promova uma discussão: O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro pode ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Sugira que os alunos joguem novamente, pois há perguntas que não são mostradas apenas em uma exploração inicial do software, sendo necessário pelo menos três usos para que todas as questões tenham sido visualizadas.

  • References
    1. ADOLFO , A.; CROZETTAETTA, M.; LAGO, S. (2004). Biologia. Editora IBEP, volume único, 1a edição.
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    6. LINHARES , S.; GEWANDSZNAJDER, F. (2008). Biologia. Série Brasil. Editora Ática, volume único, 1a edição.
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    9. SILVA-JÚNIOR, C.; SASSON, S.(2002). Biologia. Editora Saraiva, volumes 1, 2 e 3, 7a edição.
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