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5.1 O que é saúde?
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Caro(a) professor(a),


É com grande satisfação que trazemos a você este guia com dicas para a utilização de objetos educacionais. Nossa intenção é ajudá-lo(a) a enriquecer ainda mais seu planejamento didático. Apresentamos algumas deias que você poderá aproveitar dependendo de sua vontade, de sua proposta de trabalho e das condições existentes em sua escola.

Os objetos educacionais de Biologia foram produzidos para você e estão organizados em seis temas estruturadores. Este guia tratará de uma das quatro unidades temáticas que compõem o tema estruturador "Qualidade de vida das populações humanas”. Trata-se da unidade “O que é saúde?”.

São cinco os objetos educacionais que desenvolvemos para esta unidade temática. Eles complementarão o seu trabalho, realizado com o livro didático. Também indicaremos outros materiais que poderão ser úteis em suas pesquisas sobre o assunto, citados ao longo deste guia. Os objetos educacionais da unidade temática “A origem da diversidade” são os seguintes:


 

  1. (Áudio) Série Saúde: Homem, ambiente e qualidade de vida;
  2. (Áudio) Série Saúde: Qualidade da água, qualidade de vida;
  3. (Áudio) Ciência em Destaque: Saneamento básico;
  4. (Vídeo) Videoclipe: Água saneamento e qualidade de vida;
  5. (Software) Qual é a palavra? O que é saúde?

 


Todos esses objetos educacionais podem ser usados por você, professor(a), tanto de forma isolada quanto de forma integrada. Apresentaremos um roteiro com sugestões de uso integrado dos objetos educacionais para o desenvolvimento dos principais conceitos cobertos por esta unidade. Ele pode ser utilizado entre dez e doze aulas de 50 minutos.

Também apresentamos, neste guia, roteiros para o uso isolado de cada objeto educacional, com sugestões detalhadas para o(a) professor(a) que deseja usá-los de forma independente. Você encontrará as sugestões específicas para trabalhar com cada um dos objetos:


 

  1. Sugestão de uso do áudio “Série Saúde: Homem, ambiente e qualidade de vida”;
  2. Sugestão de uso do áudio “Série Saúde:Qualidade da água, qualidade de vida”;
  3. Sugestão de uso do áudio “Ciência em Destaque: Saneamento básico”;
  4. Sugestão de uso do vídeo “Videoclipe: Água saneamento e qualidade de vida”;
  5. Sugestão de uso do software “Qual é a palavra? O que é saúde?”.

 


Professor(a), as sugestões que este guia apresenta não esgotam todas as possibilidades de utilização dos objetos educacionais disponibilizados. Na verdade, é você quem vai decidir sobre a escolha e o momento mais adequado para o uso desses objetos, baseado em sua própria experiência, nas condições que sua escola oferece e nas características de seus alunos. O importante é que você esteja disposto a inseri-los em suas aulas para aprender, aos poucos e na prática, qual metodologia funciona melhor com cada objeto.

 

Conceitos desta unidade temática:

 

  • Saneamento básico;
  • Poluição ambiental;
  • Processo saúde-doença;
  • Ações do homem no meio ambiente;
  • Desigualdade social.

 

 

As competências e habilidades que poderão ser desenvolvidas são:

 

Diante de índices de desenvolvimento humano e de indicadores de saúde pública, como os referentes à natalidade, esperança de vida ao nascer, mortalidade, longevidade, doenças infecto-contagiosas, nutrição, renda, escolaridade, condições de saneamento, moradia, acesso aos serviços voltados para a promoção e a recuperação da saúde:

 

  • Relacionar as condições sócio-econômicas com a qualidade de vida das populações humanas de diferentes regiões do globo;
  • Elaborar tabelas e gráficos mostrando a correlação entre certos indicadores como mortalidade infantil e escolaridade dos pais, ou níveis de renda e incidência de doenças infecto-contagiosas;
  • Construir a noção de saúde levando em conta os condicionantes biológicos como sexo, idade, fatores genéticos e os condicionantes sociais, econômicos, ambientais e culturais como nível de renda, escolaridade, estilos de vida, estado nutricional, possibilidade de lazer, qualidade do transporte, condições de saneamento.

 

SUGESTÃO DE ROTEIRO DE USO DOS RECURSOS


A unidade “O que é saúde” pode ser desenvolvida com o auxílio de cinco objetos educacionais. Eles estão publicados separadamente, em respeito à autonomia que você, professor(a), tem para escolher o(s) objeto(s) que considerar mais apropriado(s) para o trabalho que já realiza.

Aqui vamos propor o uso integrado dos objetos, que poderão ser baixados e instalados em seu próprio computador ou no da escola. Professor(a), lembramos mais uma vez que a nossa sugestão para o uso integrado dos objetos educacionais é apenas uma dentre várias possibilidades. Na medida em que se sentir mais seguro no uso desses recursos, e com a criatividade e conhecimento que você tem, certamente poderá desenvolver muitas outras formas de utilização, que sejam até mais adequadas do que as que estamos propondo.

Uma possibilidade para começar esta unidade temática é pedir que os alunos se reúnam em grupos compostos por quatro a cinco alunos. Escreva na lousa as seguintes questões (ou outras que você julgar mais adequadas conforme o seu planejamento didático): “1-O que é saúde? 2-O que você entende por qualidade de vida? 3-O que é saneamento básico? 4-Qual é a importância do tratamento de água e esgoto?”. Explique para os estudantes que, neste momento, eles não devem se preocupar se suas respostas estão certas ou erradas, mas sim se concentrarem em reunir os conhecimentos que possuem para poder respondê-las. Depois, solicite que entreguem as respostas. Troque o conteúdo escrito entre os grupos, pedindo para que leiam as respostas de seus colegas. Faça os comentários que julgar necessário, professor(a), esclarecendo conceitos e complementando- os. Os alunos notaram semelhanças entre as respostas? Que diferenças puderam ser verificadas? Após essa atividade, apresente o áudio “Ciência em Destaque: Saneamento básico”, que possibilitará aos alunos refletirem sobre suas próprias respostas, complementando-as.

Na aula seguinte, retome as discussões da aula anterior.Procure esclarecer o papel do homem no meio ambiente, demonstrando que suas ações são responsáveis por alguns problemas que vivemos atualmente. Recorde-os sobre o que é chuva ácida e como ela ocorre. Destaque, ainda, a ocorrência do fenômeno de inversão térmica, que acontece no inverno e é responsável por muitos problemas respiratórios, principalmente nas grandes metrópoles.

Reflita sobre o conceito de Sustentabilidade e o que ele significa. Será que os alunos têm noções de atividades cotidianas que podem ajudar a preservar o meio ambiente? Na escola é feita a reciclagem? Os alunos utilizam papéis reciclados? Peça para que os alunos prestem atenção se na comunidade são tomadas algumas medidas semelhantes. Eles conhecem pessoas que desperdiçam água, lavando quintais desnecessariamente, por exemplo? Quanto tempo eles levam para tomar banho? 

Traga dados a respeito, professor(a), que podem ser obtidos com o auxílio dos materiais indicados em nossa Bibliografia Complementar. Nas aulas seguintes continue a desenvolver o assunto, utilizando o áudio “Série Saúde: Homem, ambiente e qualidade de vida” e, na aula posterior, o áudio “Série Saúde: Qualidade da água, qualidade de vida”.

Após os estudantes já terem sanado suas dúvidas e reunido informações importantes para desenvolverem senso crítico a respeito do assunto, questione-os sobre como tudo isso está relacionado à distribuição de renda. Habitações ilegais, acesso limitado aos serviços de saneamento básico e outros problemas ainda são realidade em nosso país. Apresente o vídeo “Água, saneamento e qualidade de vida” para complementar essa discussão.

Na aula seguinte, finalize este eixo temático oferecendo aos estudantes o software “Qual é a palavra? O que é saúde”, em que os alunos precisarão recordar tudo o que foi estudado e as dificuldades poderão se tornar mais evidentes, ajudando você, professor(a), a retomar os pontos que considerar mal esclarecidos.

 

SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA O USO ISOLADO DE CADA OBJETO EDUCACIONAL

 

(ÁUDIO) CIÊNCIA EM DESTAQUE: SANEAMENTO BÁSICO

 

Professor(a), este programa de áudio pretende estimular nos estudantes a discussão acerca do processo de saúde-doença, possibilitando estabelecer relações entre a distribuição desigual da renda e o acesso aos serviços de saneamento básico. Foca, principalmente,a importância do tratamento de água e esgoto para a qualidade de vida dos cidadãos. 

Para começar o trabalho com este assunto, você pode perguntar aos seus alunos o que eles consideram saúde e o que pensam ser doença. Será a saúde apenas a ausência de doença? Qual a relação entre a saúde e a tão conhecida “qualidade de vida”? O que se pode chamar de "qualidade de vida?".

Explique que a doença, principalmente durante a Idade Média, assumiu um caráter sobrenatural, sendo encarada como um castigo dos deuses. No século XVIII, tornou-se bastante popular a “teoria dos miasmas”, que pregava que as doenças eram causadas por cheiros de coisas estragadas e podres. 

Nesta época, não havia preocupação com a transmissão de doenças por insetos, ratos ou outros animais. Além disso, não se tinha ideia de que a água pudesse onter micro-organismos patogênicos, como se sabe hoje. Tais conhecimentos vieram com os estudos de Louis Pasteur, na França, com a descoberta dos micróbios (vírus e bactérias) e do agente etiológico, ou seja, aquele que causa a doença. Depois de fazer tais observações, questione a classe sobre o conceito de saneamento básico. O que ele significa? Todos os municípios brasileiros têm acesso ao saneamento básico? Quais são as consequências de um saneamento inadequado? Qual a relação entre a qualidade de vida e o saneamento básico? Se houver tempo, diga aos alunos que eles complementarão essas discussões com auxílio do áudio “Ciência em Destaque: Saneamento básico”. Caso o tempo seja insuficiente, apresente o programa na aula seguinte, retomando antes os pontos-chave discutidos anteriormente.

Se o áudio for reproduzido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão ouvir o programa. Antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Lembramos que você pode adaptá-lo ou modificá-lo conforme as suas estratégias didáticas, professor(a).

Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não ficarem respondendo às perguntas durante a reprodução do áudio porque isso irá atrapalhá-los.

Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do áudio, evitando fazer interrupções ou comentários. Após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos quais palavras eles desconhecem o significado e promova uma discussão a respeito delas.

É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do programa ser reproduzido novamente. Sugerimos que deixe os alunos se sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. Depois que tiverem ouvido, peça-os para responder às questões do roteiro de trabalho.


AVALIAÇÃO


Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do áudio, promova uma discussão a respeito do que foi ouvido. O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro deve ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade os trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.

 

(ÁUDIO) SÉRIE SAÚDE: HOMEM, AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA


Apesar do homem estar inserido no meio ambiente e fazer parte dele, durante muito tempo a humanidade não se deu conta das consequências da exploração desenfreada dos recursos naturais. Sabemos que alguns podem ser renovados pela ação da natureza, como a energia solar e eólica, mas existem outros que não podem ser repostos, como o carvão, o petróleo e vários minerais. Em busca de combustíveis que atendessem à necessidade crescente de energia, o homem interferiu nos ecossistemas de maneira irresponsável e a poluição afetou o equilíbrio ambiental. Como consequência, os próprios seres humanos foram atingidos, afetando a nossa qualidade de vida.

Professor(a), sugerimos que você desenvolva este assunto em sala de aula antes de iniciar a reprodução do áudio. Uma ideia é trazer algumas reportagens para os alunos discutirem em sala de aula. Você pode utilizar, por exemplo, os seguintes textos:


“Poluição muda a Amazônia, diz pesquisa” (disponível em: www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2004/03/040310_natureamt.shtml - acesso em fevereiro/2011);

 

“Poluição atmosférica influencia em problemas na gravidez” (disponível em: http://www.usp.br/agen/?p=15947 - acesso em fevereiro/2011);

 

“Poluição do ar afeta quase metade da população” (disponível em: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI531638-EI306,00.html - acesso em fevereiro/2011);

 

“Enchentes podem levar poluição tóxica para a Alemanha” (disponível em: www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/020820_poluicaocg.shtml - acesso em fevereiro/2011).

 

Se desejar, selecione outros materiais que possam estimular um debate em sala de aula, professor(a).

Verifique em nossa Bibliografia complementar sugestões que podem lhe dar outras ideias para isso. Você pode dividir os alunos em grupos e distribuir um texto para cada, pedindo para que leiam, façam um resumo de cinco linhas e tentem responder à seguinte questão: “Qual a relação entre homem, meio ambiente e qualidade de vida?”. Depois, reúna a classe e solicite que cada grupo apresente o trabalho realizado. 

Se houver tempo, diga aos alunos que eles complementarão essas discussões com auxílio do áudio “Série Saúde: Homem, ambiente e qualidade de vida”. Caso o tempo hábil seja insuficiente, apresente o programa naaula seguinte, retomando antes os pontos-chave discutidos anteriormente.

Se o áudio for reproduzido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão ouvir o programa. Antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o alunoLembramos que você pode adaptá-lo ou modificá-lo conforme as suas estratégias didáticas, professor(a).

 

Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não ficarem respondendo às perguntas durante a reprodução do áudio porque isso irá atrapalhá-los.

Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do áudio, evitando fazer interrupções ou comentários. Após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos quais palavras eles desconhecem o significado e promova uma discussão a respeito delas.

É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do programa ser reproduzido novamente. Sugerimos que deixe os alunos se sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. Depois que tiverem ouvido, peça-os para responder às questões do roteiro de trabalho.

 

AVALIAÇÃO

Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do áudio, promova uma discussão a respeito do que foi ouvido. O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro deve ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade os trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.

 

 

(ÁUDIO) SÉRIE SAÚDE: QUALIDADE DA ÁGUA, QUALIDADE DE VIDA


A proposta deste áudio, professor(a), é fazer com que o aluno compreenda como a qualidade da água pode interferir na qualidade de nossas vidas. Espera-se, ao longo deste trabalho, que os estudantes compreendam a necessidade do uso racional da água e conheçam iniciativas para preservá-la em seu cotidiano.

Por que será que a água é importante para os seres vivos? Onde ela pode ser encontrada? Há fontes inesgotáveis de água potável? Se o nosso planeta é constituído por 3/4 de água, quais as razões para se afirmar a possível escassez desse recurso? Proponha essas questões em sala de aula, estimulando os estudantes a pensarem a respeito. 97,5% da água do planeta é salgada, ou seja, apenas 2,5% da água é apropriada para consumo humano.

Mencione à classe que existem técnicas de dessalinização, que transformam a água do mar em água potável. Países do Oriente Médio e da África, onde a disponibilidade de água é escassa, utilizam essa técnica.

O grande dilema, contudo, é o líquido com alta concentração de sais que sobra deste processo, pois seu descarte tanto no solo quanto em ambientes de água doce pode causar a morte de várias espécies animais e vegetais.

Aprofunde-se um pouco sobre as características físicas da água, recordando a sua fórmula molecular (H2O), sua atuação como solvente universal e a polaridade da molécula. Faça paralelos com os conteúdos aprendidos na disciplina de Química, se julgar interessante. Destaque por que a água é essencial para a manutenção dos organismos, frisando que no homem a água representa aproximadamente 60% de sua massa corporal, Traga exemplos de reações que acontecem na presença da água, como reação de hidrólise, por exemplo. 

Assim, que os alunos compreenderem a importância deste líquido para as funções vitais, relembre os estudantes que o acesso à água está relacionado à conflitos políticos, sendo um dos principais problemas enfrentados, por exemplo, no Oriente Médio. Você pode buscar na internet reportagens que tragam dados complementares, como esta: “Palestinos e israelenses travam guerra silenciosa por água” (www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/030616_palestinabg.shtml - acesso em fevereiro/2011) e “Disputa por água pode causar guerra no Oriente Médio” (disponível em: www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2002/021016_iraquecb.shtmlacesso em fevereiro/2011).

No entanto, não basta ter acesso à água, mas é preciso garantir que ela apresente as condições necessárias para ser consumida. A contaminação por esgotos, lixo e outros poluentes, por exemplo, pode causar uma série de doenças nos homens e outros animais. Pode haver prejuízos através da ingestão direta, ingestão de alimentos, uso na higiene pessoal e no lazer, na agricultura e na indústria. Traga exemplos de doenças que são transmitidas pela ingestão de água e alimentos contaminados e estão associadas às más condições de saneamento básico, como o cólera e a amebíase.

Se houver tempo, diga aos alunos que eles complementarão essas discussões com auxílio do áudio “Série Saúde: Qualidade da água, qualidade de vida”. Caso o tempo hábil seja insuficiente, apresente o programa na aula seguinte, retomando antes os pontos-chave discutidos anteriormente.

Se o áudio for reproduzido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão ouvir o programa. Antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o alunoLembramos que você pode adaptá-lo ou modificá-lo conforme as suas estratégias didáticas, professor(a)!

 

Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não ficarem respondendo às perguntas durante a reprodução do áudio porque isso irá atrapalhá-los.

Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do áudio, evitando fazer interrupções ou comentários. Após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos quais palavras eles desconhecem o significado e promova uma discussão a respeito delas.

É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do programa ser reproduzido novamente. Sugerimos que deixe os alunos se sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. Depois que tiverem ouvido, peça-os para responder às questões do roteiro de trabalho.

 

AVALIAÇÃO


Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do áudio, promova uma discussão a respeito do que foi ouvido. O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro deve ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade os trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.

 

 

(VÍDEO) VIDEOCLIPE: ÁGUA, SANEAMENTO E QUALIDADE DE VIDA

 

Apesar de todo mundo já ter ouvido falar de “saneamento”, será que os estudantes sabem o que ele significa? Antes de apresentar este video à classe, professor(a), pergunte a seus alunos o que eles entendem por esse conceito. Vá escrevendo as respostas na lousa, para poder retomá-las depois, fazendo as explicações necessárias.

Após os estudantes se manifestarem, explique que se entende por saneamento básico o conjunto de medidas e obras que visam promover a saúde pública, por base em ações que permitam a conservação do meio ambiente. Ele está relacionado ao abastecimento de água e ao tratamento e disposição dos esgotos, além de limpeza e drenagem urbana e coleta de lixo. Combater os mosquitos, ratos e outros vetores de doenças também são ações estabelecidas. Por que essas ações são necessárias? Questione os estudantes sobre a importância dessas medidas e as consequências negativas que a ausência delas pode trazer para a saúde da população. 

Aprofunde-se mais na questão do tratamento, distribuição e qualidade da água própria para consumo humano. Se houver acesso à internet, peça para que os alunos consultem o site da Sabesp (http://site.sabesp.com.br), empresa responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 366 municípios do Estado de São Paulo. Nele constam informações bastante didáticas e interessantes, que podem ser exploradas pelos estudantes. 

Você também pode pedir que os alunos façam pesquisas no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (www.ibge.gov.br). Sugira que verifiquem a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (disponível em: www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pnsb/default.shtm - acesso em fevereiro/2011). No link “tabelas”, é possível encontrar dados sobre o acesso a abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana, limpeza urbana e coleta de lixo. O que é possível concluir com base nesses números? Quais são os Estados com os menores índices? Por que existem diferenças? Qual é o tipo de saneamento que parece mais precário? Estimule essa e outras reflexões, professor(a). Neste link (www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/27032002pnsb.shtm - acesso em fevereiro/2011) é possível encontrar uma breve análise da pesquisa em questão, o que pode ajudar os estudantes a refletirem sobre as tabelas visualizadas. A interpretação de dados em tabelas é uma tarefa importante para os estudantes, que irão auxiliá-los também em outras disciplinas, professor(a). Outra ideia é trabalhar antes com o experimento “Tratamento de água”, cuja sugestão de uso está inserida no guia “Saúde ambiental”, que também faz parte do eixo temático “Qualidade de vida das populações humanas”, professor(a).

Se houver tempo, diga aos alunos que eles complementarão essas discussões com auxílio do vídeo “Videoclipe: Água, saneamento e qualidade de vida”. Caso o tempo hábil seja insuficiente, apresente o programa na aula seguinte, retomando antes os pontos-chave discutidos anteriormente. Antes de iniciar a exibição, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o alunoLembramos que você pode adaptá-lo ou modificá-lo conforme as suas estratégias didáticas, professor(a).

 

Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não ficarem respondendo as perguntas durante a reprodução do vídeo, porque isso irá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do programa, evitando fazer interrupções ou comentários. Após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos quais palavras eles desconhecem o significado e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do programa ser reproduzido novamente. Sugerimos que deixe os alunos se sentarem à vontade para acompanharem melhor o vídeo. Depois que tiverem ouvido o recurso, peça para responderem às questões do roteiro de trabalho. 


AVALIAÇÃO


Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do vídeo, promova uma discussão a respeito do que foi assistido. O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro deve ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade os trechos do vídeo poderão ser vistos novamente e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.

 

(SOFTWARE) QUAL É A PALAVRA? O QUE É SAÚDE?


Este software consiste em um jogo para que o aluno treine, de forma lúdica, os conhecimentos adquiridos. O objetivo é acertar a palavra que corresponde à dica apresentada, escolhendo uma letra por vez. Para abordar os assuntos indicados neste guia temático, o software irá trazer questões relacionadas às várias formas de poluição, etapas do tratamento de água e doenças transmitidas por água contaminada. Por agregar conhecimentos sobre os demais recursos educacionacionais abordados neste guia, sugerimos que você proponha este jogo como um fechamento do estudo deste eixo temático, quando as possíveis dúvidas já tenham sido esclarecidas. Destacamos que, em virtude da existência de uma variedade de nomes em Biologia, este software pode ser interessante para possibilitar ao aluno o treino dos mesmos, associando-os aos conceitos a que se referem.

Antes de iniciar a exploração do software, distribua aos alunos o roteiro de trabalho. Você pode utilizá-lo da forma como sugerimos, alterá-lo ou criar outro de acordo com suas estratégias didáticas. Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não responderem às perguntas durante a exploração do software, porque isso poderá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, peça para que comecem a jogar. Após explorarem o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos quais palavras eles desconhecem o significado e promova uma discussão a respeito delas. Ao final, peça para os estudantes responderem ao questionário proposto no roteiro.


AVALIAÇÃO


Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do jogo, promova uma discussão: O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro pode ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas.

Há respostas diferentes? Em que diferem? Sugira que os alunos joguem novamente, pois há perguntas que não são mostradas apenas em uma exploração inicial do software, sendo necessário pelo menos três usos para que todas as questões tenham sido visualizadas.

  • References
    1. Adolfo, A.; Crozetta, M.; Lago, S. (2004). Biologia. Editora IBEP, volume único, 1a edição.
    2. Amabis, J. M.; Martho, G.R. (2004). Biologia das células; Biologia dos organismos; Biologia das populações. Editora Moderna, volumes 1, 2 e 3, 2a edição.
    3. Favaretto, J. A.; MercadanTe, C. (2003). Biologia. Editora Moderna, volume único, 2a edição.
    4. Frota-Pessoa, O. (2001). Os Caminhos da vida I,II e III - Biologia no Ensino Médio. Editora Scipione.
    5. Laurence, J. (2005). Biologia. Editora nova Geração, volume único, 1a edição.
    6. Linhares, S.; Gewandsznajder, R. (2008). Biologia. série Brasil. Editora Ática, volume único, 1a edição.
    7. Lopes, S. Biologia. (2008). Editora Saraiva, volume único, 2a edição.
    8. Paulino, W. (2007). Biologia. Editora Ática, volumes 1, 2 e 3, 20a edição.
    9. Silva-Júnior, C.; Sasson, S.(2002). Biologia. Editora Saraiva, volumes 1, 2 e 3, 7a Edição.
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