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5.3 As agressões à saúde das populações
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Caro(a) professor(a),


  É com grande satisfação que trazemos a você este guia com dicas para a utilização de objetos educacionais. Nossa intenção é ajudá-lo(a) a enriquecer ainda mais seu planejamento didático. Apresentamos algumas ideias que você poderá aproveitar dependendo de sua vontade, de sua proposta de trabalho e das condições existentes em sua escola. Os objetos educacionais de Biologia foram produzidos para você e estão organizados em seis temas estruturadores. Este guia tratará de uma das quatro unidades temáticas que compõem o tema estruturador "Qualidade de vida das populações humanas”. Trata-se da unidade “As agressões à saúde das populações”.  São sete os objetos educacionais que desenvolvemos para esta unidade temática. eles complementarão o seu trabalho, realizado com o livro didático. Também indicaremos outros materiais que poderão ser úteis em suas pesquisas sobre o assunto, citados ao longo deste guia. Os objetos educacionais da unidade temática “A origem da diversidade” são os seguintes:

 

 

  1. (Áudio) Saúde: doenças infecciosas;
  2. (Áudio) Saúde: Zoonoses em animais domésticos;
  3. (Áudio) Saúde: alergias;
  4. (Áudio) Saúde: anabolizantes;
  5. (Áudio) Saúde: gravidez na adolescência;
  6. (Áudio) Ciência em Destaque: Epidemias;
  7. (Software) Qual é a palavra? As agressões à saúde das populações.

 

  Todos esses objetos educacionais podem ser usados por você, professor(a), tanto de forma isolada quanto de forma integrada. Apresentamos um roteiro com sugestões de uso integrado dos objetos educacionais para o desenvolvimento dos prin- cipais conceitos cobertos por esta unidade. Ele pode ser utilizado entre dez e doze aulas de 50 minutos. Também apresentamos, neste guia, roteiros para o uso isolado de cada objeto educacional, com sugestões detalhadas para o(a) professor(a) que deseja usá-los de forma independente. Você encontrará as sugestões específicas para trabalhar com cada um dos objetos:


 

  1. Sugestão de uso do áudio “saúde: doenças infecciosas”;
  2. Sugestão de uso do áudio “saúde: Zoonoses em animais domésticos”;
  3. Sugestão de uso do áudio “saúde: alergias”;
  4. Sugestão de uso do áudio “saúde: anabolizantes”;
  5. Sugestão de uso do áudio “gravidez na adolescência”;
  6. Sugestão de uso do áudio “Ciência em destaque: epidemias”;
  7. Sugestão de uso do software “Qual é a palavra? as agressões à saúde das populações”.

 

  Professor(a), as sugestões que este guia apresenta não esgotam todas as possibilidades de utilização dos objetos educacionais disponibilizados. Na verdade, é você quem vai decidir sobre a escolha e o momento mais adequado para o uso desses objetos, baseado em sua própria experiência, nas condições que sua escola oferece e nas características de seus alunos. o importante é que você esteja disposto a inseri-los em suas aulas para aprender, aos poucos e na prática, qual metodologia funciona melhor com cada objeto.


Conceitos desta unidade temática:


     •
Homeostase;
     • Sistema nervoso;
     • Sistema imunológico;
     • Sistema endócrino;
     • Sistema digestivo;
     • Sistema reprodutor;
     • Zoonoses;
     • Aspectos psicológicos e biológicos da gravidez precoce.


As competências e habilidades que poderão ser desenvolvidas são:

 

 

  • Identificar, a partir da análise de dados, as principais doenças que afetam a população brasileira considerando idade, sexo, nível de renda.
  • Distinguir, entre as principais doenças identificadas, as infecto-contagiosas e parasitárias, as degenerativas, as ocupacionais, as carenciais, as sexualmente transmissíveis (DSTs) e as provocadas por toxinas ambientais.
  • Realizar uma pesquisa bibliográfica para identificar as principais medidas preventivas para essas doenças.
  • Elaborar explicações para os dados a respeito da evolução, na última década, em particular no Brasil, da incidência das DSTs, particularmente a aids, entre homens e mulheres de diferentes faixas etárias.
  • Escolher medidas que representem cuidados com o próprio corpo e promovam a saúde sexual e reprodutiva dos indivíduos.
  • Discutir os riscos da gravidez na adolescência e as formas de preveni-la, a partir da análise de dados.
  • Levantar dados sobre as condições da previdência social e nível de emprego nas diferentes regiões
  • brasileiras na última década, e propor um debate sobre essas condições e possíveis medidas para transformá-las, em que os alunos participantes representem o posicionamento de diferentes lideranças.

 

Sugestão de Roteiro de uso dos Recursos


  A unidade “as agressões à saúde das populações” pode ser desenvolvida com o auxílio de oito objetos educacionais. Eles estão publicados separadamente em respeito à autonomia que você, professor(a), tem para escolher o(s) objeto(s) que considerar mais apropriado(s) para o trabalho que já realiza.
  Aqui vamos propor o uso integrado dos objetos, que poderão ser baixados e instalados em seu próprio computador ou no da escola. professor(a), lembramos mais uma vez que a nossa sugestão para o uso integrado dos objetos educacionais é apenas uma dentre várias pos- sibilidades. Na medida em que se sentir mais seguro no uso desses recursos e com a criatividade e conhecimento que você tem, certamente poderá desenvolver muitas outras formas de utilização, que sejam até mais adequadas do que a que estamos propondo.
  Uma possibilidade para começar esta unidade temática é ter uma conversa inicial com os seus alunos para conhecer o que eles sabem sobre o sistema imunológi- co humano. recorde os principais órgãos do sistema imunitário, o conceito de antígeno e anticorpo e a importância dos linfócitos T e B nesse processo. Você também pode aproveitar para frisar a questão da imunização ativa e passiva, destacando suas diferenças. após essa exposição, trabalhe com o áudio “série saúde: doenças infecciosas”. Na aula seguinte, resgate alguns conceitos tratados e utilize o áudio “série saúde: aler- gias”, que também envolverá a atuação dos anticorpos em nosso organismo.

  Nas próximas duas aulas, você poderá abordar as diferenças entre endemias e epidemias, discutindo al- gumas doenças endêmicas e epidêmicas e as medidas essenciais para combatê-las. apresente, então, o áudio “Ciência em destaque: epidemias”. se julgar adequa- do, traga reportagems veiculadas na mídia a respeito dessas patologias.

  Considerando o conceito de saúde como bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de cien- ças, você pode discutir a importância de hábitos saudá- veis, como a prática da atividade física e da alimentação balanceada, uma vez que a obesidade e o sedentarismo têm atingido um número crescente de jovens. Explique por que os exercícios físicos podem ajudar o organismo na prevenção de doenças cardiovasculares, como hipertensão, por exemplo. Destaque a necessidade de controlar a ingestão de gorduras, de bebidas alcóolicas e o consumo do tabaco. Na Bibliografia Complementar você tem à sua disposição sugestões de materiais que podem lhe ajudar a desenvolver esse tema, se for do seu interesse.

  A alimentação desequilibrada, aliada ao sedentarismo, ao trânsito e outros fatores do cotidiano contribuem para o aparecimento de quadros de estresse. Mais do que um aparente desequilíbrio psicológico, é importante que os alunos compreendam os processos orgânicos envolvidos em situações estressantes. Trabalhe com os conceitos de sistema nervoso, explicando a atuação do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal. Na aula seguinte, explique aos estudantes que as doenças que acometem os seres huma- nos podem estar relacionada a outros animais também. Trabalhe com o conceito de zoonose, levantando as principais. Frise a conceituação de vetor, hospedeiro intermediário, definitivo, agente etiológico, sintomas e tratamento de cada uma delas. peça para que os estudantes elaborem quadros que podem ser consultados de forma prática, contribuindo para a memorização. utilize, então, o áudio “série saúde: Zoonoses em animais domésticos”.

  Após o término dessa primeira etapa, professor(a), acreditamos que seja interessante dedicar as duas aulas seguintes ao trabalho com áudios que estão profundamente relacionados à conscientização dos estudan- tes. o primeiro (“série saúde: anabolizantes”) detalha a ação dessas substâncias no organismo, reforçando os perigos do uso das mesmas. Faça associação com eventos esportivos, unindo os conhecimentos biológicos à punição que vários atletas recebem por dopping. sabe- se que em muitas academias o comércio clandestino de anabolizantes ocorre e muitos jovens acabam su- cumbindo a essas estratégias. ao estimular a prática de exercícios físicos para fortalecimento do sistema cardiovascular e imunológico, professor(a), destaque a importância de não ingerir hormônios para obter au- mento muscular de forma rápida e nociva.

  Na aula seguinte, utilize o áudio “série saúde: gravidez na adolescência”, que também abordará aspectos biológicos e psicológicos. realize um debate em sala de aula, professor(a), permitindo a expressão dos estudantes a respeito deste tema e a exposição de dúvidas envolvendo a utilização de métodos anticoncepcionais.
procure não assumir uma postura excessivamente moralista, mas oriente os estudantes sobre as consequên- cias que uma gravidez precoce traz para a vida dos adolescentes e para a criança. Na aula posterior, finalize o trabalho deste eixo temático com o software “Qual é a palavra?”, em que os alunos precisarão reunir todos os conceitos aprendidos, as dificuldades poderão se tornar mais evidentes, ajudando você, professor(a), a retomar os pontos que considerar mal esclarecidos
.

 

 

SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA O USO ISOLADO DE CADA OBJETO EDUCACIONAL

 

(ÁUDIO) SAÚDE: DOENÇAS INFECCIOSAS

 

  Professor(a), este programa aborda algumas das doenças infecciosas mais comuns, como gripes e resfriados, destacando as suas diferenças fundamentais. O recurso também traz informações sobre a tuberculose, a AIDS, a febre amarela e a dengue. Os agentes etiológicos, as formas de contágio e a prevenção são tópicos discutidos neste recurso educacional.

  Antes de apresentá-lo à classe, você pode propor uma atividade introdutória aos seus alunos. Uma opção é realizar seminários sobre cada uma dessas doenças. Os alunos podem ser divididos em grupos, sendo que cada um ficará responsável por realizar pesquisas a respeito de uma dessas doenças mencionadas. Oriente-os para trazer: hospedeiro intermediário e vetor (se houver), hospedeiro definitivo, agente etiológico, sintomas comuns, tratamento e profilaxia. Caso haja dúvidas em relação a esses conceitos, procure esclacerê-las neste momento.

  Explique a eles que o conteúdo pesquisado deverá ser apresentado aos demais colegas, sendo importante preparar materiais, como cartazes. Se houver possibilidade, sugerimos que o material feito pelos alunos seja afixado nos murais da escola, a fim de que esses conhecimentos também sejam disseminados entre as demais séries. Procure estimular a criatividade dos seus alunos, sugerindo que eles tragam não somente os dados básicos solicitados, mas também outras informações relevantes que complementem o assunto.

  Nesta primeira aula, os alunos podem realizar pesquisas na biblioteca da escola, em livros, revistas e jornais, anotando as informações que considerarem importantes. Caso haja computadores disponíveis na escola, a internet pode ser uma ferramenta muito valiosa para a realização dessas pesquisas. Se for o caso, explique aos seus alunos a diferença dos materiais divulgados para a comunidade científica (artigos acadêmicos) e para o público leigo, orientando-os a respeito. A forma como os jornais e revistas abordam essas doen- ças é bastante diferente da linguagem utilizada pelos cientistas. Dependendo dos materiais que seus alunos escolherem para coletarem as informações solicitadas, isso poderá se tornar bastante evidente. Outra ideia é pedir para cada grupo criar duas perguntas referentes ao tema do seminário, que deverão ser respondidas pelos colegas.

  Na aula seguinte, os alunos poderão apresentar seus respectivos trabalhos aos demais. Sugerimos que cada apresentação não ultrapasse dez minutos. Os cartazes contendo os tópicos solicitados poderão ser explicados à classe. Após a exposição, um membro do grupo poderá escrever na lousa duas perguntas referentes ao assunto do seminário, para serem respondidas pela classe. Você pode recolher as respostas dos alunos, para ter ideia dos conhecimentos que foram adquiridos a respeito de cada um dos temas tratados.

  Na aula seguinte, se todas as apresentações já tiverem sido finalizadas, você pode apresentar o áudio “Série Saúde: Doenças infecciosas”, que irá reunir todos os assuntos já trabalhados com a classe, contribuindo para a fixação do conteúdo. Se o áudio for reproduzido de um único equipamento para a sala toda, assegure- -se de que todos conseguirão ouvir o programa. Antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Professor(a), você pode utilizá-lo na íntegra ou fazer as adaptações que julgar necessárias, conforme o seu planejamento didático. Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa.

  Oriente-os para não responderem às perguntas durante a reprodução do áudio, porque isso poderá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do áudio, evitando fazer interrupções ou comentários. Após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do áudio ser reproduzido novamente. Sugerimos que deixe os alunos se sentarem à vontade para acompanhar melhor o programa. Depois, peça para responderem às questões do roteiro de trabalho.


AVALIAÇÃO


Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do programa, promova uma discussão: O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro pode ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade, trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente; e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.

 

 

(ÁUDIO) SAÚDE: ZOONOSES EM ANIMAIS DOMÉSTICOS

 

  Professor(a), este programa aborda algumas das zoonoses mais comuns envolvendo animais domésticos, como a raiva, a leischmaniose, ancilostomose, toxoplasmose e a leptospirose. Também apresenta conceitos como agente, vetor, hospedeiro intermediário e definitivo.

  Antes de iniciar o trabalho com o recurso educacional, sugerimos a realização de uma atividade prévia, para verificar os conhecimentos dos alunos a respeito do assunto. Pergunte a eles, por exemplo, quem possui animais de estimação em casa. Provavelmente a maioria irá levantar a mão. Em seguida, questione se eles já ouviram falar de zoonoses; se sim, peça para que deem exemplos de algumas doenças que envolvem animais domésticos e podem ser transmitidas ao homem. Conforme você vai abordando as principais zoonoses, vá escrevendo na lousa o agente, hospedeiro intermediário, hospedeiro definitivo, vetor, sintomas e profilaxia. Caso existam dúvidas em relação a esses conceitos, aproveite para esclarecê-las neste momento, professor(a).

  Se for possível, traga imagens para ilustrar a discussão, apresentando a eles os agentes, hospedeiros e vetores. Caso julgue apropriado, no caso da leishmaniose, por exemplo, é possível trazer fotos das lesões de pele comuns nesta doença. Você poderá buscá-las nos livros didáticos ou em outros materiais, sugeridos na Bibliografia Complementar.

  Outra sugestão de atividade prévia pode ser a realização de seminários e a produção de cartazes que podem ser distribuídos na escola, se houver possibilidade. No recurso Áudio “Série saúde: Doenças infecciosas” você irá encontrar uma sugestão que poderá ser adaptada ao trabalho com as zoonoses. Fica a seu critério decidir qual é a opção mais adequada conforme as suas estratégias didáticas, professor(a).

  Dependendo da atividade que você escolher, apresente neste ou na aula seguinte o áudio “Série Saúde: Zoonoses”. Se o áudio for reproduzido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão ouvir o programa. Antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Professor(a), você pode utilizá-lo na íntegra ou fazer as adaptações que julgar necessárias, conforme o seu planejamento didático. Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa.

  Oriente-os para não responderem às perguntas durante a reprodução do áudio, porque isso poderá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do áudio, evitando fazer interrupções ou comentários. Após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do áudio ser reproduzido novamente. Sugerimos que deixe os alunos se sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. Depois, peça para responderem às questões do roteiro de trabalho.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do programa, promova uma discussão: O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro pode ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade, trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente; e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.

 

 

(ÁUDIO) SAÚDE: ALERGIAS

 

  Professor(a), este programa explica o que são alergias, trazendo exemplos dos tipos mais comuns e explicando como o processo alérgico é desencadeado no organismo. O áudio apresenta uma série de perguntas e respostas sobre o assunto, informando sobre predisposição genética e estratégias para evitar as alergias, dentre outros tópicos. 

  Retomar com seus alunos alguns conceitos pode ajudar na compreensão dos conteúdos tratados pelo programa. Assim, antes de iniciar a reprodução do áudio, relembre com os estudantes o papel dos leucócitos. Explique a eles que se trata de células de defesa contra micro-organismos e partículas estranhas, também conhecidas como glóbulos brancos e que estão presentes no sangue. Portanto, são produzidas na medula óssea vermelha. Aproveite para esclarecer a atuação dos leucócitos e destaque a diferença entre antígeno e anticorpo.

  Se for o caso, você pode estender o assunto e abordar também as tarefas do sistema linfático, explicando que os vasos linfáticos estão presentes em praticamente todo o corpo. Mencione que os capilares linfáticos, que são muito finos, retiram dos tecidos o excesso de líquido intersticial, material existente entre as células. O sistema linfático, composto por linfonodos e órgãos linfoides (tonsilas, timo e baço), funciona como uma rede de drenagem de líquido intersticial e de defesa. Na Bibliografia Complementar, você poderá encontrar materiais que podem lhe ajudar a se aprofundar mais neste assunto, a fim de preparar a classe para a apresentação do áudio.

  Dependendo da atividade que você escolher, apresente nesta ou na aula seguinte o áudio “Série Saúde: Alergias”. Se o áudio for reproduzido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão ouvir o programa. Antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Professor(a), você pode utilizá-lo na íntegra ou fazer as adaptações que julgar necessárias, conforme o seu planejamento didático.

  Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não responderem às perguntas durante a reprodução do áudio, porque isso poderá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do áudio, evitando fazer interrupções ou comentários. Após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do áudio ser reproduzido novamente. Sugerimos que deixe os alunos se sentarem à vontade para acompanhar melhor o programa. Depois, peça para responderem às questões do roteiro de trabalho.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do programa, promova uma discussão: O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro pode ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade, trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente; e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.

 

 

(ÁUDIO) SAÚDE: ANABOLIZANTES

 

  O uso de anabolizantes e o prejuízo deles à saúde é o tema deste recurso educacional, professor(a). Por meio dele, os alunos compreenderão o que são anabolizantes, que agressões eles causam ao organismo e quais as razões que os tornam proibidos em competições esportivas. O áudio pode ajudar na conscientização dos alunos, uma vez que o uso de anabolizantes tem aumentado entre os jovens, principalmente em academias, trazendo sérios danos à saúde. 

  Para trabalhar com este tema, uma sugestão é dividir os alunos em grupos e pedir para que eles realizem pesquisas, em jornais, revistas e na internet (caso seja possível). Peça aos estudantes para que tragam duas reportagens sobre o uso de anabolizantes. Sugira que busquem textos relacionados à utilização no ambiente esportivo, que são assuntos frequentes na mídia. Oriente os alunos para que façam um resumo de dez linhas do conteúdo de cada reportagem selecionada, para apresentação em sala de aula.

  Na aula seguinte, reúna os estudantes e peça para que cada grupo conte aos demais o conteúdo pesquisado. O que as reportagens mencionam a respeito dos anabolizantes? Quais são os usos frequentes dos mesmos? Que danos eles podem trazer à saúde? Durante a discussão, faça os esclarecimentos conceituais necessários e questione se os alunos conhecem alguém que já tomou anabolizantes. Alerte-os novamente a respeito dos perigos dos mesmos. Diga à classe que sua ação no organismo será melhor esclarecida com auxílio do áudio “Série Saúde: Anabolizantes”, que será apresentada a seguir. Professor(a), você pode consultar em nossa Bibliografia Complementar sugestões de materiais que podem lhe ajudar a planejar essa atividade introdutória.

  Se o áudio for reproduzido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão ouvir o programa. Antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Professor(a), você pode utilizá-lo na íntegra ou fazer as adaptações que julgar necessárias, conforme o seu planejamento didático. Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa.

  Oriente-os para não responderem às perguntas durante a reprodução do áudio, porque isso poderá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do áudio, evitando fazer interrupções ou comentários.

  Após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do áudio ser reproduzido novamente. Sugerimos que deixe os alunos se sentarem à vontade para acompanhar melhor o programa. Depois, peça para responderem às questões do roteiro de trabalho.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do programa, promova uma discussão: O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro pode ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade, trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente; e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.

 

 

(ÁUDIO) SAÚDE: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

 

  Este áudio, professor(a), trata de um tema que está muito relacionado ao cotidiano dos alunos do Ensino Médio: a gravidez na adolescência. A proposta deste recurso é discutir o assunto, destacando os impactos sociais e emocionais que a gravidez precoce traz para a vida dos jovens.

   Certamente os estudantes conhecem alguém que engravidou durante a adolescência e pode haver inclusive casos na própria sala de aula. Assim, sugerimos que você, professor(a), proponha uma conversa com seus alunos, a fim de permitir a expressão das dúvidas e opiniões a respeito deste assunto. Acreditamos que seja importante orientar os estudantes sobre os perigos da gravidez na adolescência, estimulando, contudo, o livre debate sobre o tema. Peça para que os estudantes disponham as carteiras em roda ou sentem-se no chão, de maneira que todos possam se observar.

  Inicie o assunto, perguntando se eles conhecem casos de gravidez na adolescência. Oriente-os para que cada estudante tenha a palavra a cada vez, a fim de não tumultuar a discussão. Pergunte a eles sobre os possíveis impactos que essa gravidez trouxe para a vida dos jovens envolvidos. Eles precisaram interromper os estudos? Começaram a trabalhar? Quem cuida da criança atualmente? Alguma meta de vida precisou ser adiada? Qual a percepção deles a respeito disso? Durante a conversa, relembre-os sobre as mudanças ocorridas no corpo de meninos e meninas no decorrer da puberdade.

  Biologicamente, apesar de já serem férteis, isso significa que o jovem está pronto para ser pai ou mãe? Procure não adotar uma postura excessivamente moralista; contudo, não deixe de alertá-los sobre os aspectos importantes. Inicie uma outra etapa na discussão, indagando sobre os métodos anticoncepcionais existentes. Quais eles conhecem? Quais são considerados mais seguros? Que dúvidas possuem? Se houver vergonha, explique aos estudantes que eles não precisam se manifestar, mas que é importante que busquem orientação para garantir uma prevenção adequada. Frise a importância desses métodos não apenas para evitar uma gravidez indesejada, mas também para prevenir uma série de doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS.

  Dependendo do andamento dessa atividade, apresente nesta ou na aula seguinte o áudio “Série Saúde: Gravidez na adolescência”. Se o áudio for reproduzido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão ouvir claramente o programa. Antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Professor(a), você pode utilizá-lo na íntegra ou fazer as adaptações que julgar necessárias, conforme o seu planejamento didático. Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa.

  Oriente-os para não responderem às perguntas durante a reprodução do áudio, porque isso poderá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do áudio, evitando fazer interrupções ou comentários. Após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do áudio ser reproduzido novamente. Sugerimos que deixe os alunos se sentarem à vontade para acompanharem melhor o programa. Depois, peça para responderem às questões do roteiro de trabalho.


AVALIAÇÃO


Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do programa, promova uma discussão: O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro pode ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade, trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente; e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.

 

 

(ÁUDIO) CIÊNCIA EM DESTAQUE: EPIDEMIAS

 

  Neste programa, o aluno poderá aprender sobre a história das principais epidemias pelas quais passou o homem e também sobre a disseminação de algumas doenças (hepatite A e B, gripe e dengue). Antes de iniciar a apresentação do áudio, recomendamos a realização de uma atividade introdutória. Uma ideia é dividir a classe em grupos de até cinco alunos e pedir que reflitam juntos sobre as seguintes questões: o que são epidemias? O que são endemias? Cite três doenças epidêmicas, destacando as formas de transmissão e as medidas preventivas necessárias. Se houver possibilidade, você pode propor que sejam realizadas pesquisas na biblioteca da escola, com o uso de livros e/ou da internet. Esta atividade pode ser realizada por aproximadamente vinte minutos. Depois, reúna a classe novamente e peça para que cada grupo apresente aos demais as suas respostas. Nesse momento, faça as considerações necessárias, professor(a). 

  Após essa atividade, apresente aos alunos o áudio “Ciência em Destaque: Epidemias”. Se o áudio for reproduzido de um único equipamento para a sala toda, assegure-se de que todos conseguirão ouvir claramente o programa. Antes de iniciar a reprodução, distribua o roteiro de trabalho sugerido para o aluno. Professor(a), você pode utilizá-lo na íntegra ou fazer as adaptações que julgar necessárias, conforme o seu planejamento didático. Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa.

  Oriente-os para não responderem às perguntas durante a reprodução do áudio, porque isso poderá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, inicie a reprodução do áudio, evitando fazer interrupções ou comentários. Após ouvir o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do áudio ser reproduzido novamente. Sugerimos que deixe os alunos se sentarem à vontade para acompanhar melhor o programa. Depois, peça para responderem às questões do roteiro de trabalho.


AVALIAÇÃO


Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do programa, promova uma discussão: O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro pode ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Se houver necessidade, trechos do áudio poderão ser ouvidos novamente; e as dúvidas, discutidas e esclarecidas com os alunos.

 

 

(SOFTWARE) QUAL É A PALAVRA? AS AGRESSÕES À SAÚDE DAS POPULAÇÕES

 

  Este software consiste em um jogo para que o aluno treine, de forma lúdica, os conhecimentos adquiridos. O objetivo é acertar a palavra que corresponde à dica apresentada, escolhendo uma letra por vez. Para abordar os assuntos indicados neste guia temático, o software irá trazer questões relacionadas a algumas doenças, como poliomielite, gripe, tuberculose, raiva, AIDS, tétato, toxoplasmose, leishmaniose, ancilostomose. Trata, também, dos anabolizantes, do sistema imunológico humano e do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal. 

  Assim, por agregar conhecimentos sobre os demais recursos educacionais abordados neste guia, sugerimos que você proponha este jogo como um fechamento do estudo deste eixo temático, quando as possíveis dúvidas já tenham sido esclarecidas. Destacamos que, em virtude da existência de uma variedade de nomes em Biologia, este software pode ser interessante para possibilitar ao aluno o treino dos mesmos, associando-os aos conceitos a que se referem.

  Antes de iniciar a exploração do software, distribua aos alunos o roteiro de trabalho. Você pode utilizá-lo da forma como sugerimos, alterá-lo ou criar outro de acordo com suas estratégias didáticas. Convém explicar para eles que o roteiro contém orientações gerais e questões que têm o objetivo de ajudá-los a prestar atenção em pontos importantes do programa. Oriente-os para não responderem às perguntas durante a exploração do software, porque isso poderá atrapalhá-los. Deixe que eles leiam o roteiro algumas vezes e, só depois que estiverem acomodados e prontos, peça para que comecem a jogar. Após explorarem o programa pela primeira vez, pergunte aos alunos se há palavras desconhecidas e promova uma discussão a respeito delas. É importante que os esclarecimentos sejam realizados antes do recurso ser explorado novamente. Ao final, peça para os estudantes responderem ao questionário proposto no roteiro.


AVALIAÇÃO


  Para avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo do jogo, promova uma discussão: O que acharam dele? Foi possível entender todas as informações? O que não entenderam direito? A correção do roteiro pode ser feita na lousa, com os alunos escrevendo as respostas. Há respostas diferentes? Em que diferem? Sugira que os alunos joguem novamente, pois há perguntas que não são mostradas apenas em uma exploração inicial do software, sendo necessário pelo menos três usos para que todas as questões tenham sido visualizadas.

  • References
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    6. LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. (2008). Biologia. Série Brasil. Editora Ática, volume único, 1a edição.
    7. LOPES, S. Biologia. (2008). Editora Saraiva, volume único, 2a edição.
    8. PAULINO,W. (2007). Biologia. Editora Ática, volumes 1, 2 e 3, 16a edição.
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