Início


Sistema Solar
A Astronomia teve o seu início juntamente com a humanidade, sendo assim uma das ciências mais antigas que existem. O seu objetivo compreende o a origem e evolução do universo; a formação e a evolução dos corpos celestes; e os fenômenos que ocorrem fora da atmosfera terrestre.  Assim um de seus objetivos é o estudo da composição e das características do sistema solar, para facilitar a compreensão sobre os diversos fenômenos astronômicos que ocorrem. Desse modo, visamos contribuir para a prática pedagógica dos professores nas aulas relacionadas ao conteúdo de astronomia. 
 

Artigo Wiki


Sistema Solar compreende o conjunto constituído pelo Sol e todos os corpos celestes que estão sob seu domínio gravitacional. A estrela central, maior componente do sistema (respondendo por mais de 99% de sua massa), gera sua energia através da fusão de hidrogênio em hélio, dois de seus principais constituintes. Os quatro planetas mais próximos do Sol (MercúrioVênusTerra e Marte) possuem em comum uma crosta sólida e rochosa, razão pela qual se definem como o grupo dos planetas telúricos. Mais afastados, os quatro gigantes gasososJúpiterSaturnoUrano e Netuno, são os componentes de maior massa do sistema logo após o próprio Sol. Dos cinco planetas anõesCeres é o que se localiza mais próximo do centro do Sistema Solar, enquanto todos os outros, PlutãoHaumeaÉris e Makemake, se encontram além da órbita de Netuno.

Permeando praticamente toda a extensão do Sistema Solar, existem incontáveis objetos que constituem a classe dos corpos menores. Os asteroides, essencialmente rochosos, concentram-se numa faixa entre as órbitas de Marte e Júpiter que se assemelha a um cinturão. Além da órbita do último planeta, a temperatura é suficientemente baixa para permitir a existência de fragmentos de gelo, que se aglomeram sobretudo nas regiões do Cinturão de KuiperDisco disperso e na Nuvem de Oort; esporadicamente são desviados para o interior do sistema onde, pela ação do calor do Sol, se transformam em cometas. Muitos corpos, por sua vez, possuem força gravitacional suficiente para manter orbitando em torno de si objetos menores, os satélites naturais, com as mais variadas formas e dimensões. Os planetas gigantes apresentam, ainda, sistemas de anéis planetários, uma faixa composta por minúsculas partículas de gelo e poeira.

O Sistema Solar, de acordo com a teoria mais aceita hoje em dia, teve origem a partir de uma nuvem molecular que, por alguma perturbação gravitacional, entrou em colapso e formou a estrela central, enquanto seus remanescentes geraram os demais corpos. Em sua configuração atual, todos os componentes descrevem órbitas praticamente elípticas ao redor do Sol, constituindo um sistema dinâmico onde os corpos estão em mútua interação mediada sobretudo pela força gravitacional. A sua estrutura tem sido objeto de estudos desde a antiguidade, mas somente há cinco séculos a humanidade reconheceu o fato de que o Sol, e não a Terra, constitui o centro do movimento planetário. Desde então, a evolução dos equipamentos de pesquisa, como telescópios, possibilitou uma maior compreensão do sistema. Entretanto, detalhes sem precedentes foram obtidos somente após o envio de sondas espaciais a todos os planetas, que retornam imagens e dados com uma precisão nunca antes alcançada.

Este artigo está sob licençaLicença de Documentação Livre GNU. Usa material deartigo"".

Os Planetas e o Sistema Solar

Para iniciar o desenvolvimento dessa temática sobre o sistema solar, inicialmente iremos verificar quais são os conhecimentos prévios que elas detêm. Assim, o professor deve orientar os educandos a sentarem em grupos (com máximo de quatro alunos) e entregar uma folha de papel sulfite para que representem as suas concepções sobre o sistema solar. O título dessa atividade poderá ser “O que existe no céu?”

A partir dos registros observados pelo professor, é necessário que ele cole as representações no quadro de giz (com fita crepe) e inicie uma discussão em sala de aula sobre o que os educandos indicaram. 

Quantos planetas existem no Sistema Solar?

25/11/13 Quantos planetas existem no Sistema Solar? | REVISTA CHC - Ciência Hoje das Crianças

Conteúdo do Link: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/quantos-planetas-existem-no-sistema-solar/

Se há uma pergunta que todo mundo gostaria de algum dia encontrar na prova de ciências é a que dá título a esse texto. Afinal, vai dizer que você não tem na ponta da língua a resposta? Existem nove planetas no Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão. Somos apresentados a cada um deles na escola, pelos livros e professores, e dificilmente os esquecemos.

No dia 29 de julho, no entanto, foi anunciada a descoberta de um astro a mais de 14 bilhões de quilômetros do Sol. Para os três cientistas que o encontraram, ele é o décimo planeta do Sistema Solar. Mas antes que você corra para adicionar o nome provisório do novo corpo celeste – 2003 UB313 – à lista dos nove planetas conhecidos, é bom saber que a notícia não foi bem recebida pela maioria dos pesquisadores dedicados ao estudo do Sistema Solar. Sabe por quê?

Grande parte desses estudiosos pensa que Plutão, que conhecemos como o nono e último planeta do Sistema Solar, não deveria ser considerado um planeta, por ser muito diferente dos outros oito que existem. “Plutão é muito menor do que os demais planetas e apresenta características que nenhum outro tem”, explica Daniela Lazzaro, do Observatório Nacional. “É o único que cruza a órbita de um outro planeta – no caso, Netuno – e que possui um satélite que tem quase o seu próprio tamanho.”

O recém-descoberto 2003 UB313 tem diversas características em comum com Plutão, sendo também muito diferente dos outros planetas existentes. Tanto Plutão como o 2003 UB313 são feitos de gelo e rocha, enquanto Mercúrio, Vênus, Terra e Marte são formados por rochas e Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, por gases. Além disso, ambos apresentam órbitas excêntricas, isto é, inclinadas em relação às dos demais, que têm órbitas circulares. Por fim, como Plutão, o 2003 UB313 está localizado no chamado Cinturão de Kuiper, uma área muito afastada do Sol repleta de pequenos corpos de gelo que estão em órbita do astro-rei.

Por conta de todas essas características, na visão de grande parte dos cientistas que estudam o assunto, o 2003 UB313 não poderia ser definido como um planeta, mas apenas como mais um corpo celeste encontrado no Cinturão de Kuiper – e o maior até o momento, já que há indícios de que ele supera Plutão em tamanho e tem entre 2.210 e 3.550 quilômetros de diâmetro.

Mike Brown, um dos três pesquisadores que descobriram o astro, no entanto, argumenta que o fato de as pessoas reconhecerem Plutão como um planeta permite que o 2003 UB313 também seja classificado assim, já que se trata do maior objeto encontrado em órbita do Sol desde a descoberta de Netuno e da sua lua Tritão em 1846 e maior até do que o próprio Plutão.

No momento, a União Astronômica Internacional está analisando o nome definitivo que Mike e seus companheiros de pesquisa sugeriram para o novo astro, já que 2003 UB313 é apenas um nome temporário, dado com base na data em que ele foi visto pela primeira vez: 31 de outubro de 2003. Só depois de ser aprovado pela entidade, o nome poderá ser divulgado. Outra tarefa que está a cargo da União Astronômica Internacional é criar uma definição para a palavra planeta. Por incrível que pareça, não existe algo desse tipo, que indique quais características um corpo celeste precisa ter para ser classificado assim. E sem uma definição do que é um planeta, vamos assistir ainda a muitas discussões sobre o número de corpos celestes desse tipo que existem no Sistema Solar.

Fonte: Mara Figueira, Instituto Ciência Hoje/ RJ

<http://chc.cienciahoje.uol.com.br/quantos-planetas-existem-no-sistema-solar/>

A partir da leitura do texto acima, peça para que os alunos:

a) identifiquem em seu caderno o nome e as características principais dos planetas que estão descritas no texto acima. 

b) indiquem o porquê Plutão não é mais considerado um planeta.

c) no sistema solar somente existem planetas? Quais são os outros corpos celestes que existem no sistema solar?

Atividade de preenchimento de espaços

Leia o parágrafo seguinte e preencha as palavras em falta.

 

O recém-descoberto 2003 UB313 tem diversas características em comum com   , sendo também muito diferente dos outros planetas existentes. Tanto Plutão como o 2003 UB313 são feitos de gelo e rocha, enquanto , ,  e   são formados por   e Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, por   . Além disso, ambos apresentam órbitas excêntricas, isto é, inclinadas em relação às dos demais, que têm órbitas circulares. Por fim, como Plutão, o 2003 UB313 está localizado no chamado Cinturão de Kuiper, uma área muito afastada do      repleta de pequenos corpos de gelo que estão em órbita do astro-rei.

Plutão

Mércurio

Vênus

Terra

Marte

rochas

gases

Sol

  
Atividade drop-down

Leia e complete

O é a estrela do e o seu componente central e principal fonte de  , embora seja o astro mais luminoso quando visto do nosso planeta, é uma estrela relativamente pequena e comum na nossa galáxia a . A sua composição é de átomos de , mantidos unidos sob forma aproximadamente esférica graças à ação da gravidade. Consequentemente, a imensa e em seu núcleo são suficientes para que ocorra o processo de fusão nuclear, no qual há a conversão de núcleos de hidrogênio em núcleos de hélio e liberação de energia. 

A estrela emite radiação em praticamente todo o espectro eletromagnético, sobretudo na forma de luz visível. Dentre as camadas que compõem o Sol, o núcleo, onde ocorrem as reações de fusão, é a mais interna, atingindo uma temperatura de cerca de quinze milhões de graus . A energia produzida nessa região transfere-se para a zona de radiação, e para as demais camadas até chegar a superfície visível do Sol por onde escapa a radiação que ilumina todo o Sistema Solar. O campo da estrela faz com que surjam manchas (regiões mais escuras na fotosfera) e proeminências solares. Tais eventos estão geralmente associados aos ciclos , cujo auge de atividade ocorre a cada onze anos.  Dessa coroa emanam correntes de partículas eletricamente carregadas, a uma temperatura de milhões de graus Celsius, responsáveis pelo vento solar que se espalha com grande velocidade e atinge os confins do sistema solar.

Escolha múltipla

Como se chama a trajetória que os planetas desenvolvem ao redor do sol?

Translação

Órbita

Velocidade

Rotação



O Cinturão de Asteróides (Cinturão de Kuiper) localiza-se entre as órbitas de:

Entre Marte e a Terra

Entre Netuno e Saturno

Entre Marte e Mércurio

Entre Marte e Júpiter



Chuvas de meteoros são causadas por:

asteróides que se quebram ao entrar em nossa atmosfera

restos de cometas que são atraídos pela Terra quando esta cruza a órbita do cometa que os originou

reações nucleares ocorridas na alta atmosfera

estrelas que caem sobre a Terra



Dia e Noite

Assista o vídeo e reflita sobre as seguintes questões:

a) Quais são as diferenças entre o dia e a noite?

b) Como é possível a Terra ter dias e noites?

c) Os outros planetas também possuem dia e noite?

d) Qual movimento que a Terra realiza que possibilita que ela tenha dias e noites?

Referências

BASTOS, F. História da ciência e pesquisa em ensino de ciências: breves considerações. In: NARDI, R. Questões atuais no ensino de Ciências. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 43-52.
 
FIGUEIRA, M. Quantos planetas existem no Sistema Solar? Rev. Ciência Hoje das Crianças. Seção Notícias de 18/05/2010. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/quantos-planetas-existem-no-sistema-solar/> Acesso dia: 23/11/2013.
 
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1998.
 
PONCZEK, R. L. Da bíblia a Newton: uma visão humanística da mecânica. In: ROCHA, J. F. (Org.). Origens e evolução das idéias da física. Salvador: EduFBA, 2002. p. 21-139.
 
SISTEMA SOLAR. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2013. Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Sistema_Solar&oldid=37483239>. Acesso em: 25 nov. 2013.

Licença

Licença Creative Commons
O trabalho Sistema Solar de Astronomia está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Sob licença Creative Commons Attribution 3.0 License