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Natalie Costa

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GRUPOS SANGUÍNEOS: MODELO DIDÁTICO

A proposta desse modelo didático é tornar o conteúdo de genética “Grupos Sanguíneos”, mais significativo para o aluno. Para a realização da aula cada dupla recebe um saco contendo os alelos do sistema ABO e um roteiro sobre o desenvolvimento da dinâmica, ao final os alunos respondem a uma questão problema.

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EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TELE JORNAL “5Rs”

A proposta dessa aula é abordar a Educação Ambiental por meio de uma linguagem artística, proporcionando a aprendizagem de forma coletiva e criativa para isso os alunos deverão criar uma representação de um tele jornal teatral utilizando elementos visuais como fantoches, música, cenários.

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VERTEBRADOS: JOGO DE BARALHO

A proposta desse jogo é apresentar através das cartas de baralho o grupo dos vertebrados para os estudantes do 2º ano do ensino médio. O Baralho dos vertebrados é composto de 54 cartas onde cada conjunto é representado por um grupo de vertebrados: PEIXES ÓSSEOS, PEIXES CARTILAGINOSOS, ANFÍBIOS, RÉPTEIS, AVES E MAMÍFEROS. Para o jogo os alunos são divididos em grupo de cinco integrantes, sendo que cada um recebe cinco cartas para iniciar o jogo. Em cada rodada, o jogador compra uma carta da mesa e passa uma de suas cartas para o jogador à sua esquerda. O último jogador da rodada descarta sua carta na mesa.

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INVERTEBRADOS: JOGO DE DOMINÓ

O Dominó pedagógico pode ser utilizado como um instrumento facilitador ao estudo dos diferentes grupos de invertebrados, estimulando o raciocínio a fixação de conceitos e a interação entre os estudantes. A atividade é desenvolvida em grupo de quatro jogadores cujo objetivo é de colocar todas as pedras na mesa antes dos adversários. Cada jogador, no seu turno, coloca sua pedra em uma das duas extremidades abertas, ligando a figura ao seu respectivo conceito, passando a vez ao próximo jogador. A partida continua com os jogadores colocando suas pedras sobre a mesa até quando um jogador colocar sua última pedra, esse então é o vencedor.

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# JOGO DA VELHA: BOTÂNICA EM AÇÃO

O jogo da velha estimula o aluno a desenvolver concentração, raciocínio lógico, estratégia, além dos conceitos de botânica através de uma forma lúdica e prazerosa. A utilização do jogo lógico é um aliado no processo de ensino aprendizagem, desenvolvendo a iniciativa, autoconfiança e autonomia dos alunos. O jogo é muito parecido com o jogo da velha original, pois o objetivo é conseguir formar uma linha (horizontal, vertical ou diagonal) sendo que cada dupla possui peças de cores diferentes e realizam um movimento de cada vez.

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JOGO DA MEMÓRIA: MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

A Atividade experimental sobre Métodos Contraceptivos se desenvolve através de um jogo de cartas da memória, onde o aluno associa o conceito à imagem o que possibilita o desenvolvimento de trabalho em grupo, a melhora de suas habilidades cognitivas e fixação do conteúdo.

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