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GeoVirt II: Cabeceira do Ribeirão das Pedras (Campo virtual)

O GeoVirt II foi desenvolvido com o objetivo de propiciar a navegação (campo virtual) na área da cabeceira do Ribeirão das Pedras, no município de Campinas, permitindo a compreensão do uso e ocupação do solo ao longo do tempo histórico. Poderá ser utilizado como exemplo em exercícios.

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GeoVirt I: Campo virtual das rochas tipo de Campinas

O GeoVirt I foi desenvolvido com o objetivo de propiciar a navegação (campo virtual) na área do município de Campinas, com foco nos aspectos geológicos. Aprensenta diferentes camadas (carta topográfica, imagem de satélite, mapa geológico), incluindo pontos de acesso (fotografias, informações e questionamentos), permitindo a compreensão da composição geológica e a relação com o uso e ocupação do solo e questões ambientais.

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3D Class

3D Class é uma interface entre um servidor Moodle e o Game Center da Apple, fazendo com que seus usuários possam jogar enquanto aprendem e aprender enquanto jogam. Para os estudantes matriculados em cursos disponíveis no servidor Moodle, o 3D Class serve como uma interface de acesso a partir de dispositivos compatíveis com iOS e Mac OsX. A integração com o Game Center possibilita aos usuários competirem entre si. Os usuários que não estão envolvidos em nenhum curso podem jogar os quizes abertos e marcar pontos no Game Center.

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O Ensino a Distância aplicado a uma disiciplina de Bioquímica - Bioquímica da Nutrição

Através de um programa de formação pedagógica para pós-graduandos, o grupo de Ensino de Bioquímica da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e da Universidade de São Paulo – USP vem promovendo o desenvolvimento de novas disciplinas especiais de bioquímica. Uma delas foi a Bioquímica da Nutrição inteiramente planejada e aplicada por pós-graduandos para alunos de graduação. Os objetivos da disciplina, o seu conteúdo e as formas de avaliação foram completamente reestruturados de modo que pudessem ser veiculados pela Internet. A versão virtual da disciplina foi oferecida para alunos da graduação durante quatro meses. Para ser totalmente veiculada pela Internet, foi criada uma “homepage” con...

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Formação continuada de professores e Biologia com uso de softwares livres

Trabalho de mestrado envolvendo a formação a distância de professores de Biologia para uso de softwares livres de Biologia. Participaram do trabalho 3 grupos de professores de escolas públicas e privadas. Foi realizado um trabalho reflexivo com os professores para o planejamento de aulas utilizando os softwares educacionais. O ambiente virtual utilizado foi o TelEduc.

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Biguá ( Phalacrocorax ( brasilianus ) olivaceus )

Comprimento: 70cm Identificação: Quando pousado ou nadando é impossível de ser confundido com qualquer outra espécie brasileira, mas quando em vôo lembra muito algumas espécies de patos, diferindo pelo bico mais alongado e um tanto curvo na ponta e pelo corpo ser menos volumoso que o dos patos. Apesar de ser a única ave do grupo dos cormorões que ocorre no Brasil esta espécie se faz presente em virtualmente todo o nosso território, em qualquer local onde haja água e peixes. Ocorre desde o sul do Chile até os E.U.A e ao longo de sua distribuição vive tanto no mar quanto em estuários, rios e lagoas, sejam elas naturais ou artificiais. É famoso pela sua grande habilidade na pesca. Quando...

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Urubu-de-cabeça-preta ( Coragyps atratus )

Tamanho:62cm Idenficação: corpo quase que completamente negro, com exceção das extremidades das asas que podem ser brancas ou levemente amareladas. Certamente a espécie de urubu mais comum de nosso país, é também a mais próxima do homem. É uma das maiores aves que vemos em nossas cidades. Na verdade em quase qualquer lugar do país basta olhar para o alto que você encontrará um urubu deslizando pelo céu aparentemente sem fazer o mínimo esforço em um vôo majestoso, muitas vezes a centenas de metros de altura. Presente desde o litoral até o centro do país, só não é comum em florestas extensas. Acostumou-se a fazer dos arranha-céus das grandes cidades poleiros para descansar entre uma ...

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Coleiro-baiano ( Sporophila nigricollis )

Identificação: o gênero Sporophila compreende mais de 25 espécies em nosso país. Estas espécies são conhecidas popularmente como “papa-capins”. As fêmeas da maioria destas espécies são pardas e praticamente impossíveis de serem distinguidas. Já os machos apresentam padrões de coloração mais típicos. O coleiro-baiano se diferencia de todas as outras espécies do gênero pela região negra que vai desde o peito até a face e pelas partes superiores marrom escuras. Só a região da barriga é clara. De hábitos muito semelhantes aos dos outros papa-capins (ver Sporophila lineola e S. caerulescens neste site), com os quais chega a formar bandos mistos fora da época reprodutiva, o coleiro-baiano, tamb...

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Chave geral de identificação das rochas de Campinas

Nesta imagem apresenta-se uma chave geral de identificação das rochas de Campinas-SP, elaborada para fins didáticos, principalmente em saídas de campo. A imagem foi gerada a partir do software C-Maps tool. Estão disponibilizados no Geociências Virtual (complementar ao mapa): imagens e ficha das rochas, software campo virtual em Campinas, software Petra: Identificação interativa de rochas de Campinas, além da busca interativa de rochas.

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Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua

  • Atualizado em 09/05/2011

Os avanços no desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) trazem continuamente novas possibilidades de interações sociais online, incluindo uma grande variedade de ferramentas de mediação da comunicação (sítios, blogs, wikis, webconferência etc). Essas ferramentas possibilitam o crescente desenvolvimento de comunidades online, assim como de aplicativos para o desenvolvimento de tais comunidades. Nesse contexto, desenvolvem-se ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e trabalho colaborativo online com ferramentas que podem potencializar projetos de formação continuada de professores, seja no aspecto da formação ou na gestão dos trabalhos. Com essa perspectiva, utilizara...

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Sentidos e práticas: a educação ambiental construída por professores participantes do projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de produção de sentidos de educação ambiental e evidenciar as práticas pedagógicas utilizadas para o tratamento das questões ambientais por duas professoras do subgrupo “Ensino Fundamental II”, participantes do projeto de formação continuada intitulado “Ribeirão Anhumas na Escola”, realizado durante os anos de 2007 a 2010, em Campinas/SP. Buscamos identificar: i) os procedimentos metodológicos utilizados pelas professoras para abordar a temática ambiental; ii) o papel ocupado pela educação ambiental nas práticas pedagógicas iii) os repertórios argumentativos que foram mobilizados no processo de produção de sentido e; iv) as possíveis ver...

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Genética humana e saúde

Guia do professor desenvolvido pelo projeto EMBRIAO sobre o tema: Genética humana e saúde. Este guia aborda os seguintes produtos: (Áudios) SAÚDE: - Síndrome de Down PROFISSÕES: - Geneticista (Softwares) - Laminário virtual: Cariótipo - Cariótipo - Qual é a palavra? Genética humana e saúde - Qual é a palavra? Cariótipo (Experimentos) - Montagem de cariótipo – aulas 1, 2 e 3

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  • Categoria: Apostila ou Roteiro de Aula
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Biochemistry Crossword

The Biochemistrycrossword was constructed by the student authors of 1st year undergraduate medical course (MBBS) with inputs from the mentoring faculty. The purpose of the crossword is to make the learning of Biochemistry more interesting to MBBS students, promote reading and introduce to further websites to facilitate self-learning. Biochemistry crossword was constructed using mypuzzlermaker.com

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  • Categoria: Apresentação
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Práticas de Ensino de Biologia a partir das Tecnologias Digitais: aprendizagem colaborativa no ciberespaço.

Este Ambiente Virtual de Aprendizagem tem por objetivo fomentar a utilização das diferentes Tecnologias Digitais de Comunicações e Informações (TDICs) na prática docente de Biologia no Ensino Médio a partir dos relatos de experiência dos professores, em suas vivências, com as TDICs no chão da sala de aula. A ideia é viabilizar trocas e experimentações sobre as possibilidades pedagógicas das TDICs no ensino de Biologia que já foram testadas previamente por vocês ao longo da prática docente o que poderá contribuir, sobremaneira, para o seu uso mais eficiente no processo de ensino e aprendizagem. Esse AVA também oportuniza o debate sobre os desafios da nossa prática docente de Biologia no sécul...

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