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GeoVirt II: Cabeceira do Ribeirão das Pedras (Campo virtual)

O GeoVirt II foi desenvolvido com o objetivo de propiciar a navegação (campo virtual) na área da cabeceira do Ribeirão das Pedras, no município de Campinas, permitindo a compreensão do uso e ocupação do solo ao longo do tempo histórico. Poderá ser utilizado como exemplo em exercícios.

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GeoVirt I: Campo virtual das rochas tipo de Campinas

O GeoVirt I foi desenvolvido com o objetivo de propiciar a navegação (campo virtual) na área do município de Campinas, com foco nos aspectos geológicos. Aprensenta diferentes camadas (carta topográfica, imagem de satélite, mapa geológico), incluindo pontos de acesso (fotografias, informações e questionamentos), permitindo a compreensão da composição geológica e a relação com o uso e ocupação do solo e questões ambientais.

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3D Class

The 3D Class acts as an interface between Moodle and Apple's Game Center, bringing users to play games while learning, and to learn while gaming. For the students enrolled in courses that are available in a Moodle server, the 3D Class can be used to access them from iOS, and MAc OsX enabled devices. The integration with the Game Center allows users to compete among other apps users. Even for the users that are not enrolled in any course, they can play the open quizzes, and score in the Gaming Center.

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O Ensino a Distância aplicado a uma disiciplina de Bioquímica - Bioquímica da Nutrição

Através de um programa de formação pedagógica para pós-graduandos, o grupo de Ensino de Bioquímica da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e da Universidade de São Paulo – USP vem promovendo o desenvolvimento de novas disciplinas especiais de bioquímica. Uma delas foi a Bioquímica da Nutrição inteiramente planejada e aplicada por pós-graduandos para alunos de graduação. Os objetivos da disciplina, o seu conteúdo e as formas de avaliação foram completamente reestruturados de modo que pudessem ser veiculados pela Internet. A versão virtual da disciplina foi oferecida para alunos da graduação durante quatro meses. Para ser totalmente veiculada pela Internet, foi criada uma “homepage” con...

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  • Category: Thesis or Monograph
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Formação continuada de professores e Biologia com uso de softwares livres

Trabalho de mestrado envolvendo a formação a distância de professores de Biologia para uso de softwares livres de Biologia. Participaram do trabalho 3 grupos de professores de escolas públicas e privadas. Foi realizado um trabalho reflexivo com os professores para o planejamento de aulas utilizando os softwares educacionais. O ambiente virtual utilizado foi o TelEduc.

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Neotropic Cormorant ( Phalacrocorax ( brasilianus ) olivaceus )

75 cm. Aquatic with narrow beak curved in the tip. The feet are webbed. The body is black and sometimes the throat is yellow. In the breeding season the male has some white feathers in the throat and ear region. The immature is fuliginous. Distribution: From Mexico to Southern South America Habitat: Lives in lakes, swamps and estuaries. Diet: Feeds on fish, even spiny ones. The gastric acids dissolve the spines. Reproduction: The nest is built on tall trees near lakes, sometimes mixing with heron flocks. Natural history: It is an excellent diver. When in flocks may pen fish schools, leading them to shallow water where they catch the fishes in frenzy. When it goes out of the wate...

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Black Vulture ( Coragyps atratus )

62 cm in length, 143 cm of wingspan. The feathers are absent in the head and neck. The body is black, with white spots near the tip of the wings (seen only when flying). Distribution: From central U.S.A to central Argentina. Habitat: Virtually in any kind of landscape, preferably in open areas. Absent in large areas of dense vegetation. Diet: Mainly carrion. Does not hunt, but kills injured or young animals, such as turtle eggs and hatchlings, even newly born big mammals like calves. May eat fruits. The excellent eyesight helps finding carrion at long distances. Reproduction: The courtship consists of movements of the male jumping on the ground with the wings opened and then...

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Yellow-bellied Seedeater ( Sporophila nigricollis )

Just like other seedeaters, it is practically impossible to tell this species apart from the brownish females, virtually identical to the other seedeaters’ females. Nevertheless the males present the chest and the head in black, the upper parts dark brown and the belly is yellow or beige. Its behavior is very similar to other seedeaters and may form mixed groups with other species when not breeding. It is less urban than the Double-collared and the Lined Seedeaters, being more common in grasslands and grain crops. May be raised as a cage bird. In the breeding season the couples split from the groups. The nest is a low bow made of grasses and the female usually lays 2 or 3 eggs.

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Chave geral de identificação das rochas de Campinas

Nesta imagem apresenta-se uma chave geral de identificação das rochas de Campinas-SP, elaborada para fins didáticos, principalmente em saídas de campo. A imagem foi gerada a partir do software C-Maps tool. Estão disponibilizados no Geociências Virtual (complementar ao mapa): imagens e ficha das rochas, software campo virtual em Campinas, software Petra: Identificação interativa de rochas de Campinas, além da busca interativa de rochas.

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Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua

  • Updated in 09/05/2011

Os avanços no desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) trazem continuamente novas possibilidades de interações sociais online, incluindo uma grande variedade de ferramentas de mediação da comunicação (sítios, blogs, wikis, webconferência etc). Essas ferramentas possibilitam o crescente desenvolvimento de comunidades online, assim como de aplicativos para o desenvolvimento de tais comunidades. Nesse contexto, desenvolvem-se ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e trabalho colaborativo online com ferramentas que podem potencializar projetos de formação continuada de professores, seja no aspecto da formação ou na gestão dos trabalhos. Com essa perspectiva, utilizara...

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Sentidos e práticas: a educação ambiental construída por professores participantes do projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de produção de sentidos de educação ambiental e evidenciar as práticas pedagógicas utilizadas para o tratamento das questões ambientais por duas professoras do subgrupo “Ensino Fundamental II”, participantes do projeto de formação continuada intitulado “Ribeirão Anhumas na Escola”, realizado durante os anos de 2007 a 2010, em Campinas/SP. Buscamos identificar: i) os procedimentos metodológicos utilizados pelas professoras para abordar a temática ambiental; ii) o papel ocupado pela educação ambiental nas práticas pedagógicas iii) os repertórios argumentativos que foram mobilizados no processo de produção de sentido e; iv) as possíveis ver...

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Genética humana e saúde

Guia do professor desenvolvido pelo projeto EMBRIAO sobre o tema: Genética humana e saúde. Este guia aborda os seguintes produtos: (Áudios) SAÚDE: - Síndrome de Down PROFISSÕES: - Geneticista (Softwares) - Laminário virtual: Cariótipo - Cariótipo - Qual é a palavra? Genética humana e saúde - Qual é a palavra? Cariótipo (Experimentos) - Montagem de cariótipo – aulas 1, 2 e 3

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Biochemistry Crossword

The Biochemistrycrossword was constructed by the student authors of 1st year undergraduate medical course (MBBS) with inputs from the mentoring faculty. The purpose of the crossword is to make the learning of Biochemistry more interesting to MBBS students, promote reading and introduce to further websites to facilitate self-learning. Biochemistry crossword was constructed using mypuzzlermaker.com

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Práticas de Ensino de Biologia a partir das Tecnologias Digitais: aprendizagem colaborativa no ciberespaço.

Este Ambiente Virtual de Aprendizagem tem por objetivo fomentar a utilização das diferentes Tecnologias Digitais de Comunicações e Informações (TDICs) na prática docente de Biologia no Ensino Médio a partir dos relatos de experiência dos professores, em suas vivências, com as TDICs no chão da sala de aula. A ideia é viabilizar trocas e experimentações sobre as possibilidades pedagógicas das TDICs no ensino de Biologia que já foram testadas previamente por vocês ao longo da prática docente o que poderá contribuir, sobremaneira, para o seu uso mais eficiente no processo de ensino e aprendizagem. Esse AVA também oportuniza o debate sobre os desafios da nossa prática docente de Biologia no sécul...

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