Idioma:
  Português     Inglês  
Biblioteca Digital de Ciências
EMBRIAO Geociências Virtual Links da Biblioteca Digital de Ciências Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Microscópio Virtual
Busca Rápida

Navegação
ilustração rodapé
Busca Rápida
Use palavras-chave para achar o que procura.
ilustração rodapé
Categorias
ilustração rodapé
Redes Sociais
redeSocial5
ilustração rodapé
Links
ilustração rodapé
Estatísticas
UO
2 usuários on-line
VO
349 visitantes on-line
VI
1.536.195 visitas
(Ano 2013)
ilustração rodapé
RSS - PODCAST
RSS PODCAST
ilustração rodapé
Gralha-do-campo (Cyanocorax cristatellus)
CategoriaImagem Imagem
NotaSeja o primeiro a avaliar
Disponível em
  Português     Inglês  
DisciplinaBiologia
Publicado em06/12/2006, 18:37
Enviado porÍcone Rodrigo Girardi Santiago
Figura ilustrativa
ImprimirImprimir
IndicarIndicar este material para um amigo!
ÍconeAdicionar este material aos meus favoritos!
ÍconeTire sua dúvida aqui!
Você precisa estar logado para visualizar esta página
Digite seu e-mail e sua senha cadastrados abaixo e clique em 'entrar' para acessar nosso sistema.
E-mail:
Senha:
Caso tenha esquecido sua senha, clique AQUI. Caso ainda não tenha se cadastrado, clique AQUI.
ComentáriosDownloadsVisitasPortuguês
0 comentários11 downloads11326 visitasPortuguês
Resumo
Tamanho:35cm Idenficação: assim como outras gralhas brasileiras apresenta a parte inferior branca e a superior negra e azul. Pode ser confundida com a gralha-de-crista (Cyanocorax chrysops), mas enquanto a última apresenta uma crista mais alta na nuca, íris amarela e uma região azul ao redor dos olhos, a gralha-do-campo apresenta um topete mais alto na região próxima ao bico, a íris vermelha e a cabeça inteiramente negra. Enquanto as gralhas do velho mundo são aves quase todas negras, assim como os corvos, as gralhas brasileiras apresentam cores vivas e boa parte das espécies apresenta pelo menos o ventre branco. No Brasil existem seis espécies de gralhas, todas muito bonitas. A gralha-do-campo, também conhecida como gralha-de-topete, é uma das nos- sas gralhas mais barulhentas. Como se não bastasse o barulho que uma gralha faz sozinha elas vivem em grupos de 4 a 8 indivíduos. Os bandos costumam ter um território e normalmente percorrem um mesmo trajeto todos os dias, tornando previsíveis seus horários de visita a certos locais em alguns casos. São encontradas em vários locais, mas raramente descem ao solo. Passam a maior parte do tempo em árvores altas, até mesmo de espécies introduzidas como o eucalípto e pinheiros. Apresenta coloração azul escura na parte superior das asas e a região do uro- pígio, mas este belo tom de azul nem sempre pode ser visto. Conforme a inci- dência da luz só é possível perceber uma região escura. Alimentam-se principalmente de insetos e frutas, mas não dispensam ovos e filhotes de outras aves nem pererecas e lagartixas. A reprodução é dada de forma cooperativa. Várias fêmeas podem botar seus ovos em um mesmo ninhos e quase todos os indivíduos ajudam na proteção e alimentação dos filhotes.
Informações Gerais
Autores USU Rodrigo Girardi Santiago
Palavras-chaveGralha-do-campo, gralha-de-topete, Cyanocorax cristatellus, Passeriformes, Corvidae
Citação (ABNT)
SANTIAGO, R. G. Gralha-do-campo (Cyanocorax cristatellus) Biblioteca Digital de Ciências, 06 dez. 2006. Disponível em: <http://www.ib.unicamp.br/lte/bdc/visualizarMaterial.php?idMaterial=367>. Acesso em: 24 maio. 2013.
Download
Galeria de imagensÍcone acessar
 voltar 
Login
ilustração rodapé
Destaques
ilustração rodapé
ilustração rodapé
ilustração rodapé
Laboratório de Tecnologia Educacional
Departamento de Bioquímica
Instituto de Biologia
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Rua Monteiro Lobato, 255
Campinas SP, Brasil
13083-862

Política de Privacidade